AS PRÁTICAS DE ESCRITA EM ESPAÇOS URBANOS
Por: ddudusilva • 13/9/2022 • Projeto de pesquisa • 2.537 Palavras (11 Páginas) • 103 Visualizações
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS
Instituto de Ciências Humanas
Leitura e Escrita
Alexia Tavares de Jesus
Cecília Santana
Mariana Assis Dionísio
Pedro Lucas Silva Leite
Sarah Ribeiro dos Santos Zica e Meireles
Yasmin Teodoro de Oliveira
PRÁTICAS DE ESCRITA EM ESPAÇOS URBANOS
Atuação feminina na prática do grafite como função social
[pic 1]
Belo Horizonte – MG
Novembro de 2019[pic 2]
Alexia Tavares de Jesus
Cecília Santana
Mariana Assis Dionísio
Pedro Lucas Silva Leite
Sarah Ribeiro dos Santos Zica e Meireles
Yasmin Teodoro de Oliveira
PRÁTICAS DE ESCRITA EM ESPAÇOS URBANOS
Atuação feminina na prática do grafite como função social
Trabalho apresentado à disciplina de Leitura e Escrita do 1° período do Curso do Instituto de Ciências Humanas da PUC Minas.
Orientadora: Profª. Sandra Maria Silva Cavalcante.
Belo Horizonte – MG[pic 3]
Novembro de 2019
SUMÁRIO
1- INTRODUÇÃO 4
1.1- TEMA GERAL 4
1.2- PROBLEMATIZAÇÃO 4
1.3 - TEMA RECORTADO 4
1.4 - OBJETIVO GERAL 4
1.5 - OBJETIVOS ESPECÍFICOS 5
1.6 - JUSTIFICATIVA 5
1.7- HIPÓTESE 5
1.8 - METODOLOGIA 5
2- REFERENCIAL TEÓRICO 6
3 - ESTUDO DE CAMPO 8
4- CONSIDERAÇÕES FINAIS 10
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 14
APÊNDICE 15
ANEXO 16
[pic 4]
1- INTRODUÇÃO
1.1- TEMA GERAL
Práticas de escrita em espaços urbanos.
1.2- PROBLEMATIZAÇÃO
O presente trabalho visa analisar as práticas de escrita em espaços urbanos, mais especificamente, o grafite feito por mulheres.
Mesmo diante de tantas conquistas das mulheres nas últimas décadas, ainda hoje a sociedade é patriarcal e machista e os números da violência contra as mulheres aumentam a cada dia. Assim sendo, torna-se cada vez mais necessária, ações que estimulem a autoestima, empoderando mulheres para promover a busca pela equidade entre os gêneros.
Durante algumas pesquisas sobre o tema, surgiu um grande interesse pelo coletivo feminino Minas de Minas Crew, que é um grupo composto por quatro mulheres grafiteiras que desde 2012 vem tomando as ruas com suas cores e sua arte.
Posto isto, surge o questionamento: Qual a função social do grafite feito por mulheres na luta por direitos e na busca por espaço na sociedade? Qual a mensagem elas desejam transmitir? Como desenvolvem seu trabalho? O que caracteriza o estilo do coletivo?
1.3 - TEMA RECORTADO
A atuação feminina na prática do grafite como função social.
1.4 - OBJETIVO GERAL
Analisar a função social do grafite feito mulheres em espaços públicos de Belo Horizonte.
1.5 - OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Identificar o grafite feminino em espaços públicos de Belo Horizonte;
- Registrar, através de fotografias, grafites que sejam relevantes ao desenvolvimento do trabalho;
- Analisar as mensagens transmitidas através do grafite;
- Analisar o estilo das artistas e o seu impacto na vida social da(s) comunidade(s) em que atua(m).
1.6 - JUSTIFICATIVA
Hoje em dia, o grafite é visto como uma forma de arte, possuindo grande potencial político e social. Essa manifestação artística, utiliza-se de várias temáticas para causar impacto, gerando reflexão na sociedade. Apesar de ainda sofrer as mais variadas formas de preconceitos, torna-se mais que necessário abordar a presença feminina neste tipo de arte, expondo as adversidades que as artistas sofrem neste meio apenas por serem mulheres, retratando as mensagens que elas pretendem transmitir a outras mulheres e a sociedade.
1.7- HIPÓTESE
Através da realização desse projeto de pesquisa, pretende-se verificar se o grafite feminino tem como função a crítica social, a emancipação e a reivindicação de direitos das mulheres em espaços públicos de Belo Horizonte.
1.8 - METODOLOGIA
Para alcançar os resultados e as respostas do problema apresentado, será feita uma pesquisa qualitativa-exploratória que seguirá as seguintes etapas:
- Estudo de documentos: ler e compreender artigos, relatórios técnicos, dissertações, matérias em jornais e revistas acerca do tema;
- Estudo de campo: observar e extrair dados, informações e imagens diretamente do contexto do objeto de estudo;
- Entrevista: reunir dados através de questionários aplicados com as artistas responsáveis pelo coletivo e abordagem da população presente no local.
2- REFERENCIAL TEÓRICO
O grafite no Brasil surgiu em um momento em que opiniões individuais eram banidas. Os desejos, os sentimentos, as vontades próprias eram tapados por tristes olhares e movimentos turbulentos nos espaços públicos. Tempos finais da Ditadura Militar, entre os anos 1970 e 1980. De acordo com Nathália de Freitas, mestre em História pela UFG, doutoranda pela UFG desenvolvendo pesquisas relacionadas ao grafite, o grafite iniciou com jovens descontentes:
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