TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bullying no ensino fundamental o caso do CEF 19 de Ceilândia

Por:   •  17/11/2015  •  Monografia  •  3.381 Palavras (14 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 14

UNIASSELVII

PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, SUPERVISÃO E ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL

FERNANDA DA SILVA ARAÚJO

VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS – BULLYING NO ENSINO FUNDAMENTAL

BRASÍLIA – DF

2015

FERNANDA DA SILVA ARAÚJO

VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS – BULLYING NO ENSINO FUNDAMENTAL

Trabalho apresentado como avaliação do rendimento escolar a disciplina de Monografia/TCC do curso de Pós-Graduação em Administração, Supervisão e Orientação Educacional , da UNIASSELVI ministrada pelo professor Waldir Pereira da Cunha.

BRASÍLIA– DF

2015

Introdução

A violência tem sido responsável pelas principais mortes entre jovens no Brasil, a violência escolar é um problema grave que deve ser tratado com seriedade por todos. Existem três tipos de violência: verbal, física e psicológica, e todas elas deixam marcas profundas.

Fala-se muito em Bullying e nas suas consequências à longo prazo. O Bullying ficou conhecido como aquelas brincadeiras de mau gosto que os estudantes costumam fazer uns com os outros. No inicio tudo é divertido e engraçado só que para a vitima (o alvo das brincadeiras) é um ato de violência verbal e psicológica, podendo se transformar em alguns casos em agressão física. Este é um problema grave que tem ocorrido cada vez nas escolas.

Apesar de existir a muito tempo a violência na escola se tornou tão frequente no ano 2000 que o assunto tomou proporções mundiais, recebendo o nome de Bullying. E desde então tem sido tema de vários artigos relacionados à educação.

O que precisamos fazer para tentar resolver esta situação, é parar de tentar achar um culpado e trabalhar todos juntos para darmos um fim de uma vez por todas na violência escolar e o Bullying.

O Objetivo geral desta pesquisa é identificar os fatores da violência no ambiente escolar no Centro de Ensino Fundamental 19 de Ceilândia – DF.

Os objetivos específicos são:

  • Conhecer os fatores responsáveis pela violência no ambiente escolar, e criar uma solução para combatê-la a longo prazo.

Metodologia

A metodologia utilizada nesta pesquisa foi:

  • Visitas ao Centro de Ensino Fundamental 19 de Ceilândia-DF, para observação dos alunos e conversa com os professores a respeito do tema.
  • Questionário ou Entrevista realizados com os professores, coordenadores, orientadora educacional e direção sobre a violência na escola.

  A violência na escola

“O termo violência escolar. diz respeito a todos os comportamentos agressivos e anti-sociais, incluindo os conflitos interpessoais, danos ao patrimônio, atos criminosos,etc.{...}” (NETO, p.165, 2005)

A escola costumava ser o lugar mais seguro do mundo pras nossas crianças e jovens. Mas a violência também alcançou os muros das escolas e estes já não são capazes de proteger nossos jovens.

 [...] a violência é um ato de brutalidade [...] e caracteriza relações intersubjetivas e sociais definidas pela opressão e intimidação, pelo medo e pelo terror [...] se opõe à ética porque trata seres racionais e sensíveis, dotados de linguagem e de liberdade, como se fossem coisas [...]. (SCHILLING, 2004 apud PIGATTO, p.8 2010)

A violência é caracterizada pela intimidação constante e esta é uma das ferramentas mais utilizadas na violência escolar, através dela se consegue o silêncio das vitimas que por medo de sofrerem mais abusos preferem se calar e não denunciam seus agressores.

Na maioria dos casos a violência escolar ocorre através da agressão verbal, terror psicológico podendo evoluir ate uma agressão física. Mas independente do tipo de agressão, quero deixar bem claro que todo ato de violência deixa marcas em suas vitimas e na maioria das vezes as marcas não podem ser vistas por que são emocionais e psicológicas.

Tudo se passa como se a violência na escola estivesse convertendo- se em um fenômeno estrutural e não mais, acidental e como se, depois de instalada nas escolas de bairros problemáticos, ela se estende hoje a outros estabelecimentos (CHARLOT, 2002, p. 434 apud PIGATTO, p.9, 2010).

A violência não pode fazer parte do cotidiano da escola. Todas as escolas já enfrentaram ou enfrentam problemas ligados à violência na escola. Infelizmente estes casos não estão mais localizados nas áreas tidas como violentas, está presente em todas as escolas e precisamos acabar com esta triste realidade porque todos tem o direito a Educação, e educação com segurança.

Bullying

O Bullying é nome dado atualmente aos episódios de violência nas escolas.

Por definição, bullying compreende todas as atitudes agressivas, intencionais e repetidas, que ocorrem sem motivação evidente, adotadas por um ou mais estudante contra outro(s), causando dor e angústia, sendo executadas dentro de uma relação desigual de poder.

A adoção universal do termo bullying foi decorrente da dificuldade em traduzi-lo para diversas línguas. Durante a realização da Conferência Internacional Online School Bullying and Violence, de maio a junho de 2005, ficou caracterizado que o amplo conceito dado à palavra bullying dificulta a identificação de um termo nativo correspondente em países como Alemanha, França, Espanha, Portugal e Brasil, entre outros. (NETO, p. 162, 2005)

Um dos locais mais frequentes para a pratica do bullying é a escola. Tudo comela como uma brincadeira que vai tomando proporções desastrosas para os alvos. Pode ser um apelido, uma característica marcante da vitima como os olhos, cabelos, nariz, peso, altura, cor da pele, etc. Tudo se torna motivo de piada, mas nem todos acham graça.

O bullying pode se manifestar de várias maneiras. O Conselho Nacional de Justiça no ano de 2010 lançou uma cartilha chamada Bullying – justiça nas escolas, com o intuito de combatê-lo nas escolas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.1 Kb)   pdf (172.4 Kb)   docx (480.1 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com