As escolas pedagógicas no século XX
Por: jasonia • 28/9/2015 • Trabalho acadêmico • 295 Palavras (2 Páginas) • 247 Visualizações
AS ESCOLAS PEDAGÓGICAS DO SÉCULO XX
A educação nos traz múltiplos significados, abrangendo diversos fatores sociais e atos de educar de acordo com a conjunção social e os intercessores desta ação. A educação contemporânea inicia-se com a queda da Bastilha, em 14 de julho de 1789. Neste período houve significativa contribuição de Jean Jacques Rousseau à educação com o seu livro Emílio.
“Emílio é totalmente livre, que brinca, que cai e até se machuca, afirmando, assim, que a função da educação é ensinar a criança a viver, aprender e exercer a liberdade”.
ROUSSEAU no contexto de sua época retificou princípios educacionais, sofisticando uma educação libertadora, na Pedagogia natural, (ROUSSEAU, 1999). Seus pensamentos influenciaram a Revolução Francesa. (ARANHA,1989). Ele promoveu a revolução na Pedagogia, apresentando uma nova proposta de educação, destacando a precisão de educar a criança a fim de se tornar independente, isto é, dona de seu próprio destino, passando a pensar por conta própria.
No Final do século 19 e inicio do século 20, passa a haver períodos de grandes crises e conflitos, ocasionados pela oposição da burguesia e do proletariado. Com a nova Paidéia surge, uma nova sociedade visando um novo modelo de homem.
Ao longo do século XX surgiram varias escolas pedagógicas, A Paidéia, a Técnica, a Renascentista, a Moderna e a educação Socialista.
- Educação técnica: Os ensinamentos voltados para a guerra.
- Educação Paidéia: o ideal de formação do homem pela cultura, buscando uma formação total e a perfeição interior.
- Educação Renascentista: visava à formação do burguês.
- Educação moderna: a razão, portanto, o único guia da sabedoria capaz de esclarecer qualquer problema.
- Educação socialista: a escola unitária, na qual onde todos tem o mesmo tipo de escolarização e não há separação entre trabalho intelectual e manual.
...