Atps organização e metodologia ensino fundamental
Por: marilene22 • 26/8/2015 • Trabalho acadêmico • 2.557 Palavras (11 Páginas) • 980 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP.[pic 1][pic 2]
CURSO SUPERIOR DE PEDAGOGIA
(POLO DIRCEU ARCOVERDE)
CLÁUDIO MALAQUIAS DO NASCIMENTO, RA 395241
RITA CARDOSO FONTINELE, RA 395248
MARILENE DANTAS AMORIM DA SILVA, RA 397935
REFLEXÕES GERAIS SOBRE A DISCIPLINA ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA DO ENSINO FUNDAMENTAL
TERESINA – PI
CLÁUDIO MALAQUIAS DO NASCIMENTO, RA 395241[pic 3][pic 4]
RITA CARDOSO FONTINELE, RA 395248
MARILENE DANTAS AMORIM DA SILVA, RA 397935
REFLEXÕES GERAIS SOBRE DISCIPLINA ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA DO ENSINO FUNDAMENTAL
Este relatório parcial é parte dos requisitos de estudos pesquisados sobre a importância da disciplina Organização e Metodologia do Ensino Fundamental e suas etapas, elaboração e desenvolvimento atuando no Curso de Pedagogia Faculdade Anhanguera.
TERESINA – PI
NOVEMBRO – 2014
SUMARIO
Estrutura e Funcionamento da Educação Infantil e do Ensino Fundamental..................
Atribuições do MEC..................................................................................................................
Vantagens e Desvantagens do Ensino Fundamental de 9 anos...........................................
Organização Auxiliar da Escola...............................................................................................
LDB 9394-96...............................................................................................................................
Estrutura da Educação Brasileira.............................................................................................
Referências Bibliográficas........................................................................................................
ESTRUTUR A E FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL E DO ENSINO FUNDAMENTAL.
A estrutura e a organização do ensino no Brasil refletem as condições socioeconômicas do país,sobre tudo, o panorama político de determinados períodos hitstoricos. Segundo Libâneo,Oliveira e Tosch(2003,p.130). O s sistemas de ensino devem definir as normas de gestão democrática do ensino público na educação básica de acordo comas suas peculiaridades. O conceito de gestão democrática aplicada a estrutura aos func ionamentos das escolas públicas de educação Básica (Educação Infantil,Ensino fundamental,Ensino médio , Educação de Jovens e Adultos,Educação especial e educação profissional dvem ter como, princípios norteadores a participação dos profissionais em educação na elaboração do projeto pedagógico da escola e a participação do projeto pedagógico da escola e a participação das comunidades escolar e o local em conselhos es colares ou equivalentes,o que não significa que esses princípios norteadores devem limitar o conceito de gestão democrática da escola publica.
Para Brandão(2004,p.56) A educação Infantil é a primeira etapa da educação básica , ela tem como finalidade pleno e integral desenvolvi mento da criança até sei s anos de idade, entre todos os seus aspectos(físico,psicológico,intelectual e social).
Como dever do Estado, a e ducação infantil é uma nov idade da constituição Federal de 1988. Aparece na LDB/96 como incubencia dos municípios>Até 1999(três anos após a promulgsç~so da LDB), estar integrada ao respectivo sistema de ensino, uma vez quea mesma concede ao um nicipio as opções de criar sistemas próprios, de integra-se ao sistema estadual ou de com ele compor um sistema único de educação básica.
O Ensino fundamental é a etapa obrigatória da educação básica. Comodever do estado, o acesso a esse ensino é direito público e sub jetivo, quer dizer, não exige regulamentação para ser cumprida. Seu não oferecimento ou suaoferta regular importa responsabilidade da autoridade competente. O ensino fundamental gratuito estende-s e a todos os que a ele não tiveram acesso a idade própria, e não se restringe apenas entre o7 e 14 anos, como prevá a lei anterior. O objetivo desse ensino(art.32 da LDB)é a formação básica do cidadão. Segundo Libâneo,Oliveira e Toschi(2003,p.252).
