Atps Arte e Criatividade
Por: tatipompeu • 23/9/2015 • Trabalho acadêmico • 2.301 Palavras (10 Páginas) • 172 Visualizações
SUMÁRIO
Introdução.........................................................................................................................2
As memórias de Arte e Recreação.....................................................................................3
Alternativas apresentadas como sugestões de recursos artísticos na sala de aula.............4
Qual é o papel da arte na Educação Contemporânea?......................................................5
As habilidades fundamentais a ser desenvolvida com base nas propostas para cada um
dos pilares da Express idade artística ..............................................................................6
Plano de Aula...................................................................................................................7
A importância da apreciação artística e do trabalho com obras de arte...........................8
Considerações Finais........................................................................................................9
Referências Bibliográficas ............................................................................................10
► Introdução
A finalidade desta ATPS é refletir de forma analítica e crítica as dificuldades da manifestação e comunicação artística e lúdica em sala de aula no período escolar e identificar as contribuições da arte nos processos pedagógicos relativos à criatividade e à recreação.
2
► As memórias de Arte e Recreação
A vivência nas aulas de artes há 23 anos nos fazia conhecer cores, desenvolver nossa coordenação motora, noção de combinação de cores.
Esta atps nos fez retornar no passado e comentamos das atividades de artes em geral, inclusive o teatro e apresentações musicais que realizávamos nas escolas, o que há até hoje. Estas atividades eram muito limitadas, pois o professor que dizia como era para fazer a atividade, qual a cor que tínhamos que usar, onde podíamos pintar e até mesmo o desenho que deveríamos fazer em certas situações. Isso não importava para muitos professores, salvo algumas exceções que no decorrer de outras séries cada uma de nós conheceu.
As aulas de arte e as atividades de recreação para não foram muito marcantes. Relata que as atividades eram alguns artesanatos, que as professoras já levavam modelos prontos ou então, riscos de frutas, desenhos, flores para pintar, revistas para recortar as figuras que os professores pediam.
Quanto à recreação, ocorria durante as aulas de Educação Física ou durante o recreio. Não eram muito interativas, ao contrário, eram execuções de movimentos orientados que não estimulavam a criatividade.
As aulas de Educação Artística como uma aula em que os professores se preocupavam em orientar os alunos segundo o que julgavam ser certo e assim, os levavam modelos de atividades prontas, que não deixavam os alunos interferirem neles, pois o sol tinha que ser amarelo, o céu azul e as matas verdes e ponto final. Dentre outros exemplos.
Com base nos relatos da nossa infância, percebe-se que as nossas memórias em relação à arte e recreação se ligam a atividades de desenho, pintura, tirar riscos de modelos fornecidos pelo professor e atividades de amarelinha, brincadeiras com bolas, piques, nas quais os grupos de meninas eram separados dos meninos. Eram grupos grandes, sempre vigiados, controlados e dirigidos por um professor.
O que pode ser observado é que tanto a arte quanto a recreação no modelo escolar praticado há 20, 30 anos atrás não tinham como objetivo desenvolver a criatividade da criança, pois se constituíam de atividades prontas, executáveis, controladas, que serviam para cumprir com o conteúdo previsto pelo currículo e para preencher o tempo escolar.
Não era como na atualidade, quando as atividades artísticas, de recreação, assim como todas as atividades desenvolvidas na escola, devem se voltar para o objetivo de desenvolver a cidadania, a criatividade, a capacidade de tomar decisões em coletivo, na sociedade.
Ou seja, a arte e recreação, ao ser composta apenas de atividades prontas, desconectadas de um projeto maior, compromissado com a educação das crianças, não permitia ao aluno interação com ideias diferentes, não desenvolvia o uso das diversas linguagens e forma.
► Alternativas apresentadas como sugestões de recursos artísticos na sala
de aula
Nós como futuros professores precisamos que a escola ofereça estratégias e recursos que estimule atitudes de respeito, solidariedade, cooperação, inquietação perante as injustiças, criticidade, proposição, capacidade de utilizar as diferentes linguagens (verbal, musical, matemática, gráfica, plástica e corporal).
É preciso favorecer no meio escolar, o acesso do aluno a um rico universo de portadores textuais, de informações, de situações-problemas, de obras de arte, musicalidade, danças, recursos tecnológicos e outras situações que estimulem e desafiem a criatividade e o desenvolvimento.
As crianças a brincarem, a pensar de uma forma particular delas. O livre acessa a todos os bens que ajudam no desenvolvimento a expressão. E de forma alguma inibir á criação de cada criança.
A importância da Recreação na Educação Infantil designa recreio ou prazer; sentir satisfação divertir-se numa atividade esportiva e através dela é possível educar. As atividades recreativas, através do emprego da ludicidade, trabalham a imaginação da criança. A recreação é uma prática prazerosa em que os alunos participam de atividades descontraídas. Ela pode ser uma importante estratégia de inclusão e socialização, além de desenvolver as habilidades psicomotoras das crianças.
A expressão artística tem como estratégias de aprendizagem e centralizaram-se na exploração das expressões
...