Brincar Jardins Waldorf
Por: Juliane Moraes • 19/10/2020 • Relatório de pesquisa • 413 Palavras (2 Páginas) • 204 Visualizações
Campinas, 20 de julho de 2020
Juliane Aparecida de Oliveira de Moraes
Amic Village
LIVE: Brincar livre em jardins Waldorf no Brasil
Link: https://youtu.be/FvkQoghwts
Realizada por: Instituto Mahle
Este documentário foi filmado e realizado em vários jardins Waldorf pelo Brasil.
Direção e produção: Renata Meirelles e David Reeks
Entrevistados:
- Angélica Slongo
- Cleonice Vieira Tannuri Lameirão
- Reinaldo Nascimento
- Sandra Eckeschmidt
- Vanda Elisa de Farias Raulino
Os jardins waldorf são cheios de natureza, as crianças tem seu brincar livre e espontâneo.
Para uma criança ser espontânea ela precisa dessa entrega, de ver o local do brincar seguro, que passe essa segurança, que permita e proporcione vivências prazerosas.
Nós educadores temos que deixar que as crianças descubram o seu brincar cada uma em seu tempo, deixar que elas façam suas descobertas.
O brincar livre e espontâneo, diferente de atividades dirigidas, em que o educador coordena, promove a autonomia para as crianças, desta forma permite que elas resolvam seus conflitos e frustrações.
Durante o processo do brincar e suas descobertas, primeiro a criança descobre seu próprio corpo e brinca com ele, descobre sua força interior, seus membros, suas habilidades; depois ela descobre o meio, a natureza e esse contato rico em descobertas é o mais importante que podemos oferecer para uma criança; depois vem seu convívio com o outro, essa descoberta permite o desenvolvimento social e pessoal da criança, essa socialização permite que junto com os colegas crie ambientes onde o faz de conta prevalece, onde o brincar não é “brincadeira” e sim coisa séria, algo que para nós parece banal, para uma criança é de extrema importância.
A criança mais velha nesse convívio misto com crianças menores, se torna o espelho, aquele que auxilia nas descobertas, que cuida, é o líder, os maiores se permitem mais nas brincadeiras; já os menores aprendem com os maiores e admiram eles.
A criança constrói sua brincadeira, seus brinquedos através dos materiais a ela proporcionado, materiais adequados. O material utilizado pode ser de diversas funcionalidades, mas para cada criança ele vai ter sua função especifica, para a brincadeira que ele está desenvolvendo naquele momento.
Já os educadores são mediadores nesse brincar, mas quase invisíveis observam sem interferir nesse brincar espontâneo, deixa a criança fazer suas descobertas por si só.
O mais bonito da descoberta do brincar é quando a criança está plena em uma leveza, ela se descobriu e está pronta para mais descobertas ela brinca tanto que não se cansa. Isso é o brincar livre é se descobrir, é descobrir o mundo ao seu redor e que está pronta para coisas maiores.
...