Aula-tema: O Ensino Fundamental e a Legislação Educacional Brasileira.
Por: Letícia Moraes Alves • 4/5/2015 • Trabalho acadêmico • 791 Palavras (4 Páginas) • 570 Visualizações
Introdução
Etapa 1
Aula-tema: O Ensino Fundamental e a Legislação Educacional Brasileira.
Concepção de criança:
A criança é um ser humano social que faz parte de uma família inserida na sociedade, uma criança é um ser puro, espontâneo e inocente, sua aprendizagem se reflete da maneira que ela vê e vivencia no seu dia a dia, são curiosas e cheias de imaginação, e um ser inacabado.
A criança é um ser lúdico que faz suas próprias construções e sua interação é uma necessidade e um desejo que a criança vivencia com outras crianças o seu encontro com outros da significado ao que a criança vai aprendendo no mundo, depende de suas experiências e interações sociais que é estabelecida.
Educação infantil:
Sendo a primeira etapa da educação básica a educação infantil tem grande importância no desenvolvimento social, cultural, físico e motor da criança, é um direito social.
A construção de uma pedagogia voltada para a educação infantil enfoca no direito da criança de brincar de uma forma lúdica e informal vivenciando experiências significativas dentro de creches e pre-escolas, abordando também os valores básicos da família e da sociedade.
Educação fundamental:
O ensino fundamental esta voltado para complementar a educação e o aluno num todo, por meio do domínio da leitura e da escrita, após a conclusão deste ciclo os alunos também devem ser capazes de compreender o ambiente social, sistema politico e tecnológico, artes sociais e culturais.
A lei do ensino fundamental de 9 anos garante uma permanência maior da criança dentro da escola tendo assim mais oportunidades de aprender com essa ampliação, portanto a escola deve se organizar de forma a oferecer possibilidades condizentes com a realidade desse aluno.
Perguntas e respostas:
1- Qual é a nomenclatura adequada para o primeiro ano do Ensino Fundamental de nove anos?
A tabela estabelecida cita que é a partir dos 6 anos ( primeiro ano do ensino fundamental ate o 5 ano).
2- Com a implantação do Ensino Fundamental de nove anos, a Educação Infantil será até 5 anos de idade?
Sim, pois com a idade de 6 anos a criança ingressa no ensino fundamental, mas também para aquelas crianças que completaram seis anos posteriormente a idade cronológica fixada para a matricula.
3- Professores contratados inicialmente para trabalhar na Educação Infantil podem ser remanejados para o Ensino Fundamental?
Sim, mas só nas séries iniciais do primeiro ao 5 ano.
4- No Ensino Fundamental de nove anos, o primeiro ano se destina à alfabetização?
Sim, porém não necessariamente o primeiro ano leva essa obrigatoriedade, pois algumas crianças ainda estão em fase de adaptação e algumas nem passaram pela a educação infantil.
5- O conteúdo do primeiro ano do Ensino Fundamental de nove anos é o mesmo que o trabalhado no último ano da pré-escola de seis anos?
Não, pois nesta outra etapa a criança será avaliada de forma diferente.
6- A matriz curricular para o Ensino Fundamental de nove anos continuará a mesma do Ensino Fundamental de oito anos?
O ensino fundamental de nove anos é um novo ensino fundamental e exige um projeto pedagógico próprio desenvolvido por cada escola, deve ser um processo de melhoria continua.
Etapa 2
Aula-tema: Práticas para um trabalho integrado nos dois primeiros anos do Ensino Fundamental: A interdisciplinaridade.
Conceito de interdisciplinaridade:
A interdisciplinaridade consiste na integração de um conjunto de disciplinas com relações definidas.
A importância da interdisciplinaridade para a construção do conhecimento possibilitando uma ampla análise do objeto de estudo, pois são muitos saberes que se inter-relacionam permitindo a autonomia intelectual do aluno, para que esse não seja visto apenas como uma tabela a ser preenchida .
...