As Propostas Pedagógicas
Por: 92440457 • 20/8/2019 • Projeto de pesquisa • 742 Palavras (3 Páginas) • 131 Visualizações
1. Objetivos
Tem por objetivo organizar sobre as propostas pedagógicas na educação infantil, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, reúnem princípios fundamentos e procedimentos definidos pela Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação, para orientar as políticas públicas e a elaboração, planejamento, execução e avaliação de propostas pedagógicas e curriculares de Educação Infantil.
2. Definições
Primeira etapa da educação básica, oferecida em creches e pré-escolas, que educam e cuidam de crianças de 0 a 5 anos de idade no período diurno, em jornada integral ou parcial, constrói sua identidade pessoal e coletiva ,brinca, imaginar, fantasia, deseja, aprende, observa, experimenta, narra, questiona e constrói sentidos sobre a natureza e a sociedade, produzindo cultura é elaborado num processo coletivo, com a participação da direção, dos professores e da comunidade escolar.
3. Concepção da Educação Infantil
A vaga em creches é pré-escolas devem ser oferecidas próximas as residências das crianças são consideradas Educação infantil, a jornada com duração igual ou superior a sete horas diárias, compreendendo o tempo total que a criança permanece na instituição.
4. Princípios
Éticos: da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum.
Políticos: dos direitos de cidadania, do exercício da criticidade e do respeito à ordem democrática.
Estéticos: da sensibilidade, da criatividade, da ludicidade e da liberdade expressão.
5. Concepção de Proposta Pedagógica
Construindo novas formas de sociabilidade e de subjetividade comprometidas com a ludicidade, e democracia, a sustentabilidade do planeta e com o rompimento de relações de dominação etária, socioeconômica, étnico-racial de gênero, regional, lingüística e religiosa.
6. Objetivos da Proposta Pedagógica
Deve ter como objetivo garantir à criança acesso ao processos de apropriação, renovação e articulação de conhecimentos e aprendizagens de diferentes linguagens, assim como o direito à proteção, à saúde, à liberdade, à confiança, ao respeito, à dignidade, à brincadeira entre outras.
7. Organização de Espaço, Tempo e Materiais
A participação, o diálogo e a escuta cotidiana das famílias, o respeito e a valorização de suas formas de organização. Os reconhecimentos das especificidades etárias, das singularidades individuam e coletivas das crianças, contribuições histórico-culturais dos povos indígenas, afro-descendente, asiáticos, europeus e de outros países da Americana.
8. Proposta Pedagógica e Diversidade
O reconhecimento, a valorização, o respeito e a interação das crianças com as histórias e as culturas africanas, afro-brasileiras, bem como o combate ao racismo e à discriminação. Valoriza a dignidade da criança como pessoa humana e a proteção contra qualquer forma de violência – física ou simbólica – e negligência.
9. Proposta Pedagógica e Crianças Indígenas
Proporciona uma relação viva com os conhecimentos, crenças, valores e da continuidade à educação tradicional oferecida na família e articula-se às práticas socioculturais de educação e cuidado
...