CENTRO ECUMENICO DE ESTUDOS RELIGIOSOS SUPERIORES DO MARANHÃO - CEERSEMA CURSO DE PEDAGOGIA
Por: JESMA • 9/9/2019 • Trabalho acadêmico • 928 Palavras (4 Páginas) • 279 Visualizações
CENTRO ECUMENICO DE ESTUDOS RELIGIOSOS SUPERIORES DO MARANHÃO - CEERSEMA
CURSO DE PEDAGOGIA
JÉSSICA ALVES DE MACEDO
BIOÉTICA
São Luís - MA
2018
JÉSSICA ALVES DE MACEDO
BIOÉTICA
Síntese entregue a disciplina de Bioetica do curso de pedagogia da CEESERMA – MA, do polo de São Luís, turma B2 para obtenção da 3° nota.
Professor: Jasper Ataide
São Luís - MA
2018
SUMÁRIO
1 Introdução ................................................................................................................ 3
2 Conceituando Depressão......................................................................................... 4
3 Causas .................................................................................................................... 5
4 Diferença entre Tristeza e Depressão...................................................................... 6
5 Consequências ........................................................................................................ 7
6 Tratamento............................................................................................................... 8
7 Conclusão ................................................................................................................ 9
Referencias............................................................................................................... 10
INTRODUÇÃO
A depressão é frequentemente associada aos sentimentos negativos, tendo por caracterização o desinteresse pela vida, provocando no paciente a consciência de incapacidade de cumprir um ideal, proporcionando assim mudança de humor.
Os sintomas da doença são vários, sendo eles físicos, mentais e sociais. O tratamento pode ser com medicamentos ou com terapias dependendo da seriedade.
A importância deste estudo é passar para as demais pessoas a gravidade que apresenta essa doença e a necessidade que ela tem que ser tratada e não ser ignorada como doença. Mostrar que ela pode atingir qualquer faixa etária, e ressaltar que existem também estratégias para evitá-las.
1 BIOETICA: SUA RELEVANCIA E SEUS VICIOS
O ser humano com o avanço da ciência, programa cada vez mais sua vida, sua sociedade, com o intuito de sofrer cada vez menos com o acaso e com as intemperes da natureza. No entanto quando se olha a humanidade com um todo, sofrimento desnecessários continuam a fazer parte do dia a dia da maioria das pessoas, e muitas espécies de seres vivos continuam sendo levadas à extinção. Por isso é preciso continuar defendendo que não basta apenas programar, é necessário incluir todos no planejamento, não basta ter poder para intervir a natureza, é necessário ter direção segura. Se isto é verdade para as ciências como um todo, torna-se ainda mais premente em algumas áreas especificas.
Entre as áreas em que a intervenção tem de ser segura e a programação não pode ser excludente, encontra-se a da biotecnociência, por uma razão muito simples: com ela o ser humano manipula a própria matéria da vida, seu tecidos, seus órgãos, suas moléculas.
A preocupação com a ética em relação aos avanços científicos e médicos faz-se sentir de maneira crescente na comunidade cientifica, no período após a Segunda Guerra Mundial. Desse modo , a bioética surge, já na década de 1979, principalmente nos Estados Unidos, e logo em seguida vai se institucionalizando progressivamente nos países da Europa e em países de outros continentes.
1.1 Relevância da Bioética
3 CAUSAS
A depressão tem diversas causas e não são limitadas, podendo afetar pessoas de várias idades. Porem as principais causas desse problema são:
- Ansiedade;
- Alto nível de estresse;
- Dificuldade de relacionamento;
- Perda de emprego;
- Frustração;
- Decepção e dificuldades;
- Perda de entes queridos;
- Situações traumáticas;
- Insegurança
- Pessimismo
- Insônia
- Angústia
- Solidão
Assim, segundo Dalgalarrondo, 200, p. 190)
A depressão pode ser causada por uma combinação de fatores tais como: desequilíbrio químico no cérebro, herança genética, características psicológicas e situações emocionais estressantes.
4 DIFERENÇA ENTRE DEPRESSÃO E TRISTEZA
Depressão é um distúrbio emocional que atinge muitas pessoas, principalmente quando estão tristes e muitos confundem depressão com tristeza. Porem há muita diferença entre ambas, pois, depressão é algo profundo onde as pessoas sentem que não há mais necessidade de viver e tristeza é um sentimento momentâneo e passageiro.
...