Análise de Políticas Públicas
Por: PaTy Felipe Sá • 19/8/2018 • Trabalho acadêmico • 364 Palavras (2 Páginas) • 216 Visualizações
AD1 - 2018/2 Análise de Políticas Públicas
A partir destas questões elabore um texto reflexivo de uma página no seguinte formato: fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5.
A política e o poder são conceitos complexos e que variam ao longo do tempo na forma como são interpretados. Maquiavel e Hobbes tem conceitos parecidos sobre a ideia de violência, permitindo pensar que, de certa forma, a percepção de violência e poder se relacionam com a política. Aqui trata-se de dois clássicos autores com pensamento político ocidental do século XVI e XVII, se vê que para Maquiavel a principal questão está em estabelecer um Estado em que a sociedade tenha garantias de segurança.
A importante distinção entre eles, é que para Hobbes a questão da violência deve ser ordenada pelo Estado e para Maquiavel a prática da violência é circunstância imediata para a realização da política. Pensando em uma relação incessante com a vida em sociedade, é perceptível que o poder e a política adquirem limites distintos. Violência, política e poder se relacionam de maneira indireta, mas se mantém. O Estado se relaciona por meios de coerção que dispõe pela prática de violência ou ameaça.
Segundo Max Weber o “Poder significa a probabilidade de impor a própria vontade, dentro de uma relação social, ainda que contra toda resistência e qualquer que seja o fundamento dessa probabilidade”. Estabelece-se a partir desse pensamento que para que a vontade seja obedecida é preciso agir com a coação necessária para que os indivíduos obedeçam e pela visão do mesmo, somente o Estado é legitimo para fazer esse uso da violência.
Hannah Arendt “afirma que o exercício do poder pela violência é o momento no qual a política deixa de ser praticada. As ações de terror político são um exemplo de um fenômeno complexo, pois ao mesmo tempo em que eliminam a prática de um determinado tipo de compreensão política arendtiana possuem um impacto na vida política.” Pela percepção de Arendt quanto mais coercitiva a conduta política do Estado, menos poder este exerce sobre a sua sociedade.
...