Atps metodologia do esino fundamental I
Por: jjuliane • 23/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.693 Palavras (7 Páginas) • 383 Visualizações
[pic 1]
ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA DO ENSINO FUNDAMENTAL
Janaina Ferreira de Assis - 6791428422
Juliane de Sousa Santos de Almeida -6950489567
Selma Castro do Santos Alencar - 6953501758
Tereza Cristina Rodrigues – 6791439789
PROFESSOR-TUTOR PRESENCIAL (Kellem Lins)
TAGUATINGA/DF
2015
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS - ATPS
Organização e Metodologia do Ensino Fundamental
Relatório apresentado como atividade avaliativa da disciplina de Organização e Metodologia do Ensino Fundamental do Centro de Educação a Distância da Universidade Anhanguera - Uniderp, sob a orientação da Professor Kellem Lins
Brasília - DF
2015
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO......................................................................4
MEC E A RESPONSABILIDADE COM DIREITO AO ENSINO BÁSICO BRASILEIRO........................................................................................5
ENSINO DE 9 ANOS VANTAGENS E DESVANTAGENS............6
ORGANIZAÇÕES AUXILIARES DA ESCOLA..............................7
MAPA CONCEITUAL LDB Art. 62...................................................9
INTRODUÇÃO
Este trabalho foi desenvolvido pelo grupo em etapas por meio de um conjunto de pesquisas e debates sobre o que foi proposto.
Apresentaremos aqui como é a organização e a estrutura do Sistema de Ensino Brasileiro, as atribuições do MEC e as definições da LDB sobre a Educação Básica que é o foco deste trabalho.
O objetivo do trabalho é de esclarecer e evidenciar os detalhes da organização do ensino brasileiro, com ênfase no ensino fundamental de nove anos, compreender qual a formação necessária para a profissional educação básica e demonstrar as atribuições do MEC, juntamente com suas diretrizes de ensino que contribuem para a funcionalidade da educação no Brasil, informações que auxiliam para o conhecimento do educador.
MEC E A RESPONSABILIDADE COM O DIREITO AO ENSINO BÁSICO BRASILEIRO
O Ensino Fundamental é uma educação básica considerada pelo MEC assim, pois é direito dos cidadãos à Educação Básica, para exercer a plena cidadania. O MEC atribui as diretrizes para o funcionamento e qualificação desse ensino.
O ensino fundamental é dividido em duas etapas, a primeira fase é a chamada Ensino Fundamental I que vai do 1º ao 5º ano e a segunda etapa, Ensino Fundamental II inicia-se no 6ºano e encerra-se no 9º ano. É composto pelas seguintes matérias:
- Língua portuguesa;
- Matemática;
- Geografia;
- Ciências;
- História;
- Educação Física;
- Artes.
Além das estrangeiras:
- Inglês;
- Espanhol
E ainda inserção da informática, todas aplicadas por professores de acordo com a especificidade. Todas essas características foram estabelecidas pelo MEC.
Antes o Ensino Fundamental era de 8 anos, iniciava-se aos 7 anos na 1º série e encerrava-se aos 14 anos na 8ª série. Contudo houve uma ampliação desse ensino passando de 8 para 9 anos, com o objetivo de garantir e assegurar a todas as crianças um tempo mais longo na escola, agora o aluno começa na primeira etapa do ensino Fundamental aos 6 anos no 1º ano e conclui aos 14 anos no 9º ano do Ensino Fundamental ampliação do ensino fundamental começou a ser discutida no Brasil em 2004, mas o programa só teve início em algumas regiões a partir de 2005. O prazo para que o ensino fundamental seja de nove anos em todo o Brasil é até 2010.
Estar inserido num ambiente escolar é apenas um dos passos para que uma pessoa possa mergulhar no mundo da alfabetização, é muito importante que o indivíduo tenha acesso e seja inserido em situações que lhe possa garantir que ele tenha uma boa alfabetização. O MEC também estabelece em suas atribuições ao Ensino Fundamental parâmetro para as escolas e profissionais da área com ênfase na cidadania que todo indivíduo tem direito e do desenvolvimento da sociedade como um todo.
ENSINO DE 9 ANOS: VANTAGENS E DESVANTAGENS
De acordo com vários textos pesquisados compreendemos que o Ensino Fundamental de 9 anos já seria uma expansão de um ano indispensável no ensino onde foi acrescentado nos anos iniciais do ensino fundamental.
As orientações e normas da CNE, os estados e municípios teriam até 2010 para essa implantação garantindo também o ingresso da criança na escola aos seis anos de idade completos ou que irá completar até o início do ano letivo.
O Ensino Fundamental de 9 anos foi definido de acordo com a Lei LDB 9.394/96 de 20 de dezembro. Causando muito impacto seja no lado positivo ou negativo, muitos acreditam nas vantagens que o ensino fundamental de 9 anos venha proporcionar, aqui citaremos algumas:
Alfabetizar crianças aos 6 anos, contudo isso é um fato que nos países internacionais crianças são alfabetizadas até mesmo antes dos 6 anos, mas o fato é que não podemos esquecer que essa norma é do Brasil; outra questão é poder oferecer mais oportunidades de aprendizagem.
O aumento do número de crianças, uma escolarização construtiva, o desenvolvimento da criança onde aumenta a qualidade do seu tempo dentro da escola. Já do outro lado vêm as desvantagens:
Necessita melhorar as condições de equidade e qualidade da educação básica;
É preciso de estruturas, capacitação dos profissionais, ler e escrever mais cedo não garante que haja mais vantagens pois muitas crianças menores de 6 anos ainda estão passando por fases de transição entre os períodos pré operatório e operatório ou seja a criança ainda entende o mundo de maneira diferente
E concordamos também que muitas das vezes o trabalho de alfabetização é feito de maneira inadequada fazendo com que a criança não tenha prazer no aprendizado.
Existe também a questão de que a infância corre o risco de ser abolida;
...