TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS METODOLOGIAS PARA INICIAÇÃO À PRÁTICA DA PESQUISA E EXTENSÃO

Por:   •  26/11/2022  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.362 Palavras (6 Páginas)  •  135 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA

METODOLOGIAS PARA INICIAÇÃO À PRÁTICA DA PESQUISA E EXTENSÃO II

FICHAMENTO DO E-BOOK

Katia Fernandes

Pólo: Braço do Norte

Fase: 4° fase

  1. Referência da Obra

CIARALLO, Gilson. Caminhos da produção do saber acadêmico-científico: características, planejamento e estruturação do trabalho acadêmico. Brasília: UniCEUB : 2019.102p.

  1. Objetivos da Obra

Nesta obra, o autor evidencia sua vontade, o qual gostaria de que o ato de pesquisar fosse visto como uma aventura, pois para o mesmo, tal ato, deve ser entendido como uma tarefa prazerosa. Justamente pelo fato de que, ao longo de sua experiência como professor, encontrou alunos, os quais não tiveram boas expectativas com a disciplina de metodologia da pesquisa. Na primeira parte de sua obra, o autor propõe elementos de reflexão epistemológica, que tratam da natureza e dos elementos do saber acadêmico científico. Na segunda parte, faz considerações acerca do planejamento da pesquisa. A  terceira parte se ocupa em explicar a estrutura e a normalização do trabalho acadêmico.

Objetivos Gerais:

  • Contribuir para formação acadêmica
  • Dar condições para a formação do conhecimento

Objetivos Específicos:

  • Conhecer aspectos fundamentais relativos ao tipo de saber que se produz no contexto acadêmico, o chamado conhecimento científico.
  • Apresentar elementos que se deve considerar ao planejar uma pesquisa científica  .
  • Explicar os passos do planejamento e dar condições para planejar e compreender o planejamento da pesquisa acadêmico científica.
  • Explanar detalhadamente, a estruturação e normalização, utilizando-se das normas da ABNT relevantes para a elaboração do projeto de trabalho acadêmico.

  1. Argumentos Principais do Autor

     Com o objetivo de colaborar para a formação do pesquisador, considerando as necessidades de estudo específicas do leitor; ou como um manual de consulta, que pode ficar à disposição dos pesquisadores menos experientes a fim de fornecer informações que vão emergindo na prática da pesquisa.

  1. Definições de Termos e Conceitos do Autor

Segundo o autor, “ [...] o advento do conhecimento que se produz e se reproduz sob a rubrica da ciência contribuiu, mais do qualquer outro tipo de conhecimento, para que víssemos com outros olhos o mundo que nos rodeia, para que ampliássemos nossas visões de mundo, ou que pelo menos o víssemos através de “ângulos” que o senso comum até então não permitia. (Ciarallo, 2019, p.12).

  1. Citações Destacadas

“Ao lado do desenvolvimento contínuo e progressivo das ciências da natureza, também as ciências humanas passaram por um desenvolvimento bastante frutífero, sobretudo nos séculos XIX e XX, possibilitando a ampliação do conhecimento acerca das realidades humanas e sociais de que participamos.” (Ciarallo,2019, p.11)

“[…]a base de funcionamento do conhecimento científico encontra-se no senso comum, na forma como resolvemos os problemas do cotidiano, por meio de perguntas que fazemos a nós mesmos, por meio de tentativas (testes de erro e acerto) de resolução. Rubem Alves (2000, p. 9) defende, inclusive, que “ A aprendizagem daciência (sic) é um processo de desenvolvimento progressivo do senso comum”. Sem ele, ela não pode existir, portanto. (Ciarallo,2019, p.12)

“Portanto, não há e nem pode haver um modelo, ou receita, ou fórmula, ou qualquer outra noção formalista característica da ciência, que reduza em si mesma a cadeia de causalidades que expliquem – no sentido forte – as diversas experiências humanas e instituições sociais pelas quais o pesquisador se interessa, sobretudo porque tais experiências são articulações únicas de eventos, sob diversas formas, nas mais distintas composições histórico-culturais”. (Ciarallo,2019, p.19)

“Pesquisamos porque desejamos conhecer e compreender a realidade que nos envolve, a qual é sempre mais exuberante do que aparece no conhecimento produzido. A complexidade do real ultrapassa sempre o que um olhar específico permite captar. Assim é porque o mundo humano e social é dinâmico, está sempre em transformação.” (Ciarallo,2019, p.29)

“Nem sempre uma delimitação adequada do tema e a clareza na construção do problema possibilitam um trabalho acadêmico apreciável. [...] Delimitar bem o tema e estabelecer claramente a lacuna a ser preenchida, portanto, não são garantias de uma elucidação da realidade que se tem como objeto de pesquisa.”(Ciarallo,2019, p.34)

“De qualquer forma, as considerações sobre o tempo que se tem para o desenvolvimento da pesquisa devem ser levados em conta. Afinal, é uma das dimensões de nossa realidade cotidiana: não vivemos para sempre, e nem desejamos que a elaboração de um trabalho acadêmico dure para além do tempo que em nossas vidas reservamos para ele. Os cronogramas existem exatamente para dar conta dessa dimensão do processo da pesquisa.”(Ciarallo,2019, p.46)

  1. Análise Geral da Obra Destacando as Concordâncias e discordâncias com Sua Proposta

O autor nos indica que a pesquisa é moldada conforme adquirimos conhecimento sobre o objeto de estudo, e que, conseguimos ver este objeto por outra perspectiva, além dos conhecimentos prévios que temos sobre o mesmo. Justamente porque o conhecimento científico não procura acumular os saberes adquiridos, pois conhecimentos devem ser reciclados para que se tornem atualizados. Que os fatos apresentados podem sempre ser sujeitos à falhas, pois a ciência não detém verdades absolutas.

Parte 1 – Reflexões elementares sobre o conhecimento acadêmico científico

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (77.3 Kb)   docx (838.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com