Atps desenvolvimento social d crianca
Por: ninha2015 • 29/6/2015 • Trabalho acadêmico • 4.049 Palavras (17 Páginas) • 361 Visualizações
CURSO: PEDAGOGIA/NOTURNO
TURMA: A
PROFESSORA: MÁRCIA LUCCAS
DISCIPLINA: APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO SOCIAL DA CRIANÇA
ANDREIA DOS SANTOS RA:9902012410
DELIANA SILVA RA:8204949306
IVANI PEREIRA RA:8491132063
KAMILA VIEIRA RA:1299132260
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA (ATPS)
CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA
2015
(ETAPA 1)
PASSO 2.2
A construção da competência social na criança
Competência Social | Contextos: Desenvolvimento social | Papel do Professor |
-Adaptação na escola relações com Professores e pares.
-Comportamentos Que se aprende e são socialmente aceitos. Exemplos; a partilhar, ajudar o colega, aceitar ser ajudado, pedir por favor, com licença e obrigado(a). -Vivências afetivas Propiciam aprendizagem social. -Microssistema O mais próximo da criança (Família e Escola) -Mesossistema Escola e grupos de amigos. -Macrossistemas Influências culturais. -Exossistema O que se acontece no trabalho dos pais. | -Interação escola e família. -Na família os objetivos são diferenciados, uma vez que é preciso pensar num todo como; Condições básicas de sobrevivência, desenvolvimento no plano social afetivo, fomentando assim o seu processo de socialização. -Na escola é prioridade a reflexão sobre a função do social, tarefas e papéis importantes na sociedade contemporânea, no que se diz respeito ao (Plano Político Pedagógico). -Compreensão família escola, participações na vida escolar num âmbito geral.
| -Passa a ser uma ponte mediadora, e não detentor do saber. -Formar cidadãos críticos. -Ter autoridade, gostar e acreditar no que faz, uma vez que ele se torna o exemplo. -Relação professor/aluno, respeito mútuo, pois um depende do outro, ambos aprendem juntos. |
PASSO 4
O desenvolvimento social, são condições de vida de uma população de um determinado lugar ou região, com sua capacidade de crescimento de maneira justa, onde todos possam ter os mesmos direitos, oportunidades e acesso à; Educação, saúde, trabalho, alimentação, cultura, lazer, esporte e informações as tecnologias.
A criança por sua vez, se desenvolve com o meio a interação com a presença de um sujeito, através de troca de informações.
Na sociedade há um mundo de relações bem amplas no que se diz respeito ao desenvolvimento social.
O desenvolvimento social de cada criança está ligado diretamente ao convívio com suas famílias, igrejas e seus comportamentos dependem dessas interações, do meio donde o individuo esta inserido.
No desenvolvimento social, as crianças aprendem primeiro por imitação, por isso é muito importante a vivência com o meio.
A criança reflete o que vê, o que ouve. Quando elas chegam na escola, se depara com um novo mundo cheio de novidades e ai que ela demonstra sua capacidade de competências sociais, demonstram sentimentos e emoções.
A vivência com outras crianças se baseia a comportamentos fundamentais como; pedir ajuda, respeitar o colega, compartilhar seus materiais se preciso for, pedir com licença, obrigado e por favor.
A partir de uma certa idade, por volta dos 7 (sete) anos, é que ela adquire a habilidade a cooperação. É errando que se aprende, gostar de modificações, convive melhor com as regras, obediência e a troca.
Uma criança que está sempre bem humorada, depende pouco do adulto, consegue lidar com o não, mostra empatia, convive bem com todas as pessoas, essa criança possui competências sociais ótimas, pois assim ela consegue lidar bem com o professor e com os pares.
No caso do aluno Willian Geremyas ele demonstra que não consegue desenvolver bem essas competências.
É preciso que haja intervenções individualizada intensiva, pois, ele é uma criança que não aceita ser tocada, chora muito, agride fisicamente outras crianças, inclusive agrediu também a professora.
Nesse momento, o papel do professor, é muito importante e essencial para que este aluno consiga se desenvolver na escola.
Ter autoridade, gostar do que faz são fatores fundamentais para que essa criança seja ajudada.
A interação com os pais será importante para descobrir a causa de tanta agressividade, pois as crianças repetem o que se vê e ouve.
Ser afetuoso com essa criança, aceitar ela da forma que ela é, usando esses métodos ela se sentirá mais segura e confiante.
Falar não na sua altura, olhar no olho, demonstrar interesse por coisas feita por ela e agradar quando merecer.
Ser genuíno, se comportar de acordo com o que se diz, uma vez que o professor se torna exemplo.
Ser empático, reconhecer e compreender a outra pessoa, buscar explicações para comportamento negativo da criança, para assim poder ajuda-la.
O respeito implica o nosso entendimento diante as atitudes das crianças.
Não se pode esperar comportamento e habilidade fora de sua faixa etária, cada aluno por mais que tenha a mesma idade, existem formas diferenciadas de se desenvolver diante uma mesma situação.
...