ATPS português
Por: elae • 28/8/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 405 Palavras (2 Páginas) • 303 Visualizações
[pic 1]
FACULDADE ANHANGUERA DE BRASÍLIA
Curso: Pedagogia
Turma: P4
Disciplina: Fundamentos Metodológicos da Língua Portuguesa
Professor: Iara
Alunos: Elaine Mendonça RA: 7414639268
Karine Maria RA: 7093571065
Maria da Conceição RA: 7419666864
Maria José Nunes RA: 7421679120
Rosana Penha RA: 7700634516
Variação linguística: as variedades do português brasileiro.
BRASÍLIA, Abril de 2015
Diferenças entre a fala e a escrita
É a tentativa de aproximar a escrita da fala, mas por sua vez são elementos distintos. Cada uma possui peculiaridades específicas capaz de representar aquilo que está proposto.
Na fala, o emissor se preocupa em passar o seu recado através da entonação da voz, por meio de gestos, interação com o meio e reações adversas. Sem maior preocupação de se colocar acentos, vírgulas em seus devidos lugares pois, a entonação é que traz a assimilação da lição ensinada. Outra característica da fala é a repetição do que foi dito, caso o receptor não compreenda, além de contar com o próprio contexto e ambiente para se fazer entender a pessoa que está falando também pode contar com o auxílio da pessoa que está ouvindo para completar frases, por exemplo.
Já na escrita o emissor baseia- se no vocabulário que irá estabelecer a comunicação entre ele e o destinatário. É necessário seguir as regras e ser coeso e claro para que o leitor compreenda a mensagem. Além de contar com a pontuação também é possível utilizar ferramentas como os emoticons para que o texto possa ser interpretado.
Assim a escrita exige uma preocupação maior, pois não se apaga com o tempo e sim tende-se a ser fixada com o passar dos tempos.
É clara a diferença entre as duas e não podem se fundir pelo fato de cada uma ter sua distinção a não ser por meio de uma aula onde se esteja aplicando uma narrativa. Também é possível conciliar ambas as formas, mas sempre respeitando a singularidade de cada forma.
|
...