As Cidades Educadoras
Por: lucasbernardo21 • 4/5/2021 • Trabalho acadêmico • 332 Palavras (2 Páginas) • 204 Visualizações
A Coreia do Sul e o Canadá apresentam propostas de atividades curriculares aos fins de semana. Na Coreia do Sul é possível ter aulas de reforço escolar, entre outras atividades aos fins de semana, isso sem considerar a carga de aula diária que em alguns locais chega a até 13 horas, o que demonstra o interesse no futuro de seus jovens. Já o Canadá oferece oficinas para identificação de carreira aos finais de semana, dando a oportunidade aos jovens a partir dos 14 anos sejam expostos à realidade profissional.
Lançada em 2011 o Programa Dinheiro Direto nas Escolas Interativo (PDDE Interativo) é uma ferramenta de apoio à gestão escolar. Pela plataforma é possível acessar programas e ações que podem gerar transferência de recursos às escolas públicas. Estão alocados hoje no sistema os programas Educação Conectada e Escola Acessível entre outros.
O Projeto Brasil Gestão tem por objetivos modernizar a página de acesso ao PDDE, desenvolver um novo Sistema de Planejamento Estratégico Escolar, elaborar conteúdo auto instrucional para subsídio ao planejamento escolar e implantar Business Intelligence para otimizar os processos internos da Coordenação-Geral de Apoio à Gestão Escolar (CGGE).
Criado em 2019, o Projeto Forma Brasil busca prestar apoio técnico aos sistemas de ensino da educação básica, por meio da disponibilização de portal eletrônico que contenha informações, experiências e ferramentas que facilitem a elaboração e readequação de planos de carreira para os profissionais da educação e fomentar estratégicas que contribuam para a valorização e a atratividade da carreira docente.
Em meu estado existe o Programa de Qualidade da Escola que promove a melhoria da qualidade do ensino e a equidade do sistema. Apresenta, para cada escola, um indicador de qualidade do ensino (IDESP) e estabelece metas para o aprimoramento desta qualidade.
O projeto, através de Eventos Educacionais organizados e executados pelos alunos podem mostrar a importância da educação para a comunidade e os projetos de formação inicial para os jovens dão suporte para a reestruturação social a partir daquele ponto de partida, ambos destacando o protagonismo do estudante.
...