AVC RECREAÇÃO LÚDICO PEDAGÓGICA
Por: Tânia Santos • 25/4/2019 • Resenha • 263 Palavras (2 Páginas) • 321 Visualizações
ARRABA, M. F.; FONSECA, J. S. da; LIMA, J. F. de; SILVA, K. C. da; SIMÕES, V. A. P. Jogos e brincadeiras: um espaço para o lúdico na educação infantil. EDUCERE - Revista da Educação, Umuarama, v. 14, n. 2, p. 259-271, jul./dez. 2014.
Resenha - JOGOS E BRINCADEIRAS: UM ESPAÇO PARA O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
A presente resenha tem como objetivo, discutir a importância dos jogos e brincadeiras nos processos de ensino aprendizagem nos anos iniciais da educação infantil e visa a ludicidade como um caminho para a aprendizagem e construção do conhecimento.
O brincar é uma das formas mais complexas que a criança tem de comunicar-se consigo mesma e com o mundo. Além de propiciar ótimos benefícios ao corpo e a mente da criança, pode desenvolver capacidades importantes como a atenção, a memória, a imitação, a imaginação, ainda propiciando à criança o desenvolvimento de áreas da personalidade como afetividade, motricidade, inteligência, sociabilidade e criatividade.
As atividades lúdicas auxiliam na descoberta da criatividade e despertam na criança a autoconfiança, desenvolvimento psicomotor e afetividade. Dessa forma, aprender se torna mais prazeroso para a criança, e por meio de jogos e brincadeiras as crianças aprendem regras, aprendem a se relacionar melhor com os colegas da classe, desenvolvem-se cognitivamente e afetivamente.
Enfim, os jogos e as brincadeiras são de valor inquestionável para a educação infantil. Eles funcionam como um elo que permite a criança conhecer o mundo e expressar seus sentimentos. Os jogos e as brincadeiras são educativos em sua essência, mas é preciso que sejam planejados de acordo com cada faixa etária
Referências:
http://gestaouniversitaria.com.br/artigos/brincadeiras-e-jogos-e-sua-contribuicao-para-o-desenvolvimento-integral-da-crianca-na-educacao-infantil acesso em 10/11/2018
...