ATIVIDADE REFLEXIVA PRÁTICAS ED. INFANTIL
Por: thayanebisognin1 • 19/5/2021 • Trabalho acadêmico • 660 Palavras (3 Páginas) • 580 Visualizações
[pic 1]
Nome Completo: Thayane Bisognin | RGM: 24542156 |
Instituição: Cruzeiro do Sul | Data: 20/04/2021 |
Curso: Pedagogia | |
Disciplina: Práticas de Ensino em Educação Infantil | |
Atividade: Atividade reflexiva I |
Refletindo sobre a importância do estágio na formação docente e a sua contribuição para a construção da identidade do professor de educação infantil.
A prática de Ensino em Educação Infantil, tem o propósito de garantir que o acadêmico do curso de Pedagogia consiga aliar a teoria e a prática na educação. Esta teoria e prática são defendidos nos documentos oficiais da educação, no qual, no ano de 2002, foram apresentadas as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica. É possível observar, a partir delas, que passou a haver uma preocupação com a prática docente, a qual passou a não poder mais ficar restrita aos estágios obrigatórios, percorrendo toda formação inicial e ocorrendo ao longo das disciplinas pedagógicas e específicas dos cursos (BRASIL, 2002).
Na Resolução nº 2, de 1 de julho de 2015, cita-se a “articulação entre teoria e prática no processo de formação docente, fundada no domínio dos conhecimentos científicos e didáticos, contemplando a dissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão” (BRASIL, 2015 p. 4). Essa resolução também deixa claro que deve ser garantida a relação entre teoria e prática ao longo de todo o processo de formação. Isso também é comentado na BNC-formação de 2019:
II- reconhecimento de que a formação de professores exige um conjunto de conhecimentos, habilidades, valores e atitudes, que estão inerentemente alicerçados na prática, a qual precisa ir muito além do momento de estágio obrigatório, devendo estar presente, desde o início do curso, tanto nos conteúdos educacionais e pedagógicos quanto nos específicos da área do conhecimento a ser ministrado [...];
[...]VII - integração entre a teoria e a prática, tanto no que se refere aos conhecimentos pedagógicos e didáticos, quanto aos conhecimentos específicos da área do conhecimento ou do componente curricular a ser ministrado;
VIII - centralidade da prática por meio de estágios que enfoquem o planejamento, a regência e a avaliação de aula, sob a mentoria de professores ou coordenadores experientes da escola campo do estágio, de acordo com o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) (BRASIL, 2019, p. 4).
Dessa forma, passou a se observar uma preocupação com uma formação que relacionasse teoria e prática desde os primeiros semestres da graduação, uma vez que, esta aliança é fundamental na preparação de futuros professores e de suas práticas docentes.
Tias práticas, que por sua vez, não encontram-se mais somente nos períodos de estágio são de suma importância para a formação do professor, porém, neste trabalho, será discutida a importância das práticas especialmente no período de estágio na formação inicial de professores pedagogos.
De acordo com Freitas e Montandon, em seu artigo “As especificidades da docência na educação infantil: o estágio como possibilidade de reflexão-ação”:
O estágio se desenvolve articulado ao contexto social das práticas educativas, constituindo-se, assim, numa atividade de pesquisa. E mais, numa atividade de pesquisa sobre a própria prática e sobre a instituição na qual é exercida a docência, no caso dos acadêmicos que já atuam na área da educação.
...