Amarelinhas
Por: brunoian • 30/3/2015 • Trabalho acadêmico • 1.669 Palavras (7 Páginas) • 324 Visualizações
Este relatório de estágio faz referência à disciplina de Estágio Curricular Supervisionado do Ensino Fundamental I.
SINOP – MT
NOVEMBRO/2012
01. INTRODUÇÃO
A realização do estagio supervisionado no ensino fundamental nas series iniciais torna-se a primeira oportunidade em que o acadêmico poderá observar o funcionamento de uma sala de aula, poderá observar na pratica tudo aquilo que esta estudando teoricamente em sala de aula e também todas as etapas que antecedem à docência, formando um pedagogo que busque a compreensão e a intervenção na realidade educacional. O estágio foi realizado na Escola Municipal de Educação Básica Vereador Rodolfo Valter Kunze, nos dias 05/11/2012 à 07/11/2012, possuindo a carga horaria obrigatória de 30 horas e 8 horas em observação participante.
Dessa forma o estágio curricular supervisionado do ensino fundamental I foi realizado na turma do 1° ano – período vespertino, uma turma com 24 crianças na faixa etária de 6 e 7 anos.
O presente estágio tem como objetivo, observar como se desenvolve o ensino em sala de aula, de que maneira a professora conduz o processo de aprendizagem e como a apreensão do conhecimento é concebida pela criança. Objetiva ainda analisar como é a interação dos alunos com a professora, dos alunos entre si e com o ambiente no cotidiano escolar (alunos x corpo docente e funcionários).
02. DADOS
DE IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA
NOME: Escola Municipal de Educação Básica Vereador Rodolfo Valter Kunze
ENDEREÇO: Rua das Primaveras, nº2040. Jardim Botânico
Cidade de Sinop - MT.
A entidade mantenedora é a Prefeitura Municipal de Sinop/MT, prestando assistência financeira, pedagógica e humana.
As modalidades de ensino que são desenvolvidas nesta instituição são todas as do Ensino Fundamental (1º ano ao 6º ano). A escola possui cerca de 420 alunos.
O corpo docente é composto por trinta e quatro (34) professores. A atual diretora e a coordenadora foram eleitas neste ano, através de eleição interna por pais, professores e alguns alunos (somente acima de 11 anos podem votar).
De acordo com Ribeiro, (2004, p. 105):
O espaço escolar deve compor todo o coerente, pois é nele e a partir dele que se desenvolve a prática pedagógica, sendo assim, ele pode construir um espaço de possibilidades, ou de limites; tanto o ato de ensinar como o de aprender exigem condições propícias ao bem-estar docente e discente.
A escola passou por reformas e atualmente o espaço físico é bem estruturado, mas alguns ambientes ainda precisam de investimentos. Estive presente nestes locais e pude observar a que o espaço físico escolar continua sendo pensado, projetado e construído para o bem estar do aluno.
Estrutura da escola:
• Possuem nove (09) salas de aulas onde o mobiliário é novo e alguns fatores não foram levados em conta, as características antropométricas do aluno e as demandas
das instituições. Nos alunos provavelmente podem ocasionar transtornos posturais (escoliose, lordose e cifoescoliose) e cansaço proveniente dos desconfortos atuais e onde as más posturas podem ocasionar conseqüências sérias para a vida futura. (RIBEIRO, 2004, p. 112).
• Uma (01) biblioteca com acervo de enciclopédia, livros pedagógicos, livros infantis, livros infanto-juvenil, revistas, livros paradidáticos e dicionários, as crianças freqüentam a biblioteca toda semana. Quando vão à biblioteca e aula de produção de texto precisam responder algumas questões como: gênero literário, tema, personagem principal, antagonista e um resumo da obra. Também possuem momentos de leitura onde são descontraídos a fazer deste momento uma ocasião prazerosa.
• Um (01) laboratório de informática com vinte e oito (28) computadores, três (03) data shows (exclusivos para a escola com registro num sistema online). Os alunos freqüentam toda semana, onde a professora da sala junto a responsável pelo laboratório planejam as atividades que serão desenvolvidas neste ambiente.
• Dois (02) bebedouros no pátio.
• Dois (02) banheiros para os alunos e dois (02) banheiros para os professores, com bacias sanitárias e pias em granito com cubas embutidas,
• Um (01) refeitório amplo, com mesas e bancos.
• Um (01) cozinha ampla, arejada, com fogões industriais, freezer, geladeira, pia em granito e despensa para o armazenamento dos alimentos. O cardápio é elaborado e acompanhado por uma nutricionista. As cozinheiras fazem uso de toucas e
aventais. Os utensílios de uso dos alunos como os copos são de plásticos e os pratos são de vidro. Ao término do lanche as crianças organizam os pratos e talheres em uma mesa.
• Uma (01) sala de professores, climatizada, com cadeiras, mesas, jogos pedagógicos, biblioteca local onde possam realizar o planejamento de suas aulas, terem encontros, reuniões pedagógicas e demais situações que possam vir a ocorrer.
Tivemos acesso ao Projeto Político Pedagógico (PPP) que será reestruturado em 2012, pois há a necessidade de uma atualização. O PPP é elaborado com o auxílio e o equilíbrio das informações que ocorrem durante as assembléias escolares (pais, alunos, professores e demais funcionários), junto ao conselho escolar.
03. DESENVOLVIMENTO – OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE
Nos dias 05,06 e 07 de novembro de 2012, estive na escola observando seus espaços, suas relações, os momentos interacionistas, entrevistando e conversando com as cozinheiras, zeladoras, alguns professores, equipe administrativa (secretária), a coordenação e direção da escola, em seguida entrei na sala do 1° ano onde fiquei os 3 dias, quando entrei em sala as crianças já haviam feito uma oração e estava no momento de leitura, enquanto as crianças liam seus livros, a professora chamava de 3 crianças por vez para tomar a leitura, ela adotou um sistema de reforço apenas para as crianças que tem dificuldade em leitura e escrita, então ela fez um caderno individual para os alunos e todos os dias ela coloca atividades para que as crianças façam
...