As Competências Básicas FNDE
Por: Khetelen • 25/6/2019 • Relatório de pesquisa • 426 Palavras (2 Páginas) • 286 Visualizações
Identificar um problema educacional em sua comunidade e fazer uma análise crítica contextualizando - o e propondo possíveis caminhos para solucioná-lo.
INTRODUÇÃO
Atualmente, quando se compreende que estamos na era dos direitos, pensa-se desigualmente acerca das necessidades especiais, por essa causa optei o tema INCLUSÃO, como uma possível dificuldade educacional e buscar soluções, pois na nossa escola é notório que a cada ano que passa, acrescenta o número de matricula de estudantes com necessidades especiais.
A ruptura com o sistema de ideias da exclusão, visa a prática de uma política de inclusão que vem sendo discutida, e estudada em vários países entre eles o Brasil, respaldada pela Constituição Brasileira (1988), pela Conferência Mundial de Educação para todos em Jontiem (1990), pela Declaração de Salamanca (1994), e a LDB 9394/96, art. 58, parágrafo 1º.
O FNDE colabora através de seus Programas: PDDE (Programa dinheiro direto na escola), PNAE (Programa Nacional da Alimentação Escolar), PTE (Programa do Transporte Escolar) vem promover o trabalho de inclusão em nossos colégios. Com o PDDE é possível obter material e aparelhamento adaptáveis, arquitetar banheiros e rampas adaptadas, certificar os educadores para lidar com esses educandos.
PROPOSTA DE SOLUÇÃO
• Investir nos aparelhamentos apropriados, compra de materiais, edificação de rampas, utilizando PDDE para o alcance desses materiais;
• Capacitar os profissionais que trabalham direto e indiretamente com os educando, com palestras, cursos, seminários, sessão de estudos, etc, incluindo a verba do PDDE;
• Ofertar aos alunos inclusos (ANEE) alimentação adequada que atenda suas necessidades nutricionais durante sua permanência em sala de aula com ajuda do PNAE;
• Proporcionar o acesso à escola aos estudantes inclusos (ANEE) que residam em área rural, através de recursos (PTE).
CONCLUSÃO:
A inclusão traz para todos nós o desafio de mudarmos nossa forma de ver o mundo, de agir e de pensar.
Temos uma grande oportunidade quando convivemos com as pessoas que são diferentes de nós. Oportunidade de crescermos, de nos tornarmos melhores, mais solidários e mais humanos. Todos se transformam nesta convivência. A escola tem um papel fundamental para a mudança deste olhar.
Ao iniciar este trabalho comecei lendo o próprio módulo Competências básicas para compreender melhor os programas do FNDE, em seguida analisei livros, e pesquisei em alguns sites que falam sobre a inclusão. E finalizei que, sem essas recreações talvez não apresentássemos condições de lhe dar com tantos problemas que uma escola enfrenta.
...