TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps diversidade e multilculturalismo

Por:   •  22/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.057 Palavras (5 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 5

Projeto Dia dos Pais

Introdução

O projeto sugere a celebração com a certeza de que essa relação, quando bem conduzida, pode transformar o grupo onde vivem seus protagonistas, atribuindo mais significado ao seu dia-a-dia em família.

Neste dia é feito uma confraternização entre pais e filhos, com brincadeiras, jogos e oficinas. O evento começa com a apresentação de peças teatrais, grupos musicais elaborado por alunos e professores e logo após será realizado gincanas e oficinas de pipas, porta canetas, porta retratos e outros artesanatos confeccionados por pais e filho com a utilização de materiais recicláveis.

A importância da presença dos pais na escola é o envolvimento dele com o cotidiano do seu filho. E saber como ele se relaciona e interage com colegas e professores.

Finalizando o evento é reconhecido o privilégio das atividades que promovam valores como o amor, carinho e o respeito entre as famílias.

     

Documento

Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN 9.394/96).

De acordo com a LDBEN o art. 2

A educação, dever da família e do estado, inspirada nos princípios de liberdade e nas ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN).

Nosso objetivo é auxilia-lo na execução de seu trabalho, compartilhando seu esforço diário de fazer com que as crianças domine os conhecimentos que necessita para crescerem como cidadões plenamente reconhecidos e concientes de seu papel em sociedade.

A demanda da comunidade afro-brasileira por reconhecimento, valorização de direitos, no que diz respeito a educação, passou a ser particularmente apoiado com a promulgação da lei 10.639/2003 que alterou a lei 9.394/96, estabelecendo a obrigatoriedade do ensino de história de culturas afro-brasileiras e africanas. Reconhecimento implica justiça e iguais direitos sociais, civis, culturais e econômicos, bem com a valorização da diversidade.

Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana.

Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil, Volume 1.

Este documento trás todas as referencias e orientações pedagógicas para a implementação de praticas educativas de qualidade que promovam as condições necessárias para o desenvolvimento integral e de cidadania das crianças.

Considerando as características afetivas, emocionais, sociais e cognitivas das crianças de 0 a 6 anos, devemos oferecer experiências que contribuam para construção da cidadania.

Passo 3

1.Desenho representando uma criança com 2 pais.

A escola pode falar sobre a necessidade de respeitar as diferenças de refletir sobre como quem não tem “comportamento padrão” imposto pela sociedade sofre muito.

Falar dos diferentes tipos de orientação sexual no ambiente escolar faz parte disso, a embora não seja fácil.

Pois em nossa sociedade qualquer um que sai da norma heterossexual é imediatamente tratado com descaso.

2.Desenho representando um pai criança negra e pais brancos (adoção).

Trabalhar as questões relacionadas a afetividade, que esta criança é fruto de um desejo inerente a todos ser humano, que é a perpetuação das espécie, dar continuidade a família, mas que em alguns casos só a adoção viabiliza o desejo de alguns casais que de alguma forma estão impedidos der ter filhos através de uma gestação pelas vias tradicionais.

3.Desenho representando um cadeirante.

Enfatizar para o aluno que o cadeirante precisa e pode tirar tanto proveito da escola  quanto os outros alunos, inclusive nas aulas de educação física, e que essa condição física não afetas as capacidades e habilidade e desempenho, mostras a esses alunos os exemplos dos atletas paraolímpicos que passaram e passam pelas mesmas dificuldades mas que conseguiram vencer as deficiências e tornando-se cidadãos capazes de viver em sociedade.

4.Desenho representado um aluno chegando na escola de carro e bem arrumada, e outra  chegando à pé com uma aparência mais simples.

Enfatizar para o aluno que o importante é o afeto, a importância da convivência com a família, mas que essa diferença social é uma condição que pode ser mudada, ser fruto do seu esforço, através do estudo e da sua dedicação e comprometimento com a escola e que através dos conhecimentos adquiridos nas aulas ele pode se tornar cidadão capaz de mudar a sua história, gerando bons frutos no futuro.

5.Desenho representando uma mulher vestida de bahiana, segurando uma vela.

Trabalhar com a criança a importância da diversidade religiosa, que religião tem várias mas que Deus é o mesmo para todas, que cada uma tem o seu valor e que cada pessoa tem o direito de escolher a que acredita ser a melhor, mas que deve-se respeitar todas por pregar a palavra de Deus.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (65.8 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com