ATPS letramento e alfabetizaçao
Por: mariajeane2309 • 10/9/2015 • Trabalho acadêmico • 2.147 Palavras (9 Páginas) • 246 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
BRIGADEIRO- SP
CURSO PEDAGOGIA
LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO
Maria Marcela Abreu * RA 1299397574
Zildene da Silva Soares * RA 6500237885
Renata Cristina * RA 6970487487
Daisa Rodrigues * RA 1299296021
Rosangela da Silva * RA 7535609502
LETRAMENTO
TUTOR PRESENCIAL: DÉBORA OSCHEMBERG
SÃO PAULO
26-10-2014
INTRODUÇÃO
Esta atividade tem como objetivo, desenvolver atividades referentes ás praticas de letramento e alfabetização com alunos de educação infantil. Percebendo a importância da leitura e escrita.
“ESTAR ALFABETIZADO E...”
“E um mundo de possibilidades, oportunidades e riqueza. Saber ler e escrever,e o primeiro passo para uma vida cheia de sonhos”
(Maria Marcela)
“Abrir a porta para o mundo ”.
(Daisa Rodrigues)
“Saber ler e escrever, desenvolvendo o intelectual adquirindo conhecimento da escrita e da fala”
(Rosangela da Silva)
“O mínimo para uma sociedade”
(Renata Cristina)
“E descobrir um mundo novo, enxergando tudo diferente de como era antes, e ser capaz de interagir por meio de textos, e de novas palavras”.
(Zildene da Silva)
Alfabetização
Quando falamos em alfabetização logo pensamos em saber ler e escrever, mas e muito mais complexo. O conceito de esta alfabetizado mudou muito, antes quem sabia escrever o próprio nome “assinar” e ler pequenas palavras era considerado alfabetizado, hoje essa teoria mudou esta alfabetizado e ser capaz de compreender os diferentes tipos de textos, saber usar as palavras e formar textos, saber transmitir ideias e pensamentos.
Emilia Ferreiro ( 2006) diz que esta totalmente alfabetizado, trata se de produzir textos nos suportes que a cultura define como adequados para as diferentes praticas, interpretar textos de vários graus de dificuldade, buscar e obter diversos tipos de dados em papel ou tela, apreciar a beleza e inteligência de certo modo de composição, de um certo ordenamento peculiar das palavras que encerra a beleza de uma obra literária.
Portanto precisamos pensar e nos perguntar em que medida nós adultos, seja pai, mãe ou professor estamos alfabetizados?
A alfabetização consiste no fato de que o individuo alem de dominar a leitura e escrita e necessário saber entender e interpretar de maneira critica vario meio de comunicação como: os programas de TV, os filmes, jornais o computador, saber usar a tecnologia como meio de aprendizagem e comunicação podendo compartilhar conteúdos de forma rápida e segura.
Estar alfabetizado e ir muito alem dos livros e das palavras e saber buscar novas oportunidades e desenvolver a criatividade usando a linguagem oral ou escrita de forma pratica e divertida.
DECODIFICAR: consiste na identificação e interpretação de textos seja ele com imagens ou palavras, entender as informações que estão sendo transmitidas, ou seja, o individuo que recebe uma mensagem traduz os sinais em dados significativos claros e elucidatórios.
LER: segundo o dicionário michelins ler é conhecer, interpretar por meio da leitura, conhecer as letras e saber junta- las em palavras, pronunciar ou recitar em voz alta o que esta escrito. Estudar vendo o que ta escrito, decifra, perceber e reconhecer qualquer informação seja ela com textos ou imagens.
ESCREVER AUTONOMAMENTE: saber escrever e ser capaz de compartilhar informações e praticas sociais nas mais variadas situações. Para cada situação, desejo, objetivo e necessidade existe um gênero textual adequado.
APRENDIZAGEM: Amelia Hamze diz que conhecimento é um processo de mudança de comportamento obtido através da experiência construída por fatores emocionais, neurológicos relacionais e ambientais. Aprender e o resultado da interação entre estruturas mentais e o meio ambiente.
CONHECIMENTO: quando se conhece, ou tem ideia ou noção de algo. E o saber, a instrução e a informação. E a relação que se estabelece entre sujeito que conhece ou que deseja conhecer e o objeto a ser conhecido, ou seja, conhecimento e muito mais amplo, envolve vários aspectos e muitas informações pois trata se de experiências adquiridas por toda a vida.
Gêneros textuais
CONTO: e um texto narrativo que se refere a um fato ou acontecimento de fantasia ou imaginação podendo ser real ou não como, por exemplo, as noticia de jornal, um evento, entre outros onde apresenta um narrador, personagens, ponto de vista e enredo.
FÁBULA: Segundo Sabrina Vilarinho ( Mundo Escola 2012 ) a fábula e uma narrativa figurada, na qual aas personagens são geralmente animais que possuem características humanas.pode ser escrita em prosa ou em verso e e sustentada sempre por uma lição de moral constatada na conclusão da historia.
HISTORIAS EM QUADRINHOS: Vânia Duarte diz que, essa modalidade de texto insere-se nos textos narrativos por apresentarem características semelhante a narração, como os personagens, o espaço, e o tempo e por o enredo que e caracterizado por uma sequencia de ações. E representado em forma de balões, com composição gráfica, em consonância com a linguagem não verbal, na qual as imagens representem um papel de destaque de modo que promove a interação entre interlocutores por meio de uma relação de causa efeito.
...