ATPS ARTE, CRIATIVIDADE E RECREAÇÃO.
Por: Caa Cristina • 19/4/2016 • Trabalho acadêmico • 2.628 Palavras (11 Páginas) • 414 Visualizações
PEDAGOGIA - LICENCIATURA [pic 1]
Centro de Educação a Distância – UNIDERP
2015/02
Arte, Criatividade e Recreação
Nome: RA:
Camila Cristina Tobias Silva 6785406242
Cleonice Ribeiro da Silva Proença 6785403796
Vanusa Pontes de Paula 6582339750
Talita Mendes C. Torres 6947447982
Paula de Fátima Gonçalves M. Figueiredo 6788378928
Professora (presencial): Gislaine Aparecida Blas Israel Tudela.
Data: 25/09/2015
Sumário:
Introdução: ___________________________________________________________1
Nossos tempos de Educação Artística na escola._____________________________2
Comparação dos relatos.________________________________________________3
Qual é o papel da Arte na Educação contemporânea?________________________4
Abordagens sobre artes visuais, música, dança, teatro e jogo dramático.________5
A importância da apreciação artística e do trabalho com obras de arte para o desenvolvimento da criatividade e da sensibilidade infantil.___________________6
Conclusão: ___________________________________________________________7
Fontes e Bibliografias:__________________________________________________8
- Introdução:
A Arte faz parte de nossa vida, cada um de nós traz em si diferenças únicas interligadas a elas o senso estético e artístico flui de maneira especial e significativa. O seu desenvolvimento não ocorre de maneira uniforme, ele depende das vivências culturais a que são expostas a criança desde o seu nascimento. Pode-se dizer que Arte é a linguagem da vida e por meio dela nos compreendemos e transformamos o mundo em que vivemos. Na Educação Infantil as vivências artísticas são fundamentais para a construção de crianças felizes e com infinitas possibilidades de desenvolvimento de suas habilidades natas.
- Nossos tempos de Educação Artística na escola.
Relatos de Cleonice:
Em minha época de ensino fundamental, trabalhávamos bastantes formas geométricas no caderno de cartografia, misturas de cores, formando cores primárias e secundárias, desenhos já impressos para pintar, confeccionávamos cartazes, apresentação de teatro . Na minha época só não desenhávamos muito a mão livre, também não utilizávamos matérias recicláveis como se utiliza hoje em dia.
Cabe a nós professores, darmos o devido valor aos conhecimentos e a criatividade que as crianças trazem para a sala de aula, pois para elas o que importa é brincar e estar sempre envolvida com o lúdico e com a possibilidade de sonhar, sendo assim eles aprende sentindo-se realizadas e felizes.
É fundamental que o professor observe os limites dos alunos, na arte de desenhar e que dê á eles a oportunidade de criar seu próprio desenho, sem basear-se em modelos já prontos, para não interferir em seu imaginário.
Relatos de Camila:
“Eu me recordo que a professora de arte fazia passeios com nós alunos, espetaculares”. Visitamos o Museu de Arte de São Paulo (MASP), Museu do Ipiranga (SP) e a feira de ciência na Universidade USP (SP). “Foram passeios que jamais esquecerei.”
“As aulas de artes eram muito boas, a professora nos auxiliava com os desenhos, e era muito prestativa, também nos deixava á vontade para desenvolvermos nosso lado artístico, mesmo não sendo um trabalho perfeito, ele nos elogiava para nos incentivar.”
“Em meus tempos de escola, as aulas de artes eram muito legais e interessantes, pois fazíamos diversas atividades criativas, passeios e aprendíamos muitas novidades”.
Relatos de Paula:
Das aulas de artes o que ficaram em minha memória foram, as misturas de tintas, o uso lixo recicláveis, pinturas sombreadas, colagens com folhas de arvore, cascas de frutas e madeirinha da ponta do lápis e os desenhos livres usando a criatividade.
Uma atividade que recordo com alegria no antigo pré, foi uma tartaruga, onde usei casca de coco seco quebrada para cobrir seu casco, e a professora cantou a música festa no céu.
A sala grande, arejada, colorida, as carteiras eram enfileiradas.
Enfim, era momentos agradáveis onde a criatividade surgiam com naturalidade.
Relatos de Talita:
Atividades desenvolvidas:
- Musicas infantil
-Brincadeiras com massinha
-Tanque de areia
-Livros onde as crianças cada uma desperta suas ideias contando historias, descobrindo no mundo da imaginação e redescoberta do modo visual que o livro além de suas imagens próprias, possível e diversas literaturas (alegres e divertidas).
-aula de artes realizada no caderno de desenho, realizadas com guache, crepom, dobradura, animais e natureza /sociedade.
-Final do dia, ir ao parque, adorava.
-Projetos com Datas comemorativas.
Relatos de Vanusa:
Minha recordação em artes era que, a minha Professora era muito eficiente eu acredito que seja ate nos tempos de hoje; ela trabalhava muito artes plásticas (escultura, pintura e desenho), fazíamos muitas maquetes, pinturas em quadro, trabalhávamos obras de atrista como a obra como:- Abaporu-Tarsila do Amaral, O Grito (1889). Paul Klee (1879-1940)
Ela sempre buscava trazer a de modo especial, trazendo desenvolvimento de formas simbólicas.
Havia também passeios com a salas como museus, cinema, teatro, concertos de musica era organizado pela escola junto com a professora.
- Comparação dos relatos:
Ao comparar percebemos que, mesmo morando em regiões diferentes com outras culturas e crenças, temos na questão escolar, mais preciso nas aulas de artes muitas lembranças, momento e recordações boas que guardamos na memória. Por isso a importancia das aulas de artes também na educação infantil.
- Qual é o papel da Arte na Educação contemporânea?
O papel da arte na educação contemporânea torna favorável diverso às possibilidades de ensino, pois estimula a curiosidade do aluno.
...