Bernard Charlot - O trabalho e o desempenho do aluno na escola
Por: Suzete Osmarini • 12/10/2018 • Resenha • 417 Palavras (2 Páginas) • 602 Visualizações
A Escola e o trabalho dos alunos
Bernard Charlot
A escola e o trabalho dos alunos é uma resenha da conferência de Bernard Charlot, durante o XVII Colóquio Afirse. Inicia destacando pontos comparativos sobre o ensinar e aprender dos alunos no Brasil e na França. Nesta reflexão, duas questões são discutidas por Bernard. A primeira sobre a natureza e a especificidade da atividade escolar do aluno e a segunda, se essa atividade pode ser chamada de trabalho.
A resenha entitulada “A escola e o trabalho dos alunos” é uma análise da conferência de Bernard Charlot, durante o XVII Colóquio Afirse.
O artigo discorre essencialmente em cima de duas questões. A primeira sobre a natureza e a especificidade da atividade escolar do aluno e a segunda segue questionando se essa atividade merece o nome de trabalho.
Na primeira parte, há um debate epistemológico e teórico sobre a atividade do aluno e na segunda parte a atividade escolar do aluno é discutida na perspectiva da escola e na dos alunos.
Nas décadas de 60,70 e 80, a atividade escolar é considerada de reprodução, e é estudada na Sociologia da Reprodução, de Bourdieu, que questiona se quem tem capital cultural e disposições culturais requeridas pela escola torna-se um aluno bem sucedido. Será que estamos condenados à eterna reprodução? Para o autor, existe espaço para lutas, sendo necessário mudar o hábitus através da cosnciencia sociológica.
Faz=se necessário outro modelo que não o da sociologia da reprodução, pois esta sociologia negligenciou a atividade escolar.
Para Leontiev, qure analisa a atividade do aluno, todas as ações eoperações precisam de um motivo e objetivo. Quando estes dois fatores se encontram, temos uma atividade, porém, há um descompasso entre o motivo e o objetivo, pois só se engaja numa atividade quem lhe confere sentido.
É necessário analisar a atividade escolar para que possamos entender por que alunos de meios populares são bem sucedidos. Como moças podem ser bem sucedidas?
Problema central da pedagogia: controlar a relação entre objeto de pensamento e referentes de vida. Apoio X obstáculo.
Atividade escolar : especificidades.
A atividade escolar tem impossibilitado outros tipos de atividades.
A atividade escolar é trabalho: sim, pois exige esforço e gasta energia, funciona sobre certas condições e é avaliado. Desenrola-se no quadro social.
Atividade do aluno fora da escola.
Para os alunos a atividade escolar é um trabalho imposto aos jovens pelos adultos.
Os alunos não reconhecem as especificidades do trabalho escolar.
...