ATPS – Artes Criatividade e Recreação
Por: leny-8 • 1/5/2015 • Trabalho acadêmico • 3.045 Palavras (13 Páginas) • 272 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
ATPS – Artes Criatividade e Recreação
Alunos:
Célia de Oliveira Castro RA: 3815668429
Layla Rayane S. de Araújo RA 4300067722
Maria Helena Mendes da Silva RA 4300067730
Sara do Nascimento Silva RA 4300067728
Professora tutora Presencial: Maria do Socorro de Jesus
Professora tutor a Distância: Elisângela da cruz
Professora EAD Distância: Maria Clotilde Bastos
Atividade Pratica Supervisionada na disciplina de__ Artes Criatividade e Recreação do Curso de Pedagogia da Universidade Anhanguera – UNIDERP, apresentado como requisito à obtenção do grau de Licenciado em Pedagogia, sob a orientação da Tutora a Distância: Especialista Elizângela Siqueira e Maria do socorro de Jesus (tutora presencial).
VALPARAISO DE GOIÁS – GO
2014
SUMÁRIO
Introdução. | 3 |
Etapa 1- Tempo de Educação Artístico na Escola | 4 |
Etapa 2- O papel da Arte na Educação contemporânea | 6 |
Etapa 3- As habilidades fundamentais a serem desenvolvidas, com base nas propostas destes documentos, para cada um dos pilares da expressividade artística são. | 8 |
Etapa 4- A importância da apreciação artística e do trabalho com obras de arte para o desenvolvimento da criatividade e da sensibilidade infantil | 10 |
Considerações finais | 11 |
Referências Bibliográficas | 12 |
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo falar das diferentes maneiras que a educação tem de sair da monotonia e passar a ser um local de criatividade e informação para os nossos alunos. Possibilitando a eles uma aprendizagem de maior qualidade através do desenvolvimento ou do planejamento de um projeto educativo significativo, baseado em uma forma mais fácil de explicar um conteúdo com uma peça de teatro, músicas, pintura e texturas, desenhos e esboços, paráfrases e contos melhorando assim seu desenvolvimento.
Tempos de Educação Artísticas na Escola
A Arte contribuiu muito no meu processo de aprendizagem, ao fazer o resgate de memórias, que as brincadeiras de faz-de-conta, regras e jogos de construções fizeram parte de minha infância sinto novamente o prazer de criar. Meus pais me colocaram na escola eu já tinha sete anos, iniciei a antiga 1ª série, meus desenhos eram riscados com gravetos em areia, ou no quintal de chão de cimento com carvão, quando obtive coordenação motora passava para o papel utilizando lápis de cor, canetinha, giz de cera e pintura a guache. Lembro dos desenhos desenvolvidos assim que entrei na escola, Com folha branca faz a dobradura depois corta e em seguida pinta, colocando o laço. Outros trabalhos mais feitos no meu tempo na escola eram os desenhos como as datas comemorativas, por exemplo, o dia da Bandeira, dia da Árvore, dia do Soldado entre outros mais. Alguns dos desenhos similares dos quais fazíamos na escola. (Célia).
[pic 1] [pic 2] [pic 3]
Lembro-me que em meus tempos de criança na 3ª serie (hoje 3ª ano) ensino fundamental I, a professora pediu que cada aluno fizesse uma atividade, (nós tínhamos aula de desenho e pintura) então eu desenhei uma casa com arvores e plantas, e com as caixas de fósforos e cola que levei de casa, eu fiz um quadro com os palitos de fósforos, e depois de finalizado coloquei o desenho no quadro. Fiquei muito feliz porque a professora fez elogios e disse que estava muito bonito, diante do elogio Recordo-me que comecei a desenvolver outra atividade, como apontar lápis de cor e colar em uma folha de papel em branco formando desenhos. Desenvolvendo criatividade (Maria Helena)
[pic 4] [pic 5][pic 6]
Eu estudei em uma escola na minha educação infantil e ensino fundamental I, em que os professores sempre estimularam o nosso contato com a arte, tanto com pinturas, musica, danças e teatros, eles levavam essa disciplina a serio, e isso me ajudou muito no desenvolvimento da minha criatividade.
Lembro quando era pequena fui a vários passeios com a escola para teatros e museus, mas tudo eles usavam com uma finalidade pedagógica, assim também com musicas aprender a cantar a escutar grandes cantores brasileiros, as atividades tinham sim um objetivo pedagógico e as professoras conseguiam alcançar eram aulas diferentes com colagens, pintura e artesanatos, nunca elas repetia.
Uma atividade que acho legal das crianças desenvolverem pensamento critico, a formação sensível e o desenvolvimento da criatividade e colocar uma musica em sala de aula, mas claro uma musica pedagógica como: Aquarela-Toquinho, pedir que leia tenham atenção em cada trecho e dividir partes da musica eles deveram desenhar os objetos e imagens do jeito que eles imaginam, o professor deve respeitar a expressividade de cada um . (LAYLA)
Uma das lembranças que tenho é das aulas de artes, quando estava na 3° série do Ensino Fundamental tinha uma professora chamada Eunice e toda semana ela pedia para que levássemos materiais como; embalagens vazias, palitos e garrafas pet para confeccionar objetos com matérias recicláveis e então fazíamos exposições de nossos trabalhos.Com isso ela trabalhava a criatividade e conscientização dos alunos.(Sara)
...