COMO INCENTIVAR A LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Por: FATIRA • 21/5/2018 • Artigo • 4.178 Palavras (17 Páginas) • 238 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA- UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CENTRO DE ENSINO INTERAÇÃO
CURSO DE PEDAGOGIA
COMO INCENTIVAR A LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Campo Grande/ MS
[pic 2]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA- UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CENTRO DE ENSINO INTERAÇÃO
CURSO DE PEDAGOGIA
ANA GOMES RIBAS RA: 223861
FATIMA AP. DA CUNHA DE OLIVEIRA RA: 216087
MARISA SANTANA DE OLIVEIRA RA: 196629
SONIA MARIA DE SOUSA RA: 201358
COMO INCENTIVAR A LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
ARTIGO, apresentado ao Curso de Pedagogia 2013/1, do Centro de Educação a Distância-CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP como requisito obrigatório para cumprimento da disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso II, sob a orientação da Tutora a Distância, Profa. Ana Cristina Garcia Anache.
CAMPO GRANDE/ MS
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
1. O PAPEL DO PROFESSOR 7
2. DIA INTERNACIONAL DO LIVRO INFANTIL 11
3. DIA NACIONAL DO LIVRO INFANTIL 11
4. CONSIDERAÇÕES FINAIS 12
5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS 13
COMO INCENTIVAR A LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
RESUMO
Todos sabem que o hábito da leitura é um grande estímulo à criatividade, imaginação, inteligência, e à capacidade verbal e de concentração das crianças. O presente trabalho visa à literatura infantil como uma parte fundamental da infância que é a fase mais caracterizada pela criatividade e imaginação da criança ao mundo em que estão inseridas. A leitura é uma forma de recreação muito importante para a criança, principalmente para o seu desenvolvimento intelectual, psicológico e afetivo. Esta desempenha papel fundamental na vida da criança, pela riqueza de motivações, sugestões e de recursos que oferece ao seu desenvolvimento. Nos primeiros anos de vida de uma criança, para uma boa formação é fundamental que a criança seja estimulada a ler. A literatura existe para ensinar, educar e divertir num mundo de fantasias e que serve para formar capacidades intelectuais e sociais visto que a criança esta num processo de formação de experiências reais.
Palavras-chave: Leitura. Crianças. Literatura.
ABSTRACT
Everyone knows that the habit of reading is a great stimulus to creativity, imagination, intelligence, and verbal ability and concentration of children. The present work aims to children's literature as a fundamental part of childhood that is characterized by the phase more creativity and imagination of the child into the world in which they live. Reading is a very important form of recreation for children, especially for their intellectual development, psychological and emotional. This plays a key role in the child's life, the richness of motivations, suggestions and resources it offers to its development. In the early years of a child's life, for good training is essential that the child is encouraged to read. Literature exists to teach, educate and entertain in a fantasy world and that serves to form intellectual and social as the child is in the process of formation of real experiences.
Keywords: Reading. Children. Literature.
INTRODUÇÃO
A Infância é o momento em que as crianças estão mais propícias a desenvolver hábitos que serão seguidos futuramente, por isso é essencial estimular as crianças a gostar de ler desde bem pequenas. Trabalhar com a criança é enriquecer nossa experiência de vida, devido aos desafios encontrados nesse trajeto. Nesse contexto, a leitura iniciada na educação infantil com as crianças abre espaço para a busca do prazer de ler.
Sabemos que o momento mais propício para o desenvolvimento de uma criança são seus primeiros anos de vida. Nessa idade é possível auxiliar a criança a compreender a si mesma, seu corpo, seus gostos e estimular alguns hábitos. O bom seria que a família fosse a primeira a estimular e incentivar a leitura, pois o gosto pela mesma começa a ser formada ainda no ventre da mãe e depois no berço, através das canções de ninar, do ato de ler histórias percorrendo toda a infância, envolvendo adivinhações, canções de roda e as primeiras narrativas de ficção, histórias sobre animais e contos de fadas.
A Literatura infantil é, antes de tudo, literatura, ou melhor, é arte: fenômeno de criatividade que representa o Mundo, o Homem, a Vida, através da palavra. Funde os sonhos e a vida prática; o imaginário e o real; os ideais e sua possível/impossível realização.
(Cagneti, 1996 p.7)
Quando as crianças ouvem histórias, elas brincam de ler e aprendem a gostar de leitura como se fosse uma coisa essencial em sua vida, tal qual gostar de uma brincadeira muito especial desejado pelos adultos.
...