As Vivencias Educativas
Por: danielemdesouza • 14/10/2023 • Trabalho acadêmico • 1.786 Palavras (8 Páginas) • 76 Visualizações
INTRODUÇÃO À PESQUISA
VIVÊNCIAS EDUCATIVAS
TEMA: MUSICALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Acadêmicos: ANDREZA DA SILVA FERREIRA
DANIELE MAGALHÃES DE SOUZA
GEISSE DUTRA DA SILVA
RUTH VIEIRA DE FREITAS
VIVIAN PINHEIRO DE ALMEIDA
Tutor Externo: VÂNIA LUCIA PASQUALINE DEGRANDE
RESUMO
O objetivo geral deste paper é examinar diferentes conceitos de musicalização nas escolas de educação infantil. A metodologia utilizada baseia-se em pesquisa bibliográfica, onde é feita referência às ideias de alguns teóricos para apoiar este trabalho de forma sistemática e consistente com o seu título. As ideias do autor descritas na obra podem servir de referencial teórico para pesquisas sobre temas relacionados à educação musical. Os argumentos apresentados apontam para a necessidade de implementação da música na educação infantil com o objetivo de fortalecer suas características por meio de práticas pedagógicas que contribuam para a compreensão da história da música e da cultura local e global. De maneira que fortalece ainda mais o conceito de que a musicalização como forma de acrescentar ainda mais na aprendizagem só apresenta benefícios tornando o ambiente escolar mais prazeroso.
Palavras-chave: vivencias educativas, musicalização, educação infantil.
1. INTRODUÇÃO
O papel da música na vida das pessoas é inegável. Existe em muitos contextos, especialmente em contextos socioculturais que a música é considerada uma expressão artística, seja no âmbito popular ou erudito, que transmite mensagens em diferentes manifestações através de sons, emoções e traços históricos de nossos antepassados. A educação deve ser vista como um processo multidisciplinar e contínuo, carente de métodos e estratégias musicais destinadas a estimular a aprendizagem e a motivação. Portanto, tem como objetivo estudar os diferentes conceitos de que a musicalização nas escolas de educação infantil pode ser um facilitador do processo de ensino e aprendizagem. A partir disso, podemos compreender a relevância da musicalização na educação infantil, pois permite a interação e o desenvolvimento de habilidades pessoais como: memória, audição, coordenação motora, observação e percepção de sons.
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
O papel da música no ambiente escolar, favorece o desenvolvimento artístico, onde contribui com o processo de ensino e formação do aluno. Ela contribui para o desenvolvimento cultural, psicomotor, socioafetivo, cognitivo e linguístico, facilitando o gosto pela arte.
“Ferreira (2002) salienta que a música, no que toca ao sistema motor, é capaz de permitir a criança o aprimoramento de sua coordenação motora, mais precisamente no que diz respeito ao ritmo, influindo para um desenvolvimento mais rápido e natural da escrita e leitura.” Presença e a importância da música inicia- se nos primeiros estágios de nossas vidas. E ela é inserida na prática pedagógica nos primeiros anos da educação infantil, sendo uma ferramenta que auxilia no processo formativo da criança, além da inclusão e integração social.
A musicalização introduzida no aprendizado infantil, conduz a criança a desenvolver habilidades de ouvir melhor, onde ela será capaz de atribuir sentido aos sons que preenchem o mundo.
“As contribuições de Bréscia (2003) ressaltam que o aprendizado musical pode expandir a atividade cerebral, consequentemente, possibilitando um melhor rendimento escolar, além, é claro, de reforçar o desenvolvimento da afetividade e socialização com os demais.”
A inclusão da música na educação infantil, seria trazer para o aluno, opções de expressão de linguagens. Ajudando assim, a desenvolver o gosto pela cultura e assim expressar-se futuramente através dela.
“Segundo Oliveira (1999, p. 42), é a necessidade de comunicação que impulsiona, inicialmente, o desenvolvimento da linguagem.’’ A infância é uma fase importante, para o desenvolvimento mental, motor e emocional da criança, onde estão transacionando. E a musicalização beneficia o desenvolvimento integral das crianças. A música tem o poder de concentração e relaxamento, conduzindo os a reflexão em sua convivência escolar e social. “o processo de aprendizagem do sujeito se manifesta a partir do contato com os objetos e o meio a sua volta, de tal modo que através desse contato ele passa a absorver novas e estímulos mentais, que em caráter acumulativo irão construir as funções cognitivas particulares do sujeito.”
Piaget (1993) “No dicionário de termos e expressões da música do pesquisador Henrique Autran Dourado (2008, p.214) música é a arte de exprimir ideias por meio de sons.” Por isso, as instituições mediadoras, devem possuir o objetivo de trabalhar na formação de cidadãos, inserindo a música no contexto escolar, possibilitando diferentes estímulos sonoros, como por exemplo: silêncio, ritmo, harmonia e melodia.
Para o pensador e artista Richard Wagner (1813-1883), a música é “a linguagem do coração humano.” Onde nos traz a ideia de ritmo. Onde nos levar a perceber que a música tem grandes influências sentimentais e psicológicas no ser humano.
“De acordo com Bréscia (2003), a música é uma linguagem universal, tendo participado da história da humanidade desde as primeiras civilizações.”
A musicalização desenvolve o senso musical das crianças, onde este processo tem como objetivo, fazê-las com que se tornem ouvintes sensíveis a música, ampliando o universo sonoro. “à educação infantil teria melhores resultados se nós procurássemos entender o mundo das crianças como elas o compreendem desta maneira faríamos parte deste mundo infantil.”
Beyer (1988) A criança ao brincar, elas conseguem interagir com a música, produzindo de formal natural novos sons. Conforme diz RCNEI: “O gesto e o movimento corporal estão intimamente ligados e conectados ao trabalho musical. A realização musical implica tanto em gesto como em movimento, porque o som é, também, gesto e movimento vibratório, e o corpo traduz em movimento os diferentes sons que percebe. Os movimentos de flexão, balanceio, torção, estiramento etc. e o de locomoção como andar, saltar, saltitar, galopar etc., estabelecem relações diretas com diferentes gestos sonoros.”
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