TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alfabetização do adulto e escolarização de seus descendentes: estudo dos efeitos de irradiação

Por:   •  13/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.354 Palavras (10 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 10

Relatório das atividades desenvolvidas durante a apresentação do pôster: Alfabetização do adulto e escolarização de seus descendentes: estudo dos efeitos de irradiação, na Associação Nacional de Pós – Graduação e Pesquisa em Educação - Sudeste (ANPED – Sudeste)  

Giselle Barbosa Andrade Rodrigues - 12.1.6314

Prof.a doutora: Fernanda Aparecida Oliveira Rodrigues Silva

INTRODUÇÃO

O Programa UFOP COM A ESCOLA tem sua origem na discussão operada pela universidade na última década acerca dos objetivos e natureza das atividades de extensão. Tendo como pressuposto a interlocução dialógica com a realidade educacional do entorno da universidade surgiu o PROBASE em 2004 que se efetivou em função da demanda local revelada em pesquisas de docentes e de alunos dos cursos de licenciatura da UFOP, de ações diretas junto aos professores atuantes nas escolas e da análise dos dados de documentos do governo de Estado de Minas Gerais.

Dando continuidade aos processos dialógicos iniciados pelo PROBASE, a PROEX instituiu o programa extensionista UFOP COM A ESCOLA (Resolução CUNI 876/2008, Portaria PROEX 01/2008), articulador entre projetos e programas extensionistas e a educação básica com apoio das agências educacionais da região (SRE/Ouro Preto e Secretarias Municipais de Educação dos municípios da jurisdição da SRE). O programa UFOP COM A ESCOLA se desenvolve, nessa perspectiva, sob o princípio do reconhecimento da singularidade e da dinâmica próprias das instituições e de seus profissionais a serem considerados nos processos de intervenção educacional. Para a escola significa o incentivo à reflexão do trabalho escolar da gestão, do educador e do pessoal de apoio possibilitando-lhes analisar criticamente sua prática, pesquisar métodos alternativos e aprofundar em assuntos específicos de cada área, trazendo benefícios para os alunos e para a comunidade. Para os alunos graduandos das Licenciaturas da UFOP significa, numa “via de mão dupla”, a oportunidade de dialogar com os educadores da região e assim conhecer e discutir sobre as práticas, a realidade escolar e o processo educativo.

O programa UFOP COM A ESCOLA tem se constituído como referência na busca de diálogo e na parceria com as secretarias de educação da região no tocante à formação continuada dos professores, pedagogos e gestores das escolas públicas, contemplando os objetivos da extensão universitária propostos no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI-UFOP, 2011). Em síntese, as experiências vivenciadas no desenvolvimento do Programa UFOP COM A ESCOLA vêm progressivamente apresentando resultados positivos no tocante à maior e mais aprofundada relação da universidade com as secretarias municipais de educação, as escolas, gestores e professores da Região dos Inconfidentes. Consideramos que o espaço de diálogo produzido pelo programa UFOP COM A ESCOLA além de constituir-se numa iniciativa inédita na região, também possibilita a produção de conhecimento prático/teórico sobre a realidade educacional regional, oferecendo dessa forma um campo profícuo para a produção científica (teses, artigos, livros) e pedagógica.

A PESQUISA

Alfabetização do adulto e escolarização de seus descendentes: estudo dos efeitos de irradiação

O trabalho apresenta parte da pesquisa em andamento (início em 2015) que tem como objetivo principal verificar efeitos de irradiação, para si e para seus descendentes, dos benefícios adquiridos da volta do adulto aos bancos escolares em cursos de alfabetização. Para tal serão analisados os sujeitos que passaram por cursos de alfabetização e como isso influenciou em seus filhos e netos. A pesquisa se iniciou com a busca no arquivo do Departamento de Educação da Universidade Federal de Ouro Preto (DEEDU/UFOP) onde se mantém guardado todo o histórico dos projetos de alfabetização que foram conduzidos pela instituição. Constam do acervo os seguintes documentos: produções dos/as alunos/as, diários de classe, fotos, atas, relatórios de acompanhamento, dentre outros. O contato com o material permitiu conhecer os sujeitos, anotar e catalogar informações sobre eles e eleger a ex-aluna que participa da pesquisa.

