Análise do Filme - Pro dia Nascer Feliz
Por: SirleiGomes • 7/11/2017 • Trabalho acadêmico • 1.013 Palavras (5 Páginas) • 2.081 Visualizações
[pic 1]
ATIVIDADES ESTRUTURADAS
Disciplina: DIDÁTICA
Profa. Dra. Soraia Ansara
Sirlei Alves Gomes 201701111251
ATIVIDADE 1 – Análise do Filme “Pro dia Nascer Feliz”
- Quais os temas e/ou problemáticas que o filme aborda?
- Descreva como a Escola é apresentada no filme? Aponte as semelhanças e/ou diferenças com a realidade da escola que você conhece.
- Relacione as reflexões que tivemos em aula, baseada nos textos com o filme, especialmente sobre os vínculos entre Educação e Sociedade.
- O que você destacaria sobre a realidade do professor que atua na Escola Pública?
O filme “Pro dia nascer feliz”, aborda os problemas do cotidiano nas escolas.
Relata a falta de estrutura, de investimento por parte dos governantes e a falta da participação dos pais.
Mostrando dois tipos de escolas: as públicas e as privadas. As públicas com a falta de organização, de incentivo aos professores e o amparo dos familiares com seus filhos. Já as privadas mais investidoras em apoio ao aluno e exploradora de conhecimento intelectual.
Sabemos que a participação da família é muito importante para ambos, tanto para as escolas melhorarem e serem mais cobradas como para o aluno ter mais incentivo.
ATIVIDADE 2 – Explique o que significa a expressão “A Educação é Socialmente determinada”.
Esta expressão significa que a educação, na prática, é determinada para interesses políticos e pedagógicos.
Conforme as relações sociais vão desenvolvendo a ação prática dos homens, vai havendo mais exigências por parte pedagógica.
Os planos pedagógicos são implantados conforme cada período sócio político, como por exemplo, a nova ideia de que o aluno tem que ter disciplinas obrigatórias e as optativas, isso são interesses capitalistas e positivistas.
ATIVIDADE 4 – Análise do filme “Entre os muros da Escola”
- Faça uma breve descrição do filme apontando as cenas que lhe chamaram mais a atenção
- O filme enfatiza muito a prática docente, destacando a relação professor-aluno em situações de conflito e indisciplina. Você concorda com as atitudes do professor em relação aos alunos e com as soluções adotadas por ele na escola?
- Como você solucionaria o conflito do professor com Souleymane?
- O que precisaria ser revisto na prática pedagógica do professor e da escola (postura, didática, técnicas e estratégias de ensino, concepção de educação, outros)
O filme mostra um cenário de conflito entre um professor e uma sala de aula composta por alunos negros africanos, latinos, asiáticos e franceses.
O professor enfrenta problemas como lidar com formação cultural, econômica e racial.
Ele precisa adotar vários meios para que possam atender a todos os alunos, sem deixar que nada interfira no aprendizado de todos.
O caso do aluno chinês que o pai corre o risco de ser deportado por estar ilegal, e o professor teme a falta do garoto. A aluna negra que se nega a atender as ordens do professor. O garoto Soyleumane que tem conflito com o professor e ele acaba sendo levado ao conselho de classe.
Concordo com decisões que um professor tem que tomar e que muitas vezes são dolorosas, mas para que também se mantenha o equilíbrio dos demais em sala de aula.
Acredito que muitas coisas podem mudar, como por exemplo, o reconhecimento de um professor na sociedade. Vejo que são tratados como um simples lecionado e desta forma, os pais não ensinam em casa o respeito devido que se tem que ter.
Apoio à concepção de Pestalozzi, pois o indivíduo tem que desenvolver o intelecto através do ambiente natural, nada de memorização, respeito entre alunos e professor, etc.
ATIVIDADE 5 – Leia o texto complementar “As influências das raízes culturais no processo de ensino-aprendizagem” de destaque as principais ideias do texto apontando os desafios para um trabalho multi/intercultural.
O trabalho multi/Intercultural busca ambientes favoráveis para todos os alunos de culturas, etnias e sociedades diferentes.
Quando um grupo se interage com outros de culturas diferentes, há uma troca de conhecimentos e faz com que o aluno aprenda outras maneiras e costumes.
Essa troca de conhecimentos culturais forma e socializa os indivíduos, estabelecendo uma postura de bom cidadão e pessoa mais humana.
...