Alimentação Saudável na Educação Infantil
Por: alves.carolina • 28/9/2020 • Trabalho acadêmico • 1.152 Palavras (5 Páginas) • 211 Visualizações
Tema
“Alimentação saudável: comer bem, para viver melhor”.
Título
Alimentação Saudável na Educação Infantil
Situação-problema
Com o avanços industriais e correria do dia-a-dia, observou-se que a população passou a optar por alimentos industrializados, devido a comodidade que eles proporcionam, esquecendo que o consumo excessivo destes produtos, podem ocasionar sérios riscos à saúde, com isso desenvolvemos esse projeto para estimular o hábito alimentar saudável na infância pois é nessa fase da vida que o ser humano aceita com mais facilidades alimentos diferentes.
Justificativa e embasamento teórico
Sabendo da importância da escola na promoção de hábitos e atitudes para a valorização da saúde dos alunos pensou-se o Projeto Alimentação Saudável, com o intuito de modificar hábitos alimentares de nossas crianças, haja visto que fora observado que há um excessivo consumo de comida industrializada e a ausência de alimentos saudáveis nas lancheiras dos alunos.
Assim, o projeto surge como um artificio a contribuir para a conscientização das crianças nas escolhas que envolvem sua alimentação. Essa atitude busca atingir não somente as crianças, como também suas famílias, que deverão preocupar-se com o elevado número de doenças ligadas aos maus hábitos alimentares, tais como a obesidade, diabetes e outras doenças de conhecimento mundial.
A alimentação saudável é essencial em todas as fases da vida. No entanto, o Projeto centralizar-se-a a nas crianças, para que elas tenham garantidas a energia para desenvolverem atividades básicas inerentes a essa fase da vida como: correr, pular, brincar, ler, escrever... Habilidades estas asseguradas e desenvolvidas por toda boa escola.
Diante da crescente modernização e urbanização no Brasil, têm-se observado mudanças significativas no estilo de vida e hábitos alimentares das pessoas. Com o passar dos anos, nota-se que a população, principalmente os jovens, tem optado cada vez mais por alimentos industrializados ricos em açucares, sódio e lipídeos. Em consequência deste consumo, observa-se que a obesidade infantil vem crescendo mundialmente, o que pode causar, em longo prazo; serias repercussões na saúde, tendo como efeito principal o surgimento de doenças crônicas não transmissíveis, tais como as diabetes, a hipertensão arterial e outras doenças cardiovasculares (SCHMITZ, et al.,2008).
A prevalência mundial da obesidade infantil vem apresentando um rápido aumento nas últimas décadas, sendo caracterizada como uma verdadeira epidemia mundial. Este fato é bastante preocupante, pois a associação da obesidade com alterações metabólicas, como a dislipidemia, a hipertensão e a intolerância à glicose, considerados fatores de risco para o diabetes melitus tipo 2 e as doenças cardiovasculares até alguns anos atrás, eram mais evidentes em adultos; no entanto, hoje já podem ser observadas frequentemente na faixa etária mais jovem. Além disso, alguns estudos sugerem que o tempo de duração da obesidade está diretamente associado a morbimortalidade por doenças cardiovasculares (OLIVEIRA e FISBERG, 2003)
Nessa perspectiva, o ato de promover saúde na escola perpassa pela atuação concomitante de três grandes áreas: ambiente saudável, participação dos serviços de saúde e educação em saúde. Logo, o ambiente escolar tem-se configurado como espaço privilegiado para o desenvolvimento de ações de melhoria das condições de saúde e do estado nutricional das crianças, pois é um setor estratégico para a concretização de iniciativas de educação em saúde e coaduna-se com o conceito de "Escola Promotora da Saúde". (MAIA et al, 2012).
Público-alvo
Segunda infância (crianças de 4 aos 5 anos)
Objetivos
Objetivo geral:
Orientar as crianças sobre a importância da alimentação saudável para o crescimento das mesmas com bons hábitos alimentares.
Objetivo específicos:
Desenvolver o conceito de alimentação saudável;
Identificar os diferentes tipos de alimentos;
Desenvolver a apreciação dos variados tipos de alimentos;
Orientar a criança sobre a importância de uma boa alimentação;
Incentivar a criança se alimentar de forma correta;
Levar a criança a conhecer seus próprios hábitos alimentares.
Percurso metodológico
Roda de conversa sobre os conhecimentos prévios dos alunos, sobre a importância da alimentação saudável.
Trabalhar com livros (“O que Ana sabe sobre os alimentos”); músicas, vídeos, filmes diariamente apresentando assuntos relacionados ao tema da alimentação saudável.
Apresentar os diversos tipos de alimentos, como saudáveis e os não saudáveis, com a confecções de cartazes.
Cultivo de uma horta, enfatizando a importância da ingestão de alimentos naturais.
Promover “O dia do lanche saudável”
Recursos
- Livros; músicas, revistas, vídeos, filmes infantis sobre alimentos, sementes, água, adubo orgânico, terra, regador, tinta guache, pincéis, cola, TNT, EVA, papel cartão, giz de cera, papel A4, pen drive, projetor, caixa de som, cds.
Cronograma
Nas primeiras semanas: 1 e 2, serão realizadas rodas de conversa para saber o conhecimento prévio de cada criança a respeito do tema, em seguida serão apresentados filmes e histórias sobre o tema alimentação saudável.
...