A Utilização de jogos como estratégia didática para inclusão de alunos com TDAH
Por: cibelemm • 29/8/2018 • Pesquisas Acadêmicas • 9.465 Palavras (38 Páginas) • 321 Visualizações
FACULDADE ASSOCIADA BRASIL
PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL E CLÍNICA
A utilização de jogos como estratégia didática para inclusão de alunos com TDAH.
Taubaté
2015
A utilização de jogos como estratégia didática para inclusão de alunos com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade.
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade Brasil - FAB, para obtenção do título de Psicopedagogo Clínico e Institucional, sob orientação da Mestre Professora
Taubaté
2015
Termo de Aprovação
O presente trabalho de conclusão, intitulado “A utilização de jogos como estratégia didática para inclusão de alunos com TDAH” elaborado pela aluna Angélica Aparecida Alves de Souza, como requisito para obtenção do certificado para o curso de Pós-Graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional, à Banca Examinadora composta pelos membros abaixo assinados e, sendo julgado adequado para o cumprimento do requisito legal previsto no Regulamento do TCC/MONOGRAFIA da Faculdade Associada Brasil foi aprovado obtendo a nota ______ (________________)
Taubaté SP, ______/_____/______.
_______________________________________________
Mestre
RESUMO
O presente trabalho teve como objetivo investigar se os jogos são uma boa estratégia didática para a inclusão de alunos com TDAH, na “Escola Sonho de Ensino” (nome fictício), em uma sala de 3° Ano B, como método de ensino e aprendizagem. Através de uma pesquisa de campo abordará o tema mais citado dos últimos tempos pelos professores e psicopedagogos, que é o Transtorno de Déficit de Atenção e/ou Hiperatividade, e se a implantação dos jogos facilita seu desenvolvimento e a possível reintegração destes alunos com aos grupos sociais, contribuindo para o seu desenvolvimento da linguagem, da sociabilidade, através da criatividade e da afetividade valorizando assim seu aprendizado e a gratificação do professor.
Palavras-chave: hiperatividade; desenvolvimento; TDAH;
ABSTRACT
his study aimed to investigate whether the games are a good teaching strategy for the inclusion of students with ADHD in School “Education Dream” (real name), on a 3rd year B room, such as teaching and learning method. Through field research will address the most cited issue of recent times by teachers and psychologists, which is the Deficit Disorder attention and / or hyperactivity, and the deployment of games facilitates their development and the possible reintegration of these students to groups social, contributing to the development of language, sociability, through creativity and affectivity thus enhancing their learning and the teacher's gratification.
Keywords: hyperactivity; development; TDAH;
SUMÁRIO
Introdução 7
Capítulo I – TDAH 9
1.1 – Definição de TDAH 9
1.2 – Características de TDAH 12
1.3 – Possíveis causas do TDAH 13
1.3.1 Acidente Cerebral 14
1.3.2 O Retardo na Maturação 14
1.3.3 Hereditariedade 15
1.3.4 Quadro Clínico 15
1.4 Reavaliação do manejo nos problemas de comportamento da criança TDAH. 19
1.5 Diagnóstico 22
1.7 Modelos de Sala de Aula 27
1.8 – Os jogos como facilitadores da evolução de crianças com TDAH 29
Capítulo II - Metodologia 32
Capítulo III - Resultados 33
Capítulo IV - Discussão 35
Considerações Finais 36
Referências 38
Introdução
Atualmente os professores se deparam com uma série de dificuldades para se trabalhar em sala de aula por não saberem diferenciar a hiperatividade de um comportamento indisciplinado, acabam tratando o aluno como preguiçoso, e “avoado”, por não conseguir realizar seu projeto no mesmo ritmo dos demais alunos da sala, isto causa um sério problema na vida do aluno, fazendo com que ele se ache incapaz de realizar suas tarefas, tendo sua auto estima rebaixada, apresentando futuramente dificuldades em relacionar-se em sociedade.
Por isso o presente trabalho trata de um tema não muito conhecido pelos professores e pais, o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), que é um transtorno neurológico crônico que na sua grande maioria é de origem genética e que hoje afeta cerca de 3 a 5% da população escolar infantil.
A falta de diagnóstico e tratamento correto gera grandes prejuízos na vida profissional, social, pessoal e afetiva do indivíduo, sem que ele saiba o porquê, pois é também muito desconhecido na área da saúde, que normalmente os profissionais desta área tratam somente das consequências, não tratando da causa do problema.
Sem o tratamento correto outros distúrbios vão se associando, a autoestima fica cada vez mais comprometida, e a criança vai se isolando do mundo.
Este trabalho visa levantar a seguinte questão: os jogos são uma boa estratégia didática para a inclusão de alunos com TDAH, na Escola de Ensino Fundamental “Coronel Domingues de Castro” de São Luiz do Paraitinga, na sala do 3° Ano B, como método de ensino e aprendizagem?
A professora da sala que será pesquisada para este trabalho, trabalha com os alunos através de jogos, pois é através do jogo que o aluno não fica focado em ter respostas imediatas para seus problemas, pois ele aprende brincando, não percebendo que já esta compreendendo a matéria.
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