Para Brandão(2004,p.57). O ensino fundamental de ve ter a duração de oito anos(séries). Ele é constitucionalmente obrigatório e gratuito na escola publica, tendo que compor a formação do c idadão.
Ensino médio
O ensino médio dura três anos. O mínimo é de 2200 horas de aula ao longo de três anos. Os estudantes devem ter concluído o Ensino Fundamental antes de serem autorizados a inscrever-se no Ensino Médio. O ensino médio compreende a grade curricular em Português (incluindo o idioma Português e as literaturas portuguesa e brasileira), língua estrangeira (Inglês geralmente, também espanhol e francês hoje muito raramente), História,Geografia, Matemática, Física, Química e Biologia. Recentemente Filosofia e Sociologia, que foram proibidos durante a ditadura militar (1964-1985), tornaram-se obrigatórios novamente.
É possível ter uma formação técnica, juntamente com as bases do ensino médio, através de cursos específicos em diversas áreas. Esses cursos normalmente são iniciados durante o 2º e 3º anos do ensino médio, ou iniciados após o termino desses anos. Essas escolas têm geralmente uma maior quantidade de horas por semana. A instrução do curso completo tem duração normalmente de 1 ano e meio, dependendo do curso e modalidade de ensino.
Ensino superior
O ensino médio é obrigatório para aqueles que pretendem prosseguir com os estudos universitários. Além disso, os estudantes devem passar um exame vestibular para o seu curso específico de estudo. A partir de 2009, os estudantes passaram a poder utilizar a nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) para ingressar em algumas universidades do país.
O número de candidatos por vaga na universidade pode ser superior a 30 ou 40 para um dos mais competitivos em cursos de universidades públicas. Em alguns cursos com pequeno número de vagas disponíveis, este número pode ser tão alto quanto 200.
O ensino superior no Brasil, como em muitas nações, pode ser dividido em ambos em licenciados e não licenciados trabalho.
A norma brasileira para o grau de licenciatura, ou "bacharelado", é atribuída, na maioria das áreas das artes,humanidades, ciências sociais, ciências exatas, ou ciências naturais, e exige normalmente quatro anos de estudos pós-secundários em uma universidade certificada. Graus de cinco anos conduzindo a um diploma profissional são concedidos na escolha de carreiras regulamentadas, como a arquitetura, engenharia,medicina veterinária, psicologia e direito. O profissional licenciado em medicina exige, por sua vez, seis anos de estudos pós-secundários. Residência, e cinco anos de estágio em um hospital de ensino. Apesar de não obrigatório o estágio é perseguido por muitos profissionais, especialmente aqueles que desejam se especializar em uma determinada área.
Os alunos que ocupam um quatro anos de bacharelado ou de um diploma profissional de cinco anos são qualificados para a admissão nocurso[pic 5] de doutorado (pós-graduação). Licenciatura de mestrados são normalmente concedidas após a conclusão de um programa de dois anos que exigem desempenho satisfatório em um número mínimo de cursos avançados (normalmente entre cinco e oito classes), mais a apresentação, pelo candidato do grau de mestrado, uma tese, que é analisada por um painel oral de pelo menos três membros da faculdade, incluindo pelo menos um examinador externo. Doutorado em contrapartida normalmente requer quatro anos de estudos, durante o qual o candidato é o grau necessário para concluir a graduação cursos mais avançados, passar um exame qualificação doutorado, e apresentar uma extensa dissertação doutoral (tese de doutorado), que devem representar uma original e relevante contributo para o conhecimento atual no campo do estudo a que pertence o tópico da dissertação. A dissertação doutoral é examinada em um exame oral final público administrado por um painel de pelo menos cinco membros da faculdade, dois dos quais devem ser examinadores externos.
...