Artigo Científico
Por: Tainá Maria Corrêa • 2/8/2016 • Artigo • 3.646 Palavras (15 Páginas) • 336 Visualizações
UNIVERSIDADE DE UBERABA
INSTITUTO DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES
CURSO A DISTÂNCIA DE PEDAGOGIA
TAINÁ MARIA CORRÊA
TCC
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
AFONSO CLAUDIO
MAIO DE 2016.
UNIVERSIDADE DE UBERABA
INSTITUTO DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES
CURSO A DISTÂNCIA DE PEDAGOGIA
TAINÁ MARIA CORRÊA
TCC
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
TCC apresentado ao Instituto de Formação de Educadores Universidade de Uberaba Uniube, como parte das exigências à conclusão do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, da Etapa VIII do Curso de Pedagogia à distância – EAD.
Professora: CINTIA RESENDE CORREA
AFONSO CLAUDIO
MAIO DE 2016
A EDUCAÇÃO INFANTIL E A FORMAÇÃO DE LEITORES
MARIA, Tainá Maria Corrêa, UNIUBE, tainamariacorrea@gmail.com; Afonso Cláudio/2016.
RESUMO
A Literatura Infantil estabelece uma fonte de prazer para os leitores, estimulando emoções, transmitindo mensagens e construindo experiências. O estímulo à leitura é de fundamental importância para o desenvolvimento intelectual infantil. Este trabalho apresenta, como questão central, a importância da Literatura Infantil para o desenvolvimento da criança e a inserção de projetos. A presente pesquisa pretende provocar uma análise às funções e à importância da literatura na Educação Infantil. A pesquisa se dá através da revisão bibliográfica com foco na linguagem e interação dos alunos da Educação Infantil com a literatura através de poemas, contos e histórias, preenchendo de modo particular a experimentação do mundo e a ordenação das vivências infantis e a didática através da Pedagogia de projetos.
Palavras-chave: Literatura Infantil; Linguagem literária, Pedagogia de projetos;
INTRODUÇÃO
A EDUCAÇÃO INFANTIL E A FORMAÇÃO DE LEITORES
A Literatura infantil preenche, de modo particular a experimentação do mundo e a ordenação das vivências infantis. Entendida em dois momentos na forma de comunicação sistemática das relações da realidade através da história e na mediação entre a criança e o mundo a linguagem.
Desde a antiguidade tanto a leitura quanto a escrita, exercem grande importância na evolução da humanidade. Mas, saber decodificar letras em sons e codificar sons em letras, não é sinônimo de capacidade em utilizar a língua materna, pois essa capacidade de uso é equivalente à possibilidade de falar, escutar, escrever e ler em diferentes contextos de comunicação. Cabe a escola e principalmente ao educador, relacionar as práticas de uso da linguagem às praticas sociais.
No início da vida escolar, já na Educação Infantil, é necessário o trabalho com textos que circulam socialmente, dando maior importância a Literatura Infantil. O contato da criança com materiais de leitura deve ser constante para que desperte o gosto por esse ato, tornando-se um hábito e não um momento esporádico.
A Literatura Infantil, utilizada de modo adequado, é um instrumento de suma importância na construção do conhecimento do educando, fazendo com que ele desperte para o mundo da leitura não só como um ato de aprendizagem significativa, mas também como uma atividade prazerosa.
Na atualidade percebemos que as crianças não têm mais o mesmo interesse pela Literatura Infantil, estão muito mais interessadas nas novas tecnologias, deixando de lado os tão importantes livros.
Sabemos que esse desinteresse pela leitura, acarreta grandes problemas futuros, dentre eles dificuldades em produzir e interpretar textos, e ainda se tornar um indivíduo com grandes dificuldades em compreender de forma crítica a sociedade em que vive.
Queremos mostrar a nossas crianças que é a partir da literatura infantil que se desenvolve a imaginação, e se a leitura for cultivada desde cedo poderemos adquirir diversos conhecimentos, tais como: enriquecimento do vocabulário, desenvolvimento da criatividade, sensibilidade, escrita, além do prazer que a leitura nos fornece.
Sabemos que as crianças gostam de ouvir histórias, e é nesses primeiros anos de vida que os pais devem incentivar seus filhos, contando historinhas e mostrando-lhes livros ilustrados, de preferência com gravuras, onde sejam abordados o universo infantil. Desta maneira acreditamos que a criança terá mais interesse no ato de ler, através do incentivo e da prática de leitura seja por ela mesma ou por seus pais e professores.
A literatura concede ao leitor a possibilidade de desdobramento de suas capacidades intelectuais, o saber é adquirido através de suas experiências desencadeando uma maior visão compreensiva e a aquisição da linguagem, através da audição, leitura ou compreensão da história.
A literatura infantil possui uma dupla função, sob a ótica do adulto, participa do processo de educação da criança, transmitindo valores e envolvendo-se com a sua formação moral e sob a ótica infantil, torna-se um meio de exploração do imaginário, expandindo seus conhecimentos e linguagem.
O jogo simbólico ou o faz-de-conta propicia à criança a oportunidade de estar em contato com uma realidade diferente da sua. Esta realidade é transformada de acordo com seus desejos, sendo adaptada de acordo com a sua possibilidade de compreensão. Enquanto expressa a interpretação que faz do mundo, a criança também amplia a sua compreensão sobre ele.
É importante que a criança vivencie as atividades de literatura infantil na escola. A partir da representação de diferentes papéis (lobo mal, vampiro, pai, mãe, etc.) a criança experimenta diferentes vivências.
Ouvir e ler histórias são entrar em um mundo encantador, cheio ou não de mistérios e surpresas, mas sempre muito interessante, curioso, que diverte e ensina. É na relação lúdica e prazerosa da criança com a obra literária que temos uma das possibilidades de formarmos o leitor. É na exploração da fantasia e da imaginação que se instiga a criatividade e se fortalece a interação entre texto e leitor. Quem de nós não lembra com saudades das histórias lidas e ouvidas quando crianças? Daquela historinha contada por nossos pais ao pé da cama antes de dormir? Ou daquela contada e interpretada pela professora nas primeiras séries do ensino fundamental?
...