ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
Por: mjcoliveira • 1/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.013 Palavras (5 Páginas) • 198 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
Atividade Prática Profissional entregue como requisito para conclusão da disciplina “Projeto multidisciplinar III 2ºBim/2015, sob orientação do tutor Luís Gustavo Martins de Souza.
TAUBATÉ
2015
Introdução
Esse trabalho ressalta a importância da pedagogia de projetos, onde o aluno se torna capaz de construir seu próprio conhecimento, através da interação com o professor e a sociedade. Os projetos aparecem como um vínculo para melhorar o ensino e como distintivo de uma escola que opta pela atualização de seus conteúdos e pela adequação as necessidades dos alunos e dos setores da sociedade aos quais cada instituição se veicula.
A pedagogia de projetos vem-se transformando em espaço vivo de interações, trazendo uma nova perspectiva para se entender o processo de ensino-aprendizagem nesse processo, todo conhecimento é construído sem estreita relação com os contextos em que são utilizados, pois a formação do aluno não pode ser pensada apenas como uma atividade intelectual embora se constitua um novo desafio para o professor, pode viabilizar ao aluno um modo de aprender baseado na integração entre conteúdos das várias áreas do conhecimento, bem como entre diversas mídias (computador, televisão, livros) disponíveis no contexto da escola.
Resenha sobre Aprendizagem Baseada em Projetos
A aprendizagem por meio de projetos é a mudança sugerida para a formação do aluno na sua totalidade. Um projeto gera situações de aprendizagem reais e diversificadas, ao mesmo tempo favorecendo seu desenvolvimento cognitivo, afetivo, cultural, social construindo sua autonomia.
Na pedagogia de projetos, o aluno aprende no processo de produzir, levantar dúvidas, pesquisar e criar relações que incentivam novas buscas, descobertas, compreensões e reconstruções de conhecimento. Envolve-os nas elaborações das atividades e valoriza a sua participação. O trabalho com projetos requer mudanças na concepção de ensino e aprendizagem e na postura do professor, que precisa ser criativo e inovador, rompendo as limitações do cotidiano, convidando os alunos à reflexão sobre questões da vida real. Possibilitando um modo de aprender integrando conteúdos de varias áreas de conhecimento, bem como diversas mídias, proporcionando ao aluno aprender, produzir, pesquisar, levantar dúvidas, buscar, descobrir, compreender e reconstruir conhecimentos. Mas para esse projeto pedagógico dar certo o professor precisa acompanhar o processo de desenvolvimento do aluno. Aspectos importantes que devem ser levados em consideração pelo professor às outras duas são as dinâmicas sociais do contexto em que atua e as possibilidades de sua mediação pedagógica, não existe um modelo ideal para se trabalhar com projetos, pois o projeto precisa se adequar as diferentes realidades da sala de aula e ao ambiente da escola, para que assim possa favorecer o desenvolvimento cognitivo, afetivo, cultural e social dos alunos. Trabalho por projetos as pessoas se prepara para descobrir ou produzir algo novo, procurando respostas a questões ou problemas reais. Projeto não é um conjunto de atividades que o professor propõe para que os alunos realizem a partir de um tema dado pelo professor ou sugerido pelo aluno, resultando numa apresentação de trabalho. As pedagogias de projetos permitem que o aluno aprenda fazendo e reconheça a autoria naquilo.
Nessa situação de aprendizagem, o aluno precisa selecionar informações significativas, tomar decisões, trabalhar em grupo, gerenciar confronto de ideias, enfim, desenvolver competências interpessoais para aprender de forma colaborativa com seus pares. A presença do professor é fundamental, pois ao mesmo tempo em que o aluno aprende fazendo ele precisa sentir a presença do professor orientando, questionando e ouvindo.
Nesse processo, o aluno pode resinificar os conceitos e as estratégias utilizados na solução do problema de investigação que originou o projeto e, com isso, ampliar seu universo de aprendizagem. Quando falamos de conteúdos, a pedagogia de projetos é vista por seu caráter potencializa dor da interdisciplinaridade. Isto de fato pode ocorrer, pois o trabalho com projetos permite que se rompam as barreiras disciplinares, favorecendo o estabelecimento de elos entre as diferentes áreas do conhecimento numa situação contextualizada da aprendizagem. Compreender é questionar a especificidade desta interação. É qualquer interação com o mundo, e a convivência do dia-a-dia em sala de aula. O projeto educativo vai além da transmissão de conhecimentos, visa à formação de indivíduos intelectualmente preparados e comprometidos com a sociedade em que estão inseridos. Segundo Fernando Hernandes (1988, p. 49), todo projeto deve ter relação com os objetivos e conteúdos para não perder o sentido que se quer alcançar, sendo necessário o estabelecimento de metas e limites para a culminância do trabalho. A escola se torna mais próxima dos alunos, através da pesquisa sobre seus interesses, curiosidades e a investigação de fatos atuais para o processo de ensino aprendizagem. Os professores devem discutir as propostas, enfatizando dúvidas, aceitando ideias e sugestões para que todos se envolvam no processo. No seu objetivo de proporcionar uma educação que vá além da simples transmissão de conhecimentos e que forme pessoas intelectualmente bem preparadas e comprometidas com a sociedade na qual estão inseridas, o Colégio Catarinense baseia-se nos seguintes princípios ou conceitos: o projeto pedagógico ou curricular e o projeto didático ou plano didático. O trabalho com projetos permite entre tanto fatores a integração de situações educacionais que vão além das paredes da sala de aula, favorecendo a coexistência de diferentes visões do mundo e o confronto entre elas, a relevância dos interesses do aprendiz na aprendizagem, o novo conhecimento relacionado ao que o aluno já conhece. A proposta da educação por projetos é uma tentativa de unir dois mundos que coexistem separadamente: a vida e a escola. Infelizmente, os processos de ensino-aprendizagem ainda são muito baseados na ideia de que o aluno demonstra que aprendeu se ele é capaz de aplicar com sucesso as informações adquiridas. Porém, o fato de ele ser bem-sucedido não significa necessariamente que ele tenha compreendido o que fez. Como mencionamos o trabalho por projetos pode trazer mudanças significativas para a educação, mas requerem mudanças na concepção de ensino e aprendizagem de professores, gestores, funcionários, pais e da comunidade em geral.
...