ATPS METODOLOGIA DE MATEMÁTICA
Por: vania2002santos • 30/4/2016 • Trabalho acadêmico • 558 Palavras (3 Páginas) • 262 Visualizações
COMO DESENVOLVER EXPERIMENTOS CIENTÍFICOS NAS SÉRIES INICIAIS FUNDAMENTAIS
No Brasil, nos últimos anos, vem se notando uma crescente preocupação de pesquisadores e professores pela produção escrita universitária bem como pela inserção dos estudantes.
Sabemos que o ensino de Ciências está previsto na Lei de Direitos e Bases da Educação Nacional 9.394/96 no Art. 32.11 " a compreensão do ambiente natural e social (..) da tecnologia (..)", bem como, nos parâmetros curriculares nacionais. Nesse sentido percebemos o significado expressivo de um ensino abrangente vinculado aos fatos científicos e tecnológicos trabalhado de forma interdisciplinar que valoriza esses saberes como indispensáveis para o desenvolvimento da democracia.
Acredita-se, portanto, na importância da alfabetização o letramento científico termológico aos anos iniciais como forma de criar um espírito crítico, reflexivo que permita aos estudantes fazerem uma leitura do mundo, buscando dessa forma, compreender e atuar na sociedade no qual estão inseridos.
Atualmente, frente à escola organizada em ciclos de formação de pessoas que ajam com responsabilidades, autonomia, criatividade e que possam se realizar tanto em suas vidas pessoais, quanto em sociedade.
Sendo assim precisamos oferecer condições para que os estudantes desenvolvam cada vez mais o conhecimento sobre a natureza e o respeito para com ela tornando-se capaz de compreender seus fenômenos e usar seus recursos naturais e tecnológicos com sabedoria.
Muitos problemas de aprendizagem são explicados pela ausência ou uso inapropriado de estratégias de estudos e pela mais existência de hábitos de trabalho favoráveis a aprendizagem.
Na obra e teoria de Piaget, Vigotsky, Walhon e seus discípulos, Cinella Ferreiro e outros, quanto nos comportamentos com a aprendizagem, o ensino denuncia nas classes de primeiro e de segundo ciclo do ensino fundamental possui algumas especificidades quanto comparada aquela praticada em outras etapas da Educação Básica. Uma dela é o fato de contar com um professor polivalente, em geral graduado em pedagogia e também responsável pelo ensino de outras áreas do conhecimento.
A partir de uma conversa com os alunos, selecionar um experimento bastante simples para servir como modelo para a elaboração de um relatório científico.
Em uma aula expositiva, debater a finalidade de um experimento científico, as normas a serem seguidas e a organização necessária para se chegar a uma conclusão.
Esquematizar na lousa as partes integrantes do relatório como introdução, material, métodos, resultados, conclusões e bibliografia. Dividir a classe em grupos de três ou quatro alunos para a criação de um relatório. Assim cada grupo poderia redigir uma das partes do relatório e depois toda a classe poderia dar acabamento a um documento único.
Após isso ajudar os alunos a criarem um roteiro de pesquisa e ir explicando o que o roteiro deveria conter, tais como: localidade, data e a necessidade de identificação do período e condições da localidade, pois podem interferir no experimento.
Nome dos integrantes do grupo e a identificação do pesquisador para possíveis questionamentos.
Introdução, um pequeno texto indicando quais estudos vêm sendo feitos e por que este experimento será realizado, o que se espera que ocorra e por que razões.
Materiais, métodos e a descrição e montagem do experimento.
...