Atividade com Educação Infantil
Por: Janaina Kelly de Oliveira Alves • 27/11/2019 • Abstract • 320 Palavras (2 Páginas) • 227 Visualizações
De acordo com o que pude observar no meu estágio em uma escola particular, e durante o tempo em que trabalhei como Auxiliar de educação, em uma escola do município. Cheguei à conclusão de que existe dois tipos clássicos de docentes:
Docente 1: Aqueles que são comprometidos com a educação, afim de formar bons cidadãos; que prezam pela qualidade do ensino e amam o que fazem.
Docente 2: Aquele que por um acaso do destino, cai na área da educação, e só cumpre a sua carga horaria, em função do seu salário.
Quando o professor exerce sua função com comprometimento e amor, isso refletir-se-á no bom rendimento do aluno e no seu comprometimento com os estudos.
Em contrapartida, se os alunos encontram um professor desmotivado, que reclama o tempo todo. Os alunos se tornaram um reflexo desse professor, tornando-se assim agitados, desinteressados e num futuro vindo até a desistir dos estudos, por não alcançarem os objetivos estipulados.
E extremamente complicado dentro do ambiente escolar, seja ele particular ou público, lidar com todas as cobranças inerentes da função de professor, e das cobranças burocráticas/liderança (diretores, coordenadores, pais de alunos, etc.).
Muitas das vezes esse professor não tem recursos e nem saúde emocional, para oferecer uma aula de qualidade, salas superlotadas, alunos desmotivados.
É nesse momento, que o professor que está comprometido com o que faz, através da ação - reflexão – ação, busca uma forma de mudar essa situação, muita das vezes usando recurso próprio para dar uma aula de qualidade, trazer um material que vai despertar a curiosidade do aluno. São essas pequenas ações do dia a dia, que fara a diferença na vida desse aluno, que mesmo com todas as dificuldades enfrentadas, fara com que esse aluno avance e não desista, e num futuro de alguma forma, faça também a diferença na vida de alguém. Pois nos professores temos que ser aqueles, que vamos marcar a vida daqueles pelas quais passaremos um dia.
...