AS PRÁTICAS DE INVESTIGAÇÃO SOBRE A PROFISSÃO DOCENTE
Por: J17549 • 11/9/2018 • Artigo • 469 Palavras (2 Páginas) • 213 Visualizações
AS PRÁTICAS DE INVESTIGAÇÃO SOBRE A PROFISSÃO DOCENTE
Narciso Mauricio dos Santos – narcisomauricio@bol.com.br
Jussara Martins Moreira – livrariavic@hotmail.com
ETEC Adolpho Berezin – Mongaguá/SP
RESUMO
Pensando no processo das práticas de investigação correlacionadas a profissionalização docente e sua complexidade enquanto fenômeno sociocultural, observou-se que no atual panorama nacional que o assunto tem se constituído em problemáticas para reflexões diante das reformas educacionais.
Neste caso em específico, para a construção desse artigo, optou-se compreender o contexto da profissão docente refletindo sobre o que é ser professor nesses novos tempos de mudanças, pois, mediante algumas pesquisas já realizadas, como se sabe, a sociedade e as novas demandas de informação e comunicação intensa pressionam os professores a constituir uma nova identidade diante do cenário que se vive, com isso induzindo a recriar novas propostas pedagógicas.
Diante da questão, a justificativa do tema de estudo é pautada em decorrência a identificar a partir de dados da própria unidade escolar em evidência, o trajeto e opção pela profissionalização docente percorrida por esses professores investigados, como também, seus avanços e retrocessos.
A pesquisa oportunizou investigar trinta (30) docentes sendo que eles atuam em diversos cursos na unidade de ensino em questão.
O objetivo da pesquisa e da discussão proferida nesse artigo foi proporcionar uma reflexão pontual na própria unidade de ensino, ETEC Adolpho Berezin – Mongaguá, a respeito da profissão docente desencadeando seus impasses e os desafios da prática a partir das novas tecnologias, e apresentar um quadro estatístico apontando de que forma se tornaram docentes, o tempo de serviço na carreira e a idade.
Buscou-se diante do exposto, descobrir a partir da pesquisa algumas características importantes e significativas que contribuíram de alguma maneira para esses (as) sujeitos investigados tornar-se docente, evidenciando seus anseios e expectativa em suas carreiras profissionais, e de forma mais ampla e interpretativa, os maiores desafios a enfrentar no que se refere a profissionalização, pois esse cenário também faz parte dos projetos pessoais e coletivos dos professores.
A metodologia utilizada na elaboração da pesquisa pautou-se em pesquisa qualitativa com questionário semi-estruturado contendo quatro questões que ofereceram esses subsídios para diagnosticar o perfil desse profissional e sua identidade docente.
Os resultados encontrados a partir do tratamento e discussão dos dados apresentam importantes e significativos detalhes que permitiram refletir sobre a profissionalização docente, onde, a maioria dos investigados afirma que se tornaram docentes por escolha própria; definindo, assim a concepção de que a escolha pela docência ainda parte do próprio sujeito, ou seja, existe uma escolha pessoal pela atratividade dessa carreira, mas que ao longo desse processo ocorrem alguns desencontros e insatisfações. Nesse sentido, a pesquisa reitera as concepções a respeito da profissionalização desses professores e reforça a identidade profissional para a docência, relacionada com a auto-imagem, e as representações que fazem de si e de seus ícones de referência.
...