Aspectos filosóficos sociológicos e pedagógicos da educação infantil
Por: bruna de souza muniz • 27/10/2019 • Trabalho acadêmico • 2.990 Palavras (12 Páginas) • 324 Visualizações
[pic 1]
Sistema de ensino PRESENCIAL CONECTADO Ao cuRSO
DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
Bruna de Souza Muniz
Gislaine Silva Nunes
Josiane Natália de Souza Almeida
Katlen Soares da Silva
Letícia Maria Aparecida Santos Delfino
Lorena Érica dos Santos
Patrícia Aparecida Fernandes
Produção Textual Interdisciplinar em Grupo
Ribeirão das Neves
Outubro/2019
Bruna de Souza Muniz
Gislaine Silva Nunes
Josiane Natália de Souza Almeida
Katlen Soares da Silva
Letícia Maria Aparecida Santos Delfino
Lorena Érica dos Santos
Patrícia Aparecida Fernandes
“Aspectos Filosóficos, Sociológicos e Pedagógicos
na Educação Infantil”
Trabalho apresentado ao Curso de Graduação Licenciatura em Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná,para a disciplina Produção Textual Interdisciplinar em Grupo – “Aspectos Filosóficos, Sociológicos e Pedagógicos na Educação Infantil”- Semestre: 3º / 4º
Professores: Marcio Gutuzo Saviani;
Vilze Vidotte Costa;
Maria Clair Moro Nascimento;
Okcana Battini;
Tatiane Mota Santos Jardeso
Ribeirão das Neves
Outubro/2019
Sumário
Introdução.................................................................................... 4
Filosofia, Sociologia, Pedagogia, Educação Infantil................... 5
Idade Pré-Escolar.......................................................................... 5/6
BNCC............................................................................................. 6
Experiência BNCC.......................................................................... 6/9
Considerações Finais.................................................................... 10
Referências Bibliográficas........................................................... 11
Anexo............................................................................................ 12
Introdução
Uma proposta pedagógica dentro de uma escola representa a prática educativa que pode ser desenvolvida na busca de um planejamento dentro da ação educativa a ser apresentada. Dentro de umainstituição que busca atender as famílias com diferenças sociais podemos encontrar um trabalho participativo com a comunidade de uma escola infantil onde técnicos e demais servidores tentam encontrar uma construção pedagógica e filosófica para que a identidade seja desenvolvida atuando com um trabalho que pode ser uma construção de espaços de convivência e troca de conhecimentos levando á uma transformação social. Colocamos ainda que dentro de um educandário infantil há espaço para que as crianças apresentem desenvolvimento pelos processos interativos diante da construção de seus conhecimentos que deve começar desde a infância. Toda criança tem direito á educação construídos diante dos grupos sociais que se apresentam com diferenciações de realidade porque existem contextos diferenciados dentro da cultura de um povo e suas concepções teóricas que podem buscar uma proposta adequada ao que se deseja construir como sociedade que merece ser educada diante de uma visão entre cidadão e o seu meio.
Piaget elucida que os fenômenos humanos são biológicos em suas raízes sociais em seus fins e meios e que o professor não ensina, mas arranja modos de a própria criança descobrir situações-problemas. Diante destas perspectivas ensinar e aprender serão impulsionados pelas próprias crianças no sentido de buscar o conteúdo da compreensão de significação do conhecimento e da aprendizagem dentro de uma educação escolar. Trabalhar com alunos significa entender os aspectos psicológicos, fisiológicos e pedagógicos dentro da construção de uma escola onde a comunicação deve ser construída diante da identidade da criança proporcionando uma ação do processo de leitura que venha permitir que os educadores envolvidos possam elaborar o espaço da compreensão diante dos fatos sociais que envolvem a todos dentro de uma educação/conhecimento/aprendizagem envolvendo educadores, educandos, comunidade e sociedade como um todo.
“Aspectos Fisiológicos, Sociológicos e Pedagógicos
na Educação Infantil”
Filosofia –Éuma palavra grega que significa "amor à sabedoria" e consiste no estudo de problemas fundamentais relacionados à existência, ao conhecimento, à verdade, aos valores morais e estéticos, à mente e à linguagem.Ela é um estudo que se relaciona com a existência, a verdade e valores morais como também com a linguagem. Usa a argumentação para compreensão da sociedade e o indivíduo através dos estudos pode obter satisfação. Muito aplicável aos educandos da Educação Infantil. Traduz compreensão de um mundo melhor porque nos torna mais críticos.
Sociologia –É a área das ciências humanas que estuda o comportamento humano em função do meio e os processos que interligam os indivíduos diante de associações e instituições estudando as formas humanas de interação. Enquanto o indivíduo na sua singularidade é estudado pela psicologia, a sociologia tem uma base teórico-metodológica voltada para o estudo dos fenômenos sociais. Compreender as diferentes sociedades e culturas é um dos objetivos da sociologia. Neste campo da educação infantil ela estimula ideias de posicionamento para as crianças diante de metodologias definidas na esfera da sociabilidade. Auxilia no ingresso das crianças dentro de uma cultura mais moderna pelo modo de vida de determinado grupo social.
...