Análise do Livro didático de acordo com a PNLD
Por: Alessandra Gonçalves de Castro • 9/10/2018 • Resenha • 1.309 Palavras (6 Páginas) • 314 Visualizações
ATIVIDADE PROPOSTA: Análise do livro didático - BORGATTO, Ana Maria T.; BERTIN, Teresinha C. H.; MARCHEZI, Vera Lúcia de C.. Ápis – Letramento e Alfabetização. 3º Ano, 1ª ed. Editora Ática, 2001.
- Quanto aos aspectos gerais:
Os conceitos propostos pelo material se tornam claros, através do uso de mecanismos como, por exemplo, o uso de fluxogramas que refletem em uma explicação simples e objetiva sendo de fácil entendimento para o aluno. Os textos em sua maioria propõem que o leitor interprete e reflita através dos questionamentos, como podemos observar nas páginas 55, 56 e 57: é solicitada a interpretação do texto, e posteriormente, são feitas perguntas referentes ao texto que levam em consideração o ponto de vista do aluno. As atividades exploram diversas formas de trabalhar o conceito de cada capítulo desde o método formal como a leitura e produção textual, até jogos como, palavras cruzadas e atividades orais, valorizando o conhecimento social da criança.
Analisando os textos trazidos no livro, encontramos o poema “Anão e gigante” (pág. 34), que discorre dos momentos de oscilação entre ser gigante e ser anão. O texto relaciona o ser gigante quando o menino é elogiado, coisas boas acontecem e o dia está ensolarado. Ao contrário, ser anão está ligado aos momentos de chuvas e até mesmo quando é chamado atenção por algum erro. Logo, observa-se que há uma relação pejorativa, preconceituosa e de inferioridade para com a nomenclatura anão, podendo assim disseminar pensamentos, falas e práticas preconceituosas entre os alunos através dessa leitura, podendo assim ofender um aluno que possua baixa estatura.
Os textos e as ilustrações estão vinculados, e um exemplo disto é o texto de apresentação da Unidade 3 “Bicharia” (pág. 50), que aborda de forma lúdica as onomatopeias, através dos sons dos animais, ele se encontra centralizado com a ilustração dos animais ao redor do mesmo. As ilustrações do livro facilitam a percepção visual do aluno a respeito do que os textos abordam como podemos observar no texto “Rock do iaque” (pág. 26) que traz como ilustração e complemento a figura de um Iaque (uma espécie de boi selvagem), que para muitos é um animal desconhecido.
- Quanto aos textos selecionados:
Observamos que os textos são diversificados e variados, com distintos autores e gêneros ao longo do livro, e ao final de cada texto apresentado é feita uma referência ao autor e a apresentação da capa da obra de origem. Os textos trazidos não são voltados apenas para o desenvolvimento da leitura da criança, mas também para a compreensão crítica, sociocultural e percepção dos diferentes tipos de gêneros textuais como fábulas, contos, letras de músicas, poemas, histórias em quadrinhos e receitas.
Existe coesão na forma de trabalhar as unidades de acordo com temas propostos e dá segmento nos trabalhos propostos pelo livro, como por exemplo, a Unidade 7 que trabalha “Relato Pessoal” fazendo uma breve introdução mostrando diversos relatos de crianças pelo mundo, seguido da leitura e de atividades relacionadas ao assunto, e com o “Leia mais” que aparece ao final da unidade apresentando propostas de leituras complementares referentes ao tema.
Dessa forma amplia-se a experiência de leitura do aluno com tal diversidade literária, e também a partir do momento que sugere no final de cada unidade trabalhada as leituras complementares aos alunos.
- Quanto às atividades de exploração do texto (leitura):
De maneira geral podemos afirmar que o livro colabora para construção dos sentidos pelo leitor, nas seções nomeadas “interpretação de texto” são trazidas questões de compreensão e ao final de algumas atividades é pedido que o aluno se posicione utilizando seus argumentos, não se restringindo apenas à localização de informações, como na página 122 na seção “produção de texto em prosa”, onde é solicitado aos alunos que ajudem a personagem Vera a solucionar um problema.
Em algumas atividades também podemos observar a exploração das propriedades discursivas e textuais, quando é solicitado na seção “produção de texto” da página 108, uma atividade em que os alunos em dupla deverão escrever um conto se utilizando primeiramente da oralidade, e a partir disso farão o registro escrito.
- Quanto às propostas de produção de texto (escrita):
O livro explora diversos tipos de gêneros textuais como por exemplo: poema (p.38) , história em quadrinhos (p.29), conto (p.92), fabula (p.81), etc. Em todas as unidades existe um tópico referente “Produção de texto” e nele é proposto uma atividade escrita de acordo com o com o gênero e o tipo de texto apresentado na unidade. Por exemplo, a unidade 1 que fala sobre os diferentes tipos de histórias propõe como atividade aos alunos a criação de uma história em quadrinhos a partir das imagens apresentadas (pág. 29).
- Quanto aos conhecimentos linguísticos (gramática, análise sintática, regras da língua geral) as atividades:
A partir da análise em grupo do material didático, foi feito um comparativo dos tipos de atividades que são sugeridas pelo livro e concluímos que os conhecimentos gramaticais são trabalhados em menor escala em comparação com a leitura e oralidade, acreditamos que isso aconteça por ser um material de alfabetização e letramento voltado para o terceiro ano. Porém, mesmo não sendo trabalhada de forma massiva, quando exigida na unidade do material ela é coerente com o tema abordado. Podemos visualizar esse exemplo na Unidade 5 (pág. 90) onde a partir de um conto são trabalhadas questões de gênero: feminino e masculino, adjetivos, sinais de pontuação, número: singular e plural e c e ç.
...