AÇÃO PEDAGÓGICA DO PROFESSOR NA SALA DE AULA
Projeto de pesquisa: AÇÃO PEDAGÓGICA DO PROFESSOR NA SALA DE AULA. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Glaucia.pr • 4/11/2014 • Projeto de pesquisa • 1.249 Palavras (5 Páginas) • 232 Visualizações
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
HISTÓRIA
GLAUCIA PEREIRA RODRIGUES
SIRLENE MARIA DE OLIVEIRA DUARTE
PRODUÇÃO TEXTUAL - GRUPO
A ACÃO PEDAGÓGICA DO PROFESSOR EM SALA DE AULA
Santa Luzia
2014
GLAUCIA PEREIRA RODRIGUES
SIRLENE MARIA DE OLIVEIRA DUARTE
PRODUÇÃO TEXTUAL - GRUPO
A AÇÃO PEDAGÓGICA DO PROFESSOR EM SALA DE AUA
Trabalho apresentado ao Curso de História da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Eduação a Distancia, Sociedade, Educação e Cultura, Educação Inclusiva, Língua Brasileira de Sinais e Seminário da Prática I
Prof. Fábio Luiz, Giane Albiazetti, Sandra Vedoato e Raquel Franco
Snata Luzia
2014
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO......................................................................................................3
2. DESENVOLVIMENTO...........................................................................................4
2.1 TECNOLOGIA AJUDANDO NA EDUAÇÃO.............................................4
2.1 TECNOLOGIA AJUDANDO NA EDUAÇÃO.............................................5
2.2 SE DESCOBRINDO NA HISTÓRIA ...................................................... 5
3 CONCLUSÃO ........................................................................................................6
REFERENCIAS .......................................................................................................7
1 INTRODUÇÃO
Nos dias atuais em que os jovens estão mais voltadas para as inovações tecnológicas, os alunos tornam se mais dispersos e distantes em sala de aula. Com a intenção de integrar mais estes alunos ao meio em que vive dois professores decidiram criar projetos em suas escolas para melhorar o desempenho dos mesmos em sala de aula e inspira-los se tornarem cidadão consciente.
Uma delas é a Margarida professora de ciências na Escola Municipal de Ensino Fundamental 25 de Julho, cidade de Campo Bom região metropolitana de Porto Alegre, com dificuldade em disputar a atenção dos alunos do sexto ano com as tecnologias, ela as usou em benefício dos alunos.
Como expressado por ela os alunos atuais são “nativos digitais” e que confiná-los em laboratórios não os incentiva a estudar. Foi pensando nisso que ela iniciou o seu projeto Eco Web, onde ela tira os alunos das salas de aula os leva para trabalhos em campo para observar a natureza na pratica . Nestas aulas práticas os alunos são liberados para usar celular, câmera digital, tabletes e outros, para recolher dados para serem discutidos em sala de aula posteriormente.
Mas estás informações não esperam chegar à sala para serem dispersas, pois os alunos em posse dos equipamentos instantaneamente compartilham as informações obtidas através das redes sócias.
O segundo projeto foi criado pela professora de História dos quarto ano Jordana Stella, de Curitiba, no Paraná com intuito de resgatar a identidade alunos demonstrando que eles são parte integrante desta história criando um Minimuseu onde os alunos expõem fotos e objetos da família. Alguns destes pertences dizem muitos da história do país.
Este projeto torna o estudo da matéria mais leve, aproximando a história do cotidiano dos alunos. Segundo a professora depois desta exposição o conteúdo ensinado em história ao longo do ano ganhou “outra cara”, pois deu a eles noção dos caminhos percorridos pelos historiadores.
2 DESENVOLVIMENTO
Ser um bom professor na atualidade exige dedicação e comprometimento do profissional, pois desenvolver um trabalho satisfatório esta exigindo muito esforço, já que não há incentivos por parte do governo, o contado entre escola e familiares dos alunos esta mais distante.
Na educação escolar, a seleção entre os saberes e os materiais culturais tem por meta torná-los efetivamente transmissíveis e assimiláveis. Todavia, outros ecossistemas educativos irão determinar novas formas de produção, reprodução e apropriação do conhecimento. É o caso, por exemplo, dos espaços de educação não-formais e informais (KRASILCHIK; MARANDINO, 2004, p. 30)
2.1 TECNOLOGIA AJUDANDO NA EDUAÇÃO
Com as invasões tecnologias cada vez mais acessíveis aos alunos esta exigindo mais dinamismo dos professores em sala de aula. Para chamar atenção dos alunos os professores precisam mais do que conhecer o conteúdo é necessário ser interativo, está sempre buscando meios de aproximar o aluno do conteúdo.
Quando uma professora leva seus alunos para averiguar de perto o meio ambiente a seu redor desperta nele responsabilidade ecológica. No momento em que se fala tanto de sustentabilidade é muito importante o contato como a natureza para que se possa observar e questionar.
Na educação escolar, a seleção entre os saberes e os materiais culturais tem por meta torná-los efetivamente transmissíveis e assimiláveis. Todavia, outros ecossistemas educativos irão determinar novas formas de produção, reprodução e apropriação do conhecimento. É o caso, por exemplo, dos espaços de educação não-formais e informais (KRASILCHIK; MARANDINO, 2004,
...