As Dificuldades da Aprendizagem
Por: IzaGra • 3/7/2015 • Trabalho acadêmico • 1.708 Palavras (7 Páginas) • 273 Visualizações
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM E DISTÚRBIOS DE APRENDIZAGEM:
FACILITADORA : PEDAGOGA E PSICOPEDAGOGA Conceição Moraes
O que é Aprendizagem?
O Processo pelo qual as competências, habilidades, conhecimentos, comportamentos ou valores são adquiridos ou modificados, como resultado de estudo, experiência, formação, raciocínio e observação. Deve ser devidamente orientada e é favorecida quando o indivíduo está motivado.
[pic 1]
[pic 2]
A educação, atualmente, percorre grandes e variadas discussões, e, o fracasso escolar é uma realidade visível. Pesquisas confirmam o fracasso escolar como um desafio a ser vencido.
Identificar com quem atua diretamente com o aluno, o professor, considerando-o um personagem importante no diagnóstico de alunos com dificuldades/distúrbios de aprendizagem, pois, muitas vezes, crianças com essa problemática recebem estigmas ou atitudes equivocadas referentes às suas ações na sala de aula.Isso nos faz pensar que o professor precisa rever seus métodos de ensino, seus conhecimentos práticos e teóricos e ir à busca do conhecimento.
O sucesso na aprendizagem exige comprometimento responsável de todos os envolvidos, cabendo a cada um a realização de sua parte junto ao processo. Professor e aluno autores e sujeitos da aprendizagem.
A aprendizagem significativa pressupõe dois requisitos necessários ao êxito em sua ocorrência:
- O material de aprendizagem ser potencialmente significativo ao aprendiz;
- A disposição do aprendiz em relacionar o novo conteúdo a sua estrutura cognitiva, de maneira substantiva e não arbitrária.
O QUE SÃO DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM?
- Entraves no processo de aprendizagem provocados por problemas cognitivos e/ou emocionais, mas também por situações geradas pela variável escola e pelos ambientes educacionais.
- Caracteriza-se por um resultado substancialmente abaixo do esperado no aluno, no desenvolvimento de elementos básicos como: escuta, fala, leitura, escrita, raciocínio lógico e habilidades matemáticas.
As DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM :
- Tem caráter cultural, social, afetivo, funcional e pedagógico. São pluricausais;
- Fazem parte da realidade de toda sala de aula;
- Estratégias educacionais ineficientes/professores despreparados;
- É passível de ser superado;
- A escola deve dar conta, facilitando o processo de aprendizagem;
- São diagnosticados antes do término do ensino fundamental;
- Desnecessário o auxílio de uma equipe multidisciplinar para sanar, mas o comprometimento de toda a comunidade escolar e apoios pedagógicos se fazem necessários, na garantia da efetivação do direito a aprender.
PORTANTO:
- Cada criança aprende em tempo próprio,através de interações pessoais;
- Implica que cada profissional trabalhe de forma inclusiva,individualizada,com as dificuldades do aluno, atuando de forma diferenciada;
- Cada aluno vivencia a aula em função de suas experiências pessoais, seus recursos intelectuais, seu contexto sócio-histórico-cultural( Vygotsky);
- O apoio pedagógico, através da ludicidade, de forma divertida, como jogos, situações problema, trabalhando o concreto, dando sentido ao que está estudando, relacionando-os à aplicabilidade no cotidiano.
Portanto os motivos para que um estudante experimente dificuldades de aprendizagem são vários e demandam atenção de professores e orientadores na sua identificação.
Entre os principais fatores que contribuem para que um aluno tenha dificuldades de aprendizagem, podemos destacar:
- Questões Educacionais ou ambientais; . Estratégias Educacionais ineficientes;
- inadequação metodológicas; .Material didático inadequado; .Professores sobrecarregados;
- má formação de professores com inadequação pedagógica; .
- ausência de um Projeto Pedagógico bem consolidado com a comunidade pedagógica,
- Salas superlotadas;
- Baixa motivação; .Fatores econômicos; . Problemas no núcleo familiar;
- Perturbações Emocionais; . Alimentação incorreta em quantidade e/ou qualidade;
. Questões sociais.
DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM : o termo “dificuldade” está mais relacionado a problemas de ordem psicopedagógica e/ou sócio - culturais, ou seja, o problema central não está centrado apenas no aluno.são reversíveis e superáveis.
DISTÚRBIO DE APRENDIZAGEM: Refere-se mais a questões intrínsecas do aluno, como disfunções neurológicas , é patológico. Está mais vinculado ao aluno, na medida em que sugere a existência de comprometimento neurológicos . Eles são causadas por diferenças em como o cérebro de uma pessoa funciona e como ele processa a informação.São crônicos, porém contornáveis.
Quando falamos de Distúrbio de aprendizagem, falamos de algo orgânico, que a pessoa nasceu com ele, ou seja, uma síndrome.
Quando falamos em Dificuldade de aprendizagem, falamos de uma falta de aproveitamento das habilidades cognitivas, ou seja, as ocorrências do corpo e mente em não compreender o que se está estudando ou buscando.
Só é procedente referir distúrbio de aprendizagem em relação a crianças que:
- Apresentam um quociente intelectual normal, muito próximo da normalidade ou mesmo superior;
- Possuem ambiente sócio-familiar normal;
- Não apresentam deficiências sensoriais e nem afecções neurológicas significativas;
- O seu rendimento escolar é manifesto e reiteradamente insatisfatório.
Os distúrbios de aprendizagens estão associados às dificuldades de aprendizagem, detectadas inicialmente pelo professor e encaminhado a uma equipe multidisciplinar, responsável por diagnosticar estes distúrbios para assim minimizar os conflitos nas situações de aprendizagens.
...