Atps historia e geografia ( jogo educativo)
Por: Tassianapedrosa • 2/4/2016 • Trabalho acadêmico • 257 Palavras (2 Páginas) • 390 Visualizações
Jogo de tabuleiro: Tour por Pindamonhangaba
Faixa etária: 5º ano, 10 anos.
Objetivo: Apropriar-se de conhecimentos referentes a historia de Pindamonhangaba. Relacionar mudanças do passado e presente, e também do contexto histórico/cultural da mesma.
Temas escolhidos:
- Acontecimentos históricos;
- Evolução e desenvolvimento do espeço geográfico;
- Ler e compreender sua realidade;
- Construção de paisagens: urbanas e rurais;
- Leitura da paisagem.
Competências e Habilidades a serem desenvolvidas:
- Compreender o processo histórico de formação da sociedade;
- Identificar características geográficas;
- Comparar organizações do município contemporâneo e atual;
- Identificar processo histórico do espeço geográfico.
Itens e Regras do jogo:
Itens: 1 dado, tabuleiro, pinos para marcar, cartas com perguntas, tabela para consulta e cartas para perguntas ‘’?’’
Regras: - Se trata de um jogo em equipe, onde poderão participar até 05 jogadores.
- O jogo se inicia com quem tirar o maior número do dado, seguindo uma ordem do primeiro, segundo, terceiro e assim sucessivamente.
- Quem tirar o maior número do dado, começará fazendo a pergunta, onde deverá tirar uma carta do monte de perguntas, e faze-la para o segundo jogador.
- Quem acertar as perguntas poderá andar com o pino 1 (UMA) casa; No caso de casas com um ponto de ‘’?’’ ( que serão perguntas um pouco mais difíceis ) terá o direito de andar 3 (TRÊS) casas caso acertar, se errar voltará 2 (DUAS) casas. (haverão dois montes de cartas, um para as casas tradicionais e um para as casas com um ponto de ‘’?’’)
- Se caso precisar consultar a tabela de duvidas, se manterá no mesmo lugar (mesma casa).
- Ganha quem chegar na linha de chegada primeiro!
...