Análise dos materiais didáticos em uma aula de matemática
Por: saramlima • 15/3/2019 • Relatório de pesquisa • 1.073 Palavras (5 Páginas) • 285 Visualizações
Claudia Almeida da Silva Amaral RA: 316423170
Mirian Gomes Maciel Lima RA: 316415982
Sara Maciel Lima RA: 316418195
Análise dos Materiais Didáticos Utilizados nas Aulas de Matemática (Primeiro Segmento do Ensino Fundamental – 1º ao 5º ano)
Parte Introdutória
O livro analisado pelo grupo foi “Aprender Juntos” e os demais dados seguem abaixo:
- Coleção: Aprender Juntos - Ensino Fundamental dos Anos Iniciais
- Editora: Edições SM Ltda (Obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida por
Edições SM)
- Autores: Andrezza Guarsoni Rocha e Patrícia Nakata
- Edição: 6ª edição - Ano: 2017.
Presença dos eixos temáticos
Ao percorrer pelas páginas do livro percebe-se que ele apresenta os eixos temáticos propostos pela BNCC, oferecendo aos alunos ferramentas da matemática que auxiliarão na construção, desenvolvimento e aplicação dos conceitos para uma melhor compreensão e atribuição dos significados das atividades propostas, evitando a memorização e mecanização. Há incentivo na interação com os colegas, trabalhando com questões do cotidiano e com desafios através de jogos e brincadeiras.
As ferramentas são utilizadas de maneira lúdica e com situações de sua vivência onde a matemática esteja presente de modo marcante.
Exemplificação dos eixos no livro apresentado:
Eixo 1: reconhecer que a matemática é uma ciência humana, fruto das necessidades e preocupações de diferentes culturas, em diferentes momentos históricos, e é uma ciência viva, que contribui para solucionar problemas científicos e tecnológicos e para alicerçar descobertas e construções, inclusive com impactos no mundo do trabalho.
No livro pode-se perceber que se reconhece e se relaciona os valores de moedas e cédulas do sistema monetário brasileiro, fazendo com que o aluno possa resolver situações simples do cotidiano, interagindo com a cultura do país que vive.
Eixo 2: desenvolver o raciocínio lógico, o espírito de investigação e a capacidade de produzir argumentos convincentes, recorrendo aos conhecimentos matemáticos para compreender e atuar no mundo.
No livro percebe-se que há elaboração e resolução de problemas aditivos e
subtrativos, em que o aluno envolve números de até dois algarismos, desenvolvendo seu raciocínio.
Eixo 3: compreender as relações entre conceitos e procedimentos dos diferentes campos da matemática (aritmética, álgebra, geometria, estatística e probabilidade) e de outras áreas do conhecimento, sentindo segurança quanto à própria capacidade de construir e aplicar conhecimentos matemáticos, desenvolvendo a autoestima e a perseverança na busca de soluções.
No livro pode-se perceber interações de geometria, onde o aluno relaciona figuras geométricas espaciais e figuras planas com objetos familiares do mundo físico.
Eixo 4: fazer observações sistemáticas de aspectos quantitativos e qualitativos presentes nas práticas sociais e culturais, de modo a investigar, organizar, representar e comunicar informações relevantes, para interpretá-las e avaliá-las crítica e eticamente, produzindo argumentos convincentes.
No livro percebe-se que há comparações de comprimentos, capacidades e massas, utilizando-se de termos como mais alto, mais baixo, mais comprido, mais curto, mais pesado mais leve, cabe mais, cabe menos, entre outros, para ordenar objetos de uso cotidiano.
Eixo 5: utilizar processos e ferramentas matemáticas, inclusive tecnologias digitais disponíveis, para modelar e resolver problemas cotidianos, sociais e de outras áreas de conhecimento, validando estratégias e resultados.
No livro pode-se perceber o uso de material dourado para compor e decompor números de até duas ordens, por meio de diferentes adições.
Eixo 6: enfrentar situações-problemas em múltiplos contextos, incluindo-se situações imaginadas, não diretamente relacionadas com o aspecto prático-utilitário, expressar suas respostas e sintetizar conclusões, utilizando diferentes registros e linguagens (gráficos, tabelas, esquemas, além de texto escrito na língua materna e outras linguagens para descrever algoritmos, como fluxogramas e dados).
...