TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Fases do desenvolvimento

Por:   •  7/5/2018  •  Dissertação  •  687 Palavras (3 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 3

Fases do desenvolvimento

Jean Piaget nasceu em 1896 na Suíça. Era biólogo e dedicou-se em saber como os homens constroem o conhecimento. Seus métodos de pesquisa eram a partir de observações (com seus filhos) e representais a uma vez que criava situações problemas para crianças, desta forma analisando seus comportamentos e fases do desenvolvimento. Piaget trata o desenvolvimento sendo algo linear com fases definidas para cada idade tendo uma pequena variação, uma vez que a inteligência é a organização do conhecimento e de estruturas formadas a partir de descobertas.

Tudo começa pela assimilação, um conflito cognitivo que busca conhecer o objeto e agir sobre ele. A acomodação é um esquema formado por ter conhecido o objeto e carecer que se mude para desta forma entender cada vez mais, uma vez que o meio solicitar cada vez mais.

A equilibração é um processo dinâmico, pois está sempre em construção de aprendizagem, como se embaralhasse e reorganizasse sempre. Contudo é também estável, pois estruturas cognitivas, formadas e aprendidas não se perdem podendo ser readaptadas, mas não esquecidas.

A partir de experiências físicas e lógicas, Piaget trata se dois tipos de abstração, são elas empíricas e reflexivas uma vez que a primeira é ação do sujeito sobre o objeto, são os sentidos e a noção de características. Já na abstração reflexiva constitui na relação entre objetos como iguais, maior, menor, mais, menos, entre outros, é a construção mental, requer uma analise e implica pensar na ação sobre o objeto.

Segundo Piaget, no desenvolvimento cognitivo há estágios que são dependentes e sucessivos. No estágio sensório-motor se dá a partir do nascimento até em média de dois anos de idade.

Em um primeiro momento a criança é condicionada a reflexos, coordenações repetitivas e circulares, relação com objeto e olhar para o que esta ouvindo, porém não há uma intencionalidade. Em torno do quarto ao nono mês, inicia-se a intencionalidade de meios-fins, fazer algo para chegar ao desejado. Do nono ao décimo oitavo mês a criança passa a ter intencionalidade e diferentes meios para chegar ao que deseja, já procura algo onde vira pela última vez e em nível posterior já consegue analisar a situação e decidir como irá fazer algo. Por fim, do décimo oitavo ao vigésimo quarto mês a criança passa a representar e possui a compreensão de que o objeto pertence ao meio. Este estágio é a preparação para a fala e construção do mundo a partir das sensações.

No estágio pré-operatório começa a introdução à linguagem, destaca-se a socialização, o egocentrismo e o início da moralidade por volta dos três anos de idade, e o reconhecimento de se mesmo.

Por fim, o estágio operatório em média dos 6/7 anos em diante, é subdividido em concreto e formal: No operatório concreto é necessário ter vivenciado ou saber do que se trata, um exemplo é que nas escolas, problemas matemáticos sempre envolvem questões concretas. Já no operatório formal o sujeito é capaz de lidar com hipóteses, nas escolas, termos como átomos e camadas de valência, por exemplo, podem ser entendidos pelos alunos.

A teoria piagetiana é estudada no âmbito da educação por se tratar de conceitos importantes da fase de desenvolvimento, necessárias nesta área. Sua teoria não é metodológica,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (43.9 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com