Aprendizagem e Desenvolvimento Social da Criança
Por: Ana Paula Nogueira • 17/6/2015 • Trabalho acadêmico • 853 Palavras (4 Páginas) • 346 Visualizações
[pic 1]UNIVERSIDADADE ANHANGUERA-UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Polo Piracicaba - SP
Curso: Pedagogia
Aprendizagem e Desenvolvimento Social da Criança, Introdução á Educação Virtual e Direitos Humanos
ANDRÉIA FERNANDES DA SILVA ALVES
RA: FPI8977223523
ANTONIO GILBERTO DE AQUINO E SILVA
RA: FPI9904008165
MIRCE DE OLIVEIRA FARIA
RA: FPI8977164941
ROSINEI GOVEA LEITE DE CAMPOS
RA: FPI8977223506
SIMONE MARA DE ALMEIDA DE BRITO
RA: FPI8740136735
Tutora: Profª.Denise Almada Leitão
PIRACICABA
25/05/2015
INTRODUÇÃO:
Neste trabalho apresentaremos alguns pontos importantes sobre as mudanças históricas relacionadas a profissionalização docente, os métodos abordagens e o ensino da língua escrita, promovendo a reflexão crítica sobre como as escolas estão desestruturadas para receber estes alunos.
O que nos motivou a fazer este trabalho foi a maneira em que esta sendo trabalhada a Educação Inclusiva nas escolas regulares, como estão sendo aceita pela sociedade em geral e também pelos demais alunos, apontar as dificuldades encontradas pelos profissionais que já atuam na rede de ensino regula e também seus pontos positivos, tais como: melhora na relação interpessoal de cada aluno para que sejam aceitos sem nenhum tipo de preconceito.
Alguns profissionais da educação e as próprias escolas que tem dificuldade em trabalhar e entender um tema tão enigmático quanto o da inclusão. Dessa maneira surge a necessidade do esclarecimento sobre inclusão escolar, fazendo necessário para o entendimento real e expressivo da necessidade e da importância da inclusão de pessoas com deficiências nas escolas comuns de rede regular de ensino e isso gera oportunidade para o sistema educacional e para sociedade. Uma vez que a maioria das pessoas desconhecem as realidades e dificuldades pelas quais passam os portadores de necessidades especiais e suas respectivas famílias.
DESENVOLVIMENTO:
[pic 2]
[pic 3]
[pic 4]
ENTREVISTA COM A PROFISSIONAL QUE TRABALHOU COM ALUNO COM ALGUM TIPO DE DEFICIÊNCIA FÍSICA OU MENTAL.
- Como é para você trabalhar com um aluno cadeirante?
R: a integração em sala de aula é fundamental, tratamos o aluno com deficiência como pessoas normais que necessita, apenas de uma adaptação física e estrutural para adaptar ao ambiente e assim conseguir sua independência.
(2) Qual é sua maior dificuldade?
R: A minha maior dificuldade é conversar com os alunos, explicando toda situação do cadeirante.
Tenho medo de expor muito o cadeirante, pois os alunos precisam saber respeitar o colega, explicando que a deficiência afeta apenas coordenação motora, para que eles não tenham nenhum tipo de discriminação em relação ao colega de classe.
(3) Qual o ponto negativo, é o positivo?
R: O negativo é que a escola não esta toda adaptada com a necessidade do portador de deficiência.
O Ponto positivo é que a autonomia que estou dando para o cadeirante são conquistas simples mais que demonstram que estou no caminho certo qualquer criança pode progredir basta a gente ensinar com amor sem fazer diferença todos tem uma capacidade de aprender mesmo com suas limitações.
(4) Na sua opinião as escolas regulares tem condições um aluno com deficiência?
R: Ainda não, pois, vários fatores interferem na adaptação do aluno com deficiência em sala de aula, um deles é o ambiente físico e o outro e a falta de qualificação profissional dentro de uma escola de ensino regular.
(5) Como é feita a inclusão do aluno com deficiência nas escolas regulares?
A inclusão é amparada pela lei porem faltam qualificação profissional e os alunos também não estão preparados para recebê-los.
A Inclusão deve continuar porem as escolas precisam estar prontas para receberem bem esses alunos, ao incluir o aluno com deficiência torna a escola propícia ao aprendizado cada aluno tem sua particularidade seja ele com deficiência ou não.
É preciso olhar para todos os alunos de maneira individualizada e colaborativa.
Professora entrevistada: Teresa Fatima de Lima, 53 anos.
CONSIDERAÇÕES FINAIS:
Os objetivos desse trabalho foram mostrar a necessidade da escola se adequar as crianças com necessidades especiais no ensino regular.
A educação inclusiva merece um olhar atencioso, pois sabemos dos desafios de incluí-los. Ainda existe preconceito diante desse assunto, pois é um tema que deveria ser mais abordado em escolas e todos educadores tem que estarem preparados para este desafio.
...