As Avaliações, as Políticas Educacionais e a Qualidade do Ensino.
Por: BrunaPizzol • 16/11/2015 • Relatório de pesquisa • 734 Palavras (3 Páginas) • 429 Visualizações
introdução
O presente trabalho tem a função de apresentar os resultados obtidos através das pesquisas realizadas na Escola Plínio Rodrigues de Moraes. Esta tem como objetivo ensinar e preparar cidadãos conscientes. A finalidade do trabalho é analisar como As Avaliações, as Políticas Educacionais e a Qualidade do Ensino estão no sistema escolar brasileiro. Para uma melhor construção e desenvolvimento do presente trabalho, todas as atividades foram separadas igualmente para todos os participantes da equipe. E nós cumprimos com o nosso papel de equipe, ajudamos uns aos outros, nos unimos com o mesmo objetivo. Felizmente, todas as tarefas foram desenvolvidas no prazo e o trabalho foi concluído com sucesso.
Avaliações
Descrisão
No final dos anos 80 surgiram os primeiros estudos para a criação das avaliações externas nas escolas, Saeb, o qual tinha a finalidade de coletar dados que ajudassem na política educacional. No início houve uma resistência por parte das esquipes escolares, mas com os resultados se convenceram de que o país estava dando um grande passo na educação. A justificativa para a criação dessas avaliações era informar a sociedade dos sistemas educativos e de seus desempenhos.
As avaliações externas ganharam força em 2005 após o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) se dividir em duas partes: a Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Anresc), mais conhecida como Prova Brasil, e a Avaliação Nacional da Educação Básica (Aneb).
A Prova Brasil é uma avaliação aplicada no 5° e no 9° ano, do ensino fundamental de escolas públicas nas redes municipais, estaduais e federais contendo questões de múltipla escolha. Seus resultados são utilizados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Já a Aneb é uma avaliação aplicada no 5° e 9° ano do ensino fundamental, e no 3° ano do ensino médio nas redes públicas e privadas. O objetivo destas avaliações é avaliar o sistema educacional como um todo.
No ano de 2013 foi encorporada ao Saeb uma nova avalição, a Avaliação Nacional de Alfabetização (Ana) que tem por objetivo avaliar a alfabetização nas escolas públicas, ela é aplicada nos 3°anos do ensino fundamental. Diferentemente das outras duas avalições que ocorrem bianualmente, esta ocorre anualmente.
Escola
Apresentação da escola
Contruída em 1928, a Escola Estadual “Plínio Rodrigues de Moraes”, foi fundada no Governo de Julio Prestes, com o nome de Ginásio do Estado, as aulas iniciaram-se em 6 de fevereiro de 1928 e atendia 119 alunos entre idade de 14 a 33 anos, de Tietê e região. Em 21 de julho de 1942 passou a ser chamada de “Plínio Rodrigues de Morais”, homenagem prestada ao antigo prefeito de Tietê.
Atualmete a escola é a única na rede estadual da ciadade, atende 1727 alunos nos períodos: manhã, tarde e noite, com Ensino Médio regular e Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Tornou-se referência na região por possuir exelente equipe pedagógica e oferecer ensino de qualidade, contando com uma equipe de 93 professores e 32 funcionários.
Sua infraestrutura é composta por 2 laboratórios, 2 quadras esportivas, refeitório, biblioteca, sala de leitura, auditório, área verde, pátios e 21 salas de aula ativas. Além de uma ótima localização.
Análise da entrevista
Entrevistamos a Vice-diretora da Escola Plínio Rodrigues de Moraes a Lucia Cristina e a Professora Juliana. As duas participam das avaliações externas dentro da escola. Elas consideram estas avaliações de grande valia na educação, pois com elas se podem observar os pontos positivos e aqueles que precisam de mais atenção e investimento.
...