Atps arte criatividade e recreação
Por: preterida • 12/11/2015 • Trabalho acadêmico • 1.349 Palavras (6 Páginas) • 281 Visualizações
[pic 1]
CURSO SUPERIOR DE PEDAGOGIA
SEXTO SEMESTRE
APARECIDA PEREIRA SANTANA RA 7529658006
CRISTINA RODRIGUES DE SOUZA RA 286051
ARTE, CRIATIVIDADE E RECREAÇÃO
PROFESSOR- TUTOR EAD : SILVANA DO NASCIMENTO RIBEIRO
HORTOLÂNDIA
2015
[pic 2]
CURSO SUPERIOR DE PEDAGOGIA
QUINTO SEMESTRE
APARECIDA PEREIRA SANTANA RA 7529658006
CRISTINA RODRIGUES DE SOUZA RA 286051
ARTE, CRIATIVIDADE E RECREAÇÃO
PROFESSOR- TUTOR EAD : SILVANA DO NASCIMENTO RIBEIRO
HORTOLÂNDIA
2015
Sumário
INTRODUÇÃO............................................................................................
DESENVOLVIMENTO...............................................................................
CONSIDERAÇÕES FINAIS......................................................................
REFERÊNCIAS..........................................................................................
Esta atps vem mostrar a importância da arte no ensino fundamental I, desde os primeiros anos da vida escolar das crianças, proporcionando oportunidades a criatividade.
Desenvolvendo a capacidade motora e o imaginário,deixando fluir o principal objetivo que é criar e desenvolver suas capacidades de expressão artísticas.
Através da imaginação a criança compreende o mundo a sua volta, a musica é um grande meio de interação com o meio e ao mesmo tempo que desenvolve a criatividade, promove autodisciplina e desperta a consciência rítmica e estética.
LEMBRANÇAS DO MEUS TEMPOS DE ESCOLA
A educação artística no tempo que frequentei a escola nos primeiros anos de formação, era aprender a cantar.A professora escrevia a letra da musica na lousa para os alunos copiarem no caderno.Todos tinham o caderno de musica , onde copiavá-mos todas as letras que eram passadas.
Depois a professora ensinava as melodias para que todos cantassem. Eu gostava muito da aula, de cantar com meus colegas. A expressão musical desempenha um papel importante na vida das crianças.
[pic 3]
Além do canto que era o que mais fazia-mos, tambêm tinha aula de desenhos livre, cada um desenhava o que quizesse e pintava com lápis de cor e giz de cera.
O meu desenho era uma casa com flores, árvores, um jardim, gato ou um cachorro.Não tinha muito talento para o desenho.
Alguns colegas se destacavam fazendo ótimos desenhos como se fossem desenhistas profissionais. [pic 4]
Quando se aproximava o dia das mães fazia-mos cartões coloridos com lindas mensagens para homenagear nossas mães.
Nossa aula de educação artística incluía o teatro, eram apresentadas as peças pelos alunos que eram os atores.
Tínhamos aulas com tintas aquarelas, eram muito mais contidas se comparada a atualmente, ela era utilizada em desenhos e hoje a criança e livre para se pintar junto com os desenhos.
No meu tempo de escola, recebíamos os desenhos prontos para completar com feijão/arroz e com as cores pré-definida, hoje as crianças fazem muitas atividades com a professora de artes, são estimulados a criatividade.
As brincadeiras ao ar livre ainda hoje são as mais estimuladas e muitas crianças gostam, o futebol, amarelinha, pula corda, queimada, elástico, peteca, pega e muitas outras que adorávamos brincar na hora do recreio.
A escola proporcionava passeios junto a natureza para que pudesse-mos ter contato com tudo a respeito dela.Esses passeios eram muito agradáveis, passava-mos o periodo todo de aula observando os passáros, as plantas, formigas e outros seres vivos.
No cotidiano usávamos muito o caderno de caligrafia nos empenhando na coordenação motora. Atualmente o método de ensino mudou muito, tendo diversos recursos a serem usados nas aulas de artes.
QUAL É O PAPEL DA ARTE NA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA?
A arte proporciona a criança despertar o interesse em desenvolver o seu lado artístico, usando o raciocínio, percepção e a sensibilidade. É uma disciplina muito importante na formação do educando e deve ser aplicada desde os primeiros anos de escola.
Já no berçário as crianças se divertem com as tintas, pincéis, balões, materiais recicláveis, e muitos outros. Com essas atividades desenvolvem o cognitivo.
O papel da arte na educação contemporânea tem o seu valor, o seu lugar entre as outras disciplinas e vem se destacando, sendo apreciada pelos alunos.
Na educação infantil a arte ajuda a desenvolver varias habilidades e percepções de lugares, objetos e pessoas.
Hoje ela vem pronta com a tv e suas series, desenhos e jogos com padrões específicos permitindo assim que a criança fique “engessada” ,sem viver as brincadeiras que seus pais vivenciaram(pular corda, queimada, amarelinha...).
Nem todos os educadores valorizam os traços básicos que a criança cria sozinha, os elogios são para os alunos que tem “dom” para as artes e ha pouco estimulo para a criação.
As atividades desenvolvidas em aula devem ser mais livres e não só um desenho pronto para colorir, o aluno pode ter uma inspiração do cotidiano ou de outros ambientes.
O que é feito de acordo com os padrões estabelecidos na ordem cronológica das artes é considerado bom, ou seja, ensinamos para nossos alunos o que aprendemos sobre arte.
Para desenvolver suas próprias habilidades a criança precisa de liberdade e estímulos sem imposição de padrões, temos que apresentar varias formas de expressão como visitas em museus, musicas e acesso a culturas diferentes.
...