ATPs- Filosofia da Educação
Por: isabelasilvamm • 27/8/2015 • Trabalho acadêmico • 2.152 Palavras (9 Páginas) • 217 Visualizações
[pic 2][pic 3]
PEDAGOGIA
Andressa Santos de Jesus. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .8069844565
Caroline Ap. Ribeiro da Silva . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .8484191446
Luciane Maria dos Santos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .8203950356
Rafaely Rozendo Joaquim . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .8483178472
Isabela S. Marino . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 2983567361
Tiago . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
ATPs-
Filosofia da Educação
Professora: Mirian G. de Lazzari Shimizu
Campinas, 00 de outubro de 2014.
Etapa 1
Tema do Blog: Uma vida não questionada, não merece ser vivida
[pic 4]
Dizia Platão:
"Uma vida não questionada, não merece ser vivida."
Por outro lado dizia Chaplin:
"...E no final tudo é uma grande piada..."
- É fundamental o questionamento?
- A vida 'bem vivida' é uma vida questionada, em busca de sanar argumentos impostos?
- Tudo é uma grande piada ou tudo é necessário?
Questionar pra nós é investigar, abrir espaços seguindo vestígios! É fundamental, pois aí está a evolução! Por isso a vida deve ser questionada sempre, até onde o intelecto possa chegar.
Questionando se cria teorias, que são pontos de questionamento!! É tarefa do pensamento, que é uma "atividade mental" (dialética).
[pic 5]
A filosofia verdadeiramente é saber que estamos em constante mudanças e o aprendizado não acaba nunca, ele é infinito
Os filósofos não enxergam o mundo da mesma forma que o resto da humanidade, eles sempre veem uma nova forma de aprender, estão sempre buscando novas respostas, e nunca se satisfazem com o que parece suficiente.
No mundo existem várias teorias e interpretações de determinados assuntos, . Em nosso senso comum achamos ter as respostas para todo tipo de questão, Essa frase nos remete a pensar que a filosofia faz com que as pessoas possam refletir, questionar mais, até a si mesmo, podendo conhecê-la melhor
A filosofia é a arte de pensar; é a capacidade de refletir sobre os assuntos do meu cotidiano,questionar mais, interrogando, até a si mesmo, podendo conhecê-la melhor. Podendo até olhar com “outros olhos” todas as coisas que acontece ao seu redor, refletindo melhor sobre seus atos, suas ações e até poder se questionar em estar certos ou errados.
A cada vez que voltamos a refletir primeiramente os nossos atos, também podemos reaprender a ver o mundo, as pessoas de outro modo. Podemos analisar isso principalmente na área da educação, pois os professores conhecem seus alunos ali dentro da sala de aula, mas não sabe o que acontece ou o que aconteceu para que aquela criança tivesse aquele tipo de comportamento, porque para a filosofia tudo tem uma razão, um por que. E até mesmo as crianças que tem dificuldades para aprender, o professor deve questionar a si mesmo, sobre a sua didática, seu modo de ensinar, se realmente a criança está conseguindo desenvolver algum conhecimento, ou seja, o professor, ou melhor, as pessoas sempre devem refletir sobre seus atos, pois assim talvez conseguiriam entender um pouquinho mais um ao outro e tudo que acontece ao seu redor.
O professor não deve somente ensinar aos seus alunos o português, a matemática, mas também mostrar para eles os valores éticos, morais, mostrar as coisas certas que devem ser feitas e também as coisas erradas que não devem ser feitas, explicar que através desses atos errados eles podem se prejudicar no futuro. O professor deve educar seus alunos para serem bons cidadãos, que possam enxergar as coisas boas deste mundo, que consigam compreende-las, questiona-las, que possam pensar, refletir, ter as suas próprias opiniões em tudo o que forem fazer.No nosso conceito devemos reaprender a ver as coisas belas da sociedade. Aprender a valorizar os atos positivos do ser humano, principalmente, as ações positivas e concretas de nossos familiares. Seria fundamental eliminar ou abrandar a maneira desastrosa que nos acompanha de vermos somente o lado ruim dos fatos e dos acontecimentos. Podemos afirmar que o estímulo positivo dado aos filhos, é força para repetir aquele comportamento. Se ficarmos no negativo, a tendência será a repetição daqueles erros.Podemos citar uma frase de Socratis: “Uma vida sem busca não é digna de ser vivida”. (Sócrates)
Etapa 2
O objetivo da Antropologia Filosófica é entender, filosoficamente, o que nos torna humanos, cujas finalidades são descrever o ser humano e analisá-lo com base nas características biológicas e socioculturais dos diversos grupos (povos, etnias), dando ênfase às diferentes variações entre eles.
Destacaremos três definições dentre várias dentro da Antropologia:
Essencialista busca a igualdade na diversidade dos homens, mesmo que cada ser humano seja diferente. Segundo Aristóteles, para que os homens sejam bom e dotados de qualidades morais é preciso haver o equilíbrio entre natureza, hábito e a razão.
Na idade média Tomás de Aquino adaptou o pensamento de Aristóteles à visão cristã medieval, ou seja, voltado para a crença na vida eterna após a morte e desenvolver as potencialidades humanas buscando sempre a perfeição.
A Antropologia Naturalista trabalha com dados culturais, isto é, tudo o que é produzido pelo homem, o meio cultural em que vive, os costumes e os saberes de seu povo. Francis Bacon disse que "saber é poder", ou seja, o conhecimento científico permitiu o desenvolvimento datecnologia e o controle sobre a natureza, com a evolução das ciências o modelo mecânico foi substituído por outros mais elaborados, mas persistia a idéia do corpo como coisa, submetido às leis da natureza.
A teoria Histórico-Social estuda cada ser humano de um determinado e de diferentes maneiras, a partir dos contextos ao seu redor e do meio em que habita. Por isso marx se recusa a definir o homem de modo abstrato, ao contrario, compreende- lo como um ser real e concreto situado em um contexto histórico-social.
...