As Avaliações, As Políticas Educacionais E A Qualidade Do Ensino.
Por: fefenanda • 29/10/2015 • Trabalho acadêmico • 2.457 Palavras (10 Páginas) • 593 Visualizações
Curso Pedagogia
Projeto Atividade Prática Supervisionada
Nome: Fernanda Silva de Santana
RA: C65ABA-7
As Avaliações, As Políticas Educacionais E A Qualidade Do Ensino.
Campus Marquês
Maio/2015
Sala 502
Sumário
Introdução.......................................................................................................01
Politicas Publicas de Educação em Prol da Qualidade do Ensino..................02
A LDB - Lei de Diretrizes e Bases...................................................................04
Escolas Estadual General Humberto de Souza de Melo.................................05
Entrevista.........................................................................................................06
Considerações Finais.......................................................................................07
Referências Bibliográficas................................................................................08
Introdução
O trabalho apresenta historia das politicas publicas de educação no Brasil a partir de 1930, seus avanços e suas dificuldades em atender os anseios dos brasileiros, em particular dos trabalhos de baixa renda.
A educação no Brasil sempre esteve sob o domínio da elite, colocadas em segundo plano pelos os governantes, que nunca se preocuparam em desenvolver politicas adequadas na perspectiva de abolir os problemas com o analfabetismo da população.
Falar do manifesto dos pioneiros da e educação, com base da luta pela organização do sistema de educação e da gratuidade do ensino fundamental. Também mensura a organização do ensino superior e dos avanços da educação em prol de todos os brasileiros.
Apresenta ainda, a entrevista na Escola Estadual General Humberto de Souza Melo, realizada com a diretora, sobre os mecanismos de avaliação da quantidade da educação dos alunos matriculados e da sua localização no bairro da Parada de Taipas.
Relata a situação do bairro da Parada de Taipas, sua densidade populacional, além do crescimento acelerado da sua economia e das unidades escolares instaladas no subdistrito de Taipas que pertence ao Distrito de Pirituba.
Mostra os avanços com a educação a partir da promulgação da Constituição Federal de 1988, bem com a educação infantil e da afirmação da obrigatoriedade do ensino fundamental para todas as crianças com idade. Aborda ainda, a historia da educação brasileira, focalizando sua legislação, as politicas publicas implantadas e o espaço reservado á educação infantil.
Politicas Publicas De Educação Em Prol Da Qualidade Do Ensino.
A partir do governo Vagas a elaboração das politicas publica e sociais foram sendo construídas na perspectiva da liberação do país da crise, na qual estava imerso. Vargas instituiu o Ministério do Trabalho, Indústria e Comércios, criando assim, medidas de proteção á economia nacional, concedendo benefícios á classe trabalhadora, conferindo direito ao voto as mulheres [...], porem foi marcada também por ações intervencionistas, por conflitos armados, por censuras e repressão aos seus opositores, além da ditadura implantada pelo Estado Novo... Conforme FAUSTO (2007,p.372), prendeu, perseguiu, torturou, forçou ao exilio.
No campo da educação a primeira atitude do Governo Vagas foi em 1930, criar o ministério da Educação e Saúde Publica, cargo assumido pelo Ministro Francisco Campos responsável pela reforma educacional. Essa reforma foi o primeiro passo na organização nacional do ensino, estruturações das universidades e criação do Conselho Nacional de Educação. No processo também foi incluído o ensino secundário que passa a ter dois ciclos: Um de ensino fundamental de cinco anos e outro complementar de dois anos, este ultimo visando a preparação para o curso superior.
Segundo GHIRALDELLI (2008) Francisco Campos através do Decreto 20.158 organizou o ensino comercial e regulamentou a profissão de contador. Embora essa reforma tenha representado importantes avanços para a educação brasileira, todavia, desenvolveu uma politica de educação seletiva e discriminatória. Em 1932 Fernando de Azevedo, Anísio Teixeira e Florestan Fernandes, apresentaram o documento que fico conhecido como o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, diferente do modelo de educação tradicional no país. Este defendia uma educação publica, laica, gratuita e obrigatória, distinguindo os educadores liberais dos conservadores católicos.
Em 1934 com a promulgação da Constituição é que a educação apareceu como direito de todos e dever da família e dos poderes públicos. Embora a constituição, cujo capitulo referente à educação, fosse inspirada nas ideias liberais do Manifesto dos Pioneiros e apresentassem avanços na busca por soluções dos problemas educacionais, isso, durou ate 1937.
Para os educadores alinhados com o movimento renovador o plano de educação era entendido como instrumento de introdução da racionalidade científica na política educacional, para Getúlio Vargas e Gustavo Capanema o plano era um instrumento destinado a revestir de racionalidade o controle político-ideológico na educação.
(SAVIANI, 2008, p. 179)
Muitos decretos-leis foram assinados entre 1942 e 1946, Leis Orgânicas do Ensino. Nessa
...