Temos por objetivo verificar efeitos de irradiação, para si e para seus descendentes, dos benefícios adquiridos da volta do adulto aos bancos escolares em cursos de alfabetização.

A pesquisa se iniciou com a busca no arquivo do Departamento de Educação da Universidade Federal de Ouro Preto (DEEDU/UFOP) onde se mantém guardado todo o histórico dos projetos de alfabetização que foram conduzidos pela instituição. Constam do acervo os seguintes documentos: produções dos/as alunos/as, diários de classe, fotos, atas, relatórios de acompanhamento, dentre outros. O contato com o material permitiu conhecer os sujeitos, anotar e catalogar informações sobre eles e eleger a ex-aluna que participa da pesquisa.

Desde 2014 vimos ‘indagando’ o acervo. Ao organizarmos as produções dos/as alunos/as por ano de trabalho, ficou notório que haviam sujeitos com várias passagens nos módulos. A partir daí surge a questão da pesquisa; ‘Qual os efeitos de irradiação da volta a escola do adulto, para si e seus descendentes?’ Para dar conta da questão, foi elaborado um levantamento dos sujeitos que passaram pelas salas de alfabetização e de pós-alfabetização versus a quantidade de vezes na mesma sala. De posse do levantamento, verificou-se que haviam senhoras multiparticipantes, moradoras do bairro Taquaral de Ouro Preto (MG). Os critérios de seleção dos sujeitos pautaram-se no conjunto das produções dos/as alunos/as e nos documentos sobre a prática docente. Com relação aos sujeitos levou-se em conta a sua disponibilidade para a pesquisa e o fato de terem descendentes em idade escolar. Depois do levantamento dos/as ex-alunos/as, elegemos uma senhora, mãe de sete filhos e avó de sete netos, os quais moram em núcleos familiares ao redor de sua casa. Tal configuração espacial é interessante à pesquisa, pois, a convivência, as trocas e ajudas familiares se mostram como potenciais ao encontro dos efeitos de irradiação de benefícios adquiridos com a alfabetização.

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) demonstra o quanto é delicado pensar na trajetória escolar do educando, principalmente pelo horário noturno. O horário, um divisor cultural, vai oferecer condições para serem criadas as marcas e os traços daqueles predestinados ao ensino noturno e, com isso, essa construção consubstancia certa tipologia de educando/a que vai “do trabalho para a escola” (SOARES, 1987). O trabalho de Coura (2007) se dedicou a compreender as trajetórias e os percalços de estudantes para chegar a EJA e, dentre eles, figura o horário das aulas para as senhoras, o que demanda atenção nesse estudo. Ainda assim, a autora afirma que há investimentos e mobilizações em favor da escolarização a ser concretizada, senão pelo adulto, será pelos/as filhos/as. Para Zago, (2000) os pais desejam concretizar seu desejo de escolarização interrompido ou tardio apoiando os filhos. O interesse pelo investimento das famílias populares na trajetória escolar de seus filhos tem sido objeto de estudos e pesquisas sob o lema “relação família e escola” no campo da Sociologia da Educação. (NOGUEIRA, 2005; PORTES, 2000). Em relação aos estudos e pesquisas sobre os efeitos da escolarização de adultos, para si e seus descendentes, do curso de alfabetização, encontramos maior concentração naqueles que tratam dos benefícios adquiridos com o ato de ler e escrever na perspectiva de Ribeiro (1997), do alfabetismo. A literatura converge quanto ao fato de que a volta do adulto à escola mobiliza vários fatores objetivos e subjetivos dos sujeitos, porém, pouco se tem buscado perceber os efeitos do alfabetizar-se irradiados nos descendentes. Nossa proposta é dialogar com a Sociologia da Educação a fim de compreender que trânsito operam os benefícios adquiridos em uma relação familiar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)   pdf (376.3 Kb)   docx (754.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com