Atps de Arte, Criatividade e Recreação
Por: Daiane01 • 24/8/2015 • Trabalho acadêmico • 1.275 Palavras (6 Páginas) • 197 Visualizações
Cabe ao professor escolher os modos e recursos didáticos adequados para apresentar as informações, observando sempre a necessidade de introduzir formas artísticas, porque ensinar arte com arte é o caminho mais eficaz. Em outras palavras, o texto literário, a canção e a imagem trarão mais conhecimentos ao aluno, em situações de aprendizagem, precisa ser convidado a se exercitar nas práticas de aprender a ver, observar, ouvir, atuar, tocar e refletir sobre elas. (PCNarte-MEC/97)
Desta maneira o professor tem a responsabilidade de trabalhar as habilidades da disciplina em sala de aula, lembrando que a arte deve movimentar um individuam criticam e ativo. Desta maneira questionam-se quais são as habilidades fundamentais a serem desenvolvidas, com base nas propostas destes documentos, para cada um dos pilares da expressividade artística?
Algum tempo atrás a arte era visa como um mero passatempo, onde as crianças decoravam e pintavam desenhos, mas com o tempo alguns estudiosos perceberam que através da arte a criança desenvolve várias habilidades e que é um grande recurso para a aprendizagem do mesmo.
Na arte visual, cada criança apresenta sua individualidade na forma de observar as coisas, entre os benefícios listados por educadores, estão: o desenvolvimento dos sensos critico e estético, da criatividade, da curiosidade e da autoestima, pois a criança ao observar algo sente o desejo da descoberta e o professor como mediador não deve simplesmente dar as respostas prontas e sim aguçar, explorar ainda mais este desejo já que só assim desenvolverão estas habilidades citadas.
Na musica, os benefícios que temos para as crianças vêm desde recém-nascidos, pois através da música que as crianças criam um vinculo afetivo com os adultos.
Escutar música é uma das atividades mais estimulantes para o intelecto das crianças, além de ser uma atividade muito alegre e divertida. A música proporciona:
- Melhor coordenação motora;
- Desperta a sensibilidade e criatividade;
- Ajuda à criança a comunicar-se;
- Trabalho em grupo
- Aumento da autoestima;
- Aprendizagem do alfabeto, de ritmos, etc.
- Construção de hipóteses sobre lugar onde a música ode ser representado;
- Reconhecimento e aprendizado sobre suas tradições e as de outras localidades;
- Possibilita um contato estreito e direito com suas outras linguagens auxiliando assim como um instrumento aproveitado para a alfabetização, pois a crinça pode perceber através da música que para cantar ou tocar uma melodia ela precisa respeitar uma ordem assim como na escrita;
- Desenvolve a expressão, o equilíbrio e a autoestima;
- Interação social através do contato com outras crianças em brincadeiras e jogos que envolvam a música.
- Auxilia no inicio e na ampliação da fala que acaba por repetir letras de músicas;
- Desenvolve gostos e preferencias musicais.
Como continuidade da música temos a dança, sendo uma das atividades que sempre fez parte da vida das pessoas, possibilita que a criança explore o espaço físico que o rodeia desenvolvendo assim a compreensão da sua capacidade de movimento.
[...] a dança é um conteúdo fundamental a ser trabalhado na escola: com ela, pode-se levar os alunos a conhecerem a si próprios e/com outros; a explorarem o mundo da emoção e da imaginação; a criarem; a explorarem novos sentidos, movimentos livres [...]. Verifica-se assim, as infinitas possibilidades de trabalho do/para o aluno com sua corporeidade por meio dessa atividade (PEREIRA et al 2001, p. 61).
A dança traz como benefícios para a criança o desenvolvimento:
- Tátil – sentir os movimentos e seus benefícios para o corpo;
- Visual - ver os movimentos e transformá-los em atos;
- Auditivo – ouvir a música e dominar o seu ritmo;
- Afetivo – emoções e sentimentos transpostos na coreografia;
- Cognitivo – raciocínio, ritmo, coordenação;
- Motor – esquema corporal, coordenação motora associada ao equilíbrio e flexibilidade;
- Espacial – capacidade de formar um modelo mental preciso de uma situação espacial, em um sentido de direção;
- Musical – aptição para se expressar por meio dos sons, para organizá-los de maneira criativa;
- Interpessoal – capacidade de relacionar bem com as pessoas;
- Temporal, espacial e rítmico.
O teatro tem sua grande importância na aprendizagem da criança, pois ela já acaba por interpretar em brincadeiras de faz-de-conta onde cria personagens e desenvolve assim sua criatividade e criticidade em momentos reais no seu cotidiano. Nas habilidades que a produção teatral pode ter podemos dizer que ela:
- Contribui ao desenvolvimento e formação do caráter da criança;
- Estimula a memória, a atenção e a concentração das crianças;
- Faz crescer a sua autoestima;
- Combate à timidez e a vergonha;
- Ensina a criança a relacionar-se com outras e a trabalhar em grupo;
- Favorece o autoconhecimento;
- Desperta a consciência corporal e a coordenação motora;
- Aproxima as crianças pela leitura e literatura;
- Ensina a criança a controlar suas emoções;
- Motiva o exercício do pensamento;
- Permite que as crianças brinquem com o mundo da fantasia.
Cabe a escola e ao professor explorar estas habilidades em seus alunos deixando-os mais espontâneo, criativos, independentes críticos sobre a realidade que os cercam. Um bom auxilio é um bom plano de aula.
Plano de aula
Tema: Conhecendo nosso corpo.
Duração: Dois dias
Justificativa: reinventar a arte através do lixo. Mostrar para a criança a importância de cuidados ambientais e ao mesmo tempo ensiná-los a conhecer o próprio corpo por meio da arte torna a aprendizagem prazerosa e significativa.
Objetivo:
...