AS RELAÇÕES CIÊNCIAS, TECNOLOGIAS E SOCIEDADES
Por: Ana Cris Oliveira • 20/5/2019 • Trabalho acadêmico • 2.773 Palavras (12 Páginas) • 332 Visualizações
CURSO DE PEDAGOGIA
RELAÇÕES CIENCIAS, TECNOLOGIAS E SOCIEDADES
CUIABÁ/MT
ÍNDICE
INTRODUÇÃO2
- Relação entre a Ciências e Tecnologia...........................................................2
- Ciência e tecnologia na sociedade..................................................................3
- CTS.....................................................................................................................4
CONSIDERAÇÕES FINAIS6
REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS7
INTRODUÇÃO
RELAÇÕES CIENCIAS, TECNOLOGIAS E SOCIEDADES
A ciência e a tecnologia fazem parte de nossas vidas e mostram-se presentes em vários momentos, desde os mais simples até os mais complexos. E assim precisamos entender de que maneira a evolução científica e tecnológica contribui ou não para o bem-estar da sociedade. Nos dias atuais a tecnologia é um dos principais fatores de progresso e de desenvolvimento, e juntamente com a ciência são estratégias para o desenvolvimento social em vários sentidos. Os estudos sociais da ciência e da tecnologia, também denominados estudos sobre ciência, tecnologia e sociedade ou estudos de ciência, tecnologia e sociedade ou estudos de ciências-tecnologias-sociedades (CTS) se dedicam a investigar as relações entre estes três campos. Estes estudos partem do entendimento de que ciência e tecnologia são atividades sociais, feitas por pessoas, situadas no tempo, no espaço, na cultura e na sociedade, sendo, portanto, impossível considerá-las e compreendê-las separadamente. (BAZZO, 2014) E para entendermos melhor quais são as relações entre a ciência, tecnologia e sociedades, vamos comentar um pouco de cada uma delas para chegarmos a um melhor conhecimento do tema.
- Relação entre a Ciências e Tecnologia
De diversas formas, o ser humano procura apreender a realidade. Tais formas, que coexistem, variam conforme contexto histórico, geográfico, cultural, etc, assim a ciência é uma destas formas de explicação, ou seja, uma representação da realidade (OMNÈS, 1996). A ciência, discursivamente, procura se aproximar ao máximo da realidade e submeter as outras formas de apreensão da realidade – mesmo não tendo pretensões de absoluto. (ABBAGNANO, 2000) Segundo Abbagnano (2000, p. 942), a palavra tecnologia admite três significados: 1 “Estudo dos processos técnicos de determinado ramo da produção industrial ou de vários ramos; 2 O mesmo que técnica; 3 O mesmo que tecnocracia”. Bastos (1998) corrobora ao afirmar que a tecnologia é um modo de produção, o qual utiliza todos os instrumentos, invenções e artifícios e que, por isso, é também uma maneira de organizar e perpetuar as vinculações sociais no campo das forças produtivas. Dessa forma, a tecnologia é tempo, é espaço, custo e venda, pois não é apenas fabricada no recinto dos laboratórios e usinas, mas recriada pela maneira como for aplicada e metodologicamente organizada. Esta relação pode ser entendida sob dois aspectos. Em um deles a Tecnologia se apresenta como dependente da ciência básica; em outro, a tecnologia não é apenas a mera aplicação da Ciência, ela tem seus próprios recursos culturais, ou seja, a relação entre a Ciência e a Tecnologia se dá de forma interdependente. Segundo Amorim:
Da Ciência, a Tecnologia deriva os conhecimentos básicos das leis naturais relevantes; os instrumentos; as técnicas; o método científico de investigação com o estabelecimento de fatos por experimentos controlados, além da crença na utilidade da pesquisa. Da Tecnologia, a Ciência recebe nova instrumentação, problemas para solucionar; e prática no avanço da explicação científica – a Tecnologia pode ser encarada como o elemento da prática que dará ao conhecimento de Ciência, teórica, o caráter de veracidade. AMORIM (1995, p.37),
Por fim fica claro depois do que foi citado pelos autores acima que a ciência e a tecnologia caminham juntas tem uma relação bastante próximas e são com certeza muito relevantes no crescimento e desenvolvimento da sociedade.
- Ciência e tecnologia na sociedade
O mundo parece depender cada vez mais do conhecimento científico e tecnológico. A concepção clássica das relações entre ciência, tecnologia e sociedade, muitas vezes presente nos diversos âmbitos do mundo acadêmico e nos meios de divulgação, é uma concepção essencialista e triunfalista, na qual se presume que mais ciência produz mais tecnologia que gera mais riqueza e, consequentemente, mais bem-estar social. Autores como Echeverría (1995), Garcia, Cerezo e López (1996) e López e Cerezo (1996) complementam que ciência e tecnologia são apresentadas como formas autônomas da cultura, como atividades valorativamente neutras, como uma aliança heroica de conquista da natureza. Sociedade é um corpo orgânico estruturado em todos os níveis da vida social, com base na reunião de indivíduos que vivem sob determinado sistema econômico de produção, distribuição e consumo, sob um dado regime político, e obediente a normas, leis e instituições necessárias à reprodução da sociedade como um todo (SIMON, 1999). Sendo assim O desenvolvimento tecnológico tem provocado profundas modificações nos modos de vida da sociedade contemporânea. A cada dia, deparamo-nos com novos aparatos tecnológicos e sistemas, sendo que, em particular, as áreas de telecomunicações e informática têm presenciado avanços até bem pouco tempo inimagináveis. (CANTÚ, 2005) Esta revolução tecnológica constitui um elemento essencial para a compreensão da nossa modernidade, na medida em que cria formas novas de socialização e, até mesmo, novas definições de identidade cultural e coletiva. Em função disto, considera-se como responsabilidade dos sistemas educativos, fornecerem, a todos, os meios para dominar a proliferação das informações, de selecioná-las e hierarquizar, dando mostras de espírito crítico (CANTÚ, 2005). Pode-se entender que existe uma relação bem ampla entre ciência, tecnologia e a sociedade, a ciência e tecnologia tem papel importante para o desenvolvimento da sociedade e esta por sua vez busca as melhores alternativas para aprimorar e conquistar benefícios para as pessoas como um todo.
...