TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BULLYING: EFEITOS NO CÉREBRO

Por:   •  5/8/2018  •  Artigo  •  4.993 Palavras (20 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 20

[pic 1]

ANGELA APARECIDA FLORÊNCIO JUBANSKI

BULLYING: EFEITOS NO CEREBRO

CURITIBA

2017

[pic 2]

ANGELA APARECIDA FLORÊNCIO JUBANSKI

BULLYING: EFEITOS NO CEREBRO

Artigo Científico apresentado como requisito parcial à obtenção do grau de Especialista em Neuropsicopedagogia, Curso de Pós-Graduação em Educação, IBPEX – Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão S/S Ltda.

Orientador(a): Annemaria Kottel.

CURITIBA

2017

BULLYING: EFEITOS NO CEREBRO

                                                                                                  JUBANSKI, Angela Aparecida Florêncio[1]

                                      KOTTEL, Annemaria [2]

Resumo

O tema deste artigo tem como objetivo analisar os efeitos do Bullying no cérebro. Para um melhor entendimento busca desenvolver e aprofundar os conceitos inerentes em relação a esses efeitos, suas implicações mentais e cognitivas no processo de aprendizagem. O estudo será feito com base em revisão bibliográfica a fim de fundamentar os conceitos e reconhecer esses efeitos através da neurociência, em relação a este fenômeno chamado Bullying. Na neurociência, tem a Neuroaprendizagem cognitiva e emocional. A aprendizagem emocional ocorre num momento dinâmico, relacional e emocional inconsciente. A emoção da forma à cognição e à aprendizagem. Caso ocorra a desregulação dos circuitos neurais, este pode provocar problemas emocionais, como depressão, ansiedade, fobias e outros.

Palavra-chave: Bullying. Cérebro. Neurociênciencia

Abstract

The purpose of this article is to analyze the effects of bullying on the brain. For a better understanding we will seek to develop and deepen the concepts inherent in relation to these effects, their mental and cognitive implications in the learning process. The sudy will be based on a bibliographic review to base the concepts and recognize these effects through neuroscience, in relation to this phenomenon called Bullying. In neuroscience, we have cognitive and emotional neurolearning. Emotional learning occurs at a dynamic, relational, and unconscious emotional moment. The emotion of form to cognition and learning. If deregulation of neural circuits occurs, it can cause emotional problems, such as depression, anxiety, phobias and others.[a]

Keyword: Bullying. Brain. Neuroscience

 1 INTRODUÇÃO

        Este trabalho de conclusão de curso terá como abordagem metodológica a pesquisa qualitativa. Entende-se como pesquisa qualitativa a forma como se explora o assunto a ser abordado com vantagens em relação ao planejamento integral e prévio de todos os passos da pesquisa. O tema deste trabalho que alega por título: Bullying: efeitos no cérebro, tem como uma das abordagens principais Bullying. Sua definição é compreendida como um subconjunto de comportamentos agressivos, sendo caracterizado por sua natureza e desequilíbrio de poder, palavra esta que está mais inserida na violência psicológica do que outros tipos de violência.

Deram início aos estudos devido ao número de suicídio entre crianças e adolescentes, especialmente na Europa. Fato que levou pesquisadores encontrarem principais causas, encontrou-se entre elas maus-tratos praticados por parte dos companheiros da escola. Profissionais da área da psicologia foram despertados diante deste fato e começaram a se empenhar nos estudos com o foco no relacionamento entre alunos. Constataram em seus estudos a existência de um fenômeno antigo, mas que requereria atenção e tratamento, por comprometer o desenvolvimento psicológico, especialmente daqueles que são vitimados. (FANTE), 2005.  

        Quando da analize do tema acima citado, vem à mente diversos tipos de violência, entre elas o bullying que foi problema principal abordado neste artigo. O objetivo geral é tomar ciências dos diferentes comportamentos de agressão que ocorrem entre os pares no cotidiano escolar dos anos iniciais do Ensino Fundamental do primeiro ao nono ano, a fim de se entender este ato violento.

        Silva (2010, pg. 22), algumas atitudes se idealizam em formas diretas ou indiretas de praticar o bullying. Dificilmente a vitima recebe apenas um tipo de maus-tratos; normalmente, os comportamentos desrespeitosos dos bullies costumam vir em “bandos”. Essa atitude maldosa contribui para exclusão social da vitima como também para evasão escolar, e se mostra de várias formas: Verbal, físico e material, psicológico e moral, sexual e virtual.

O objetivo especifico é conhecer os males causados no psicológico dessas crianças.

O Bullying sempre acontece no contexto escolar e as vítimas lutam contra ansiedade, depressão e baixo autoestima, sendo algo que poderá se estender até idade adulta, pois é uma experiência estressante.

Através deste ato se percebe as consequências imediatas e por meia da neurociência os efeitos causados no cérebro a longo prazo, começa a ser esclarecido.

O fenômeno conhecido como bullying deixa marcas irreparáveis na vítima, visto que afeta o psicológico infantil, pois estas crianças que passam por este ato de violência no início da alfabetização, que subentende do primeiro ao nono ano do Ensino Fundamental ficam com uma cadeia de sequelas, pois ainda estão com seu psicológico em formação.

        O que justificativa a escolha deste tema foi o contato com diversas reportagens jornalísticas que retratou situações onde a violência estava presente dentro da escola e foi abordado assunto sobre os efeitos que este pode causar no cérebro da vítima, levando até ao suicídio.

        Ao conhecer o contexto escolar desses agressores fica explicitado o motivo pelos quais na fase adulta eles chegam a cometer crimes.

        Destaca-se a violência psicológica e moral que ocorre através do agressor, sendo estes; irritar, humilhar e ridicularizar, excluir, isolar, ignorar, desprezar, aterrorizar e ameaçar, chantagear e intimidar, dominar e perseguir, etc. Este tipo de violência faz alusão a um tipo de comportamento (não físico), seja ele efetuado por um indivíduo ou grupo especifico num dado momento ou situação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.4 Kb)   pdf (228 Kb)   docx (62.1 